0 A Outra Bahamas - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A Outra Bahamas

Bahamas, Paradise Island, New Providence - Nassau

Praia de Paradise Island - Nassau - Bahamas

Hoje, após marcarmos um mergulho com tubarões para amanhã (obaaaa!), outro mergulho para o dia seguinte, além de acertarmos nosso hotel até o dia de partirmos (dia 13), resolvermos ir para Paradise Island. Com esse nome bem sugestivo, essa ilha está bem na frente do centro de Nassau, a cerca de 1 km de distância. Ela corre paralela à costa, cumprida e estreita. Há duas pontes que a ligam a New Providence (nome da ilha onde está Nassau) e para chegar lá, ou se vai de táxi ou de barco. Nem nadando (apesar de ser tentador, com essa água maravilhosa) nem de jitney (vans de transporte popular) que não podem cruzar a ponte.

Nós fomos de barco, lotado de turistas branquelos recém chegados dos 5 enormes barcos-cruzeiro que aportaram hoje (todos os dias saem 4 ou 5 e chegam outros tantos). No curto caminho, um guia vai dando as coordenadas do local: casas do Mick Jagger, do Sean Connery e do Nicholas Cage (antiga casa do Charles Chaplin), informações variadas sobre as pontes, prédios principais da cidade, sobre o próprio porto (o mais bem preparado do Caribe para receber cruzeiros) e sobre a história do país. Filtrados o barulho do motor do barco e o engraçado sotaque dele, aprendemos bastante com o resto que conseguimos entender.

Após chegarmos à ilha, não demora muito para entendermos a razão do seu nome. No caminho para a praia, cruzamos uma marina arrumadíssima cheia de iates, pequenos shopping centers a céu aberto, tudo bem limpinho e reluzente, mansões e hotéis gigantescos, praças com a grama verdíssima e muito bem aparada, ruas com asfalto e calçadas impecáveis até que, através de um pequeno bosque de pinheiros podemos vislumbrar o mais inacreditável verde que os olhos possam ver. Ficamos ali, esfregando os olhos para ver se é mesmo verdade. E é! Se eu achava o mar das Keys, na Flórida, lindo, já não sei como descrever esse. Mas, certamente, está alguns níveis acima. E, além da cor da água, uma espécie de verde transparente fosforecente (dá para imaginar?), a areia da praia também é linda, branca e fofa. Paradise Island, quero ver quem vai argumentar...

Praia de Paradise Island - Nassau - Bahamas

Bom, um lugar maravilhoso desse, tão a mão dos turistas, tinha de estar lotado. Mas, lotado para padrões caribenhos. Continua bem mais vazio que as nossas praias brasileiras, sem dúvida. Estou falando da faixa de areia. Porque, se for falar da água, aí nunca vi coisa igual. São dezenas e dezenas de jet skies correndo para lá e para cá, num "frenezi" (como se escreve isso???) maluco. Não sei como não há trombadas. Os banhistas tem uma faixa de proteção sinalizada por boias. Há também barcos fazendo parasail ou puxando banana boats. Todo mundo se divertindo. Ao contrário dos lugares onde estivemos ontem, a grande maioria das pessoas bem branquinhas. Parece um outro país.

Resort Atlantis - Nassau

Após um belo banho de sol nesse movimentado paraíso, eu e a Ana fomos ao maior e mais famoso dos gigantescos resorts do ilha: o Atlantis. É uma mega-blaster-ultra-giga-power resort, o maior do Caribe, com dezenas de prédios, restaurantes, cassino e outras atrações. A mais interessante, um enorme aquário, ligado a uma laguna, cheio de tubarões, arraias e outros peixes. Podemos vê-los de cima, do lado e mesmo de baixo. É muito bem feito mesmo. Paredes inteiras do lobby do hotel são vidros desse enorme aquário. Coisa de filme. O cassino também é enorme e reluzente, cheio de velhinhos tentando a sorte grande. Tiramos algumas fotos e só. Realmente, não é o tipo de coisa que me atraia. Nem à Ana.

Aquário do Atlantis - Nassau

Almoçamos, pagamos 7 dólares por cerveja e pegamos o barco de volta à Bahamas de ontem. Quer dizer, nem tando. Caminhando para casa, do porto, passamos pelo Café Matisse e resolvemos entrar. Finíssimo, muito bem decorado e com um jardim muito agradável. Apesar da pouca fome, resolvemos experimentar. Ótima idéia: nos refestelamos com o couvert, um apettizer delicioso, um vinho (o primeiro da viagem!) francês muito bem escolhido pela Ana e uma sobremesa saborosa. Passamos muito bem! Nós e vários membros da elite dessa ilha, que são os frequentadores desse simpático café. O proprietário já morou no Brasil e fez festa para nós. Enquanto conversávamos, ele ía cumprimentando todos os que entravam, vários com aquela cara de ingleses quatrocentões, das famílias mais abastadas da ilha. Foi muito legal ter estado por lá e conhecer essa outra face de Bahamas.

E amanhã, vamos ver mais uma: embaixo d'água!

Bahamas, Paradise Island, New Providence - Nassau, Praia

Post anterior Adolescentes brincando no pier com cruzeiros ao fundo