0 A Caminhada para Kalalau - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A Caminhada para Kalalau - Blog do Rodrigo - 1000 dias

A Caminhada para Kalalau

Hawaii, Kauai-Kalalau

Paisagens cinematográficas da Na'Pali Coast, no caminho para o Kalalao, em Kauai, no Havaí

Nosso guia de parques nacionais nos EUA e Canadá já avisava: essa é considerada por muitos como a mais bela trilha costeira do mundo. São 11 milhas, ou pouco mais de 17 quilômetros, subindo e descendo morros, cruzando riachos, avistando cachoeiras, serpenteando por entre precipícios, quase sempre perto do mar. A trilha passa por apenas uma outra praia, logo na marca das duas milhas. Boa parte da primeira metade é na sombra de árvores, mas a segunda metade não é para aqueles que tem medo de altura, pois o estreito caminho segue por entre barrancos e desfiladeiros. O prêmio de todo esse esforço, principalmente nessa segunda metade do caminho, são as vistas magníficas.

Placa informativa no início da famosa Kalalao Trail, na Na'Pali Coast, em Kauai, no Havaí

Para quem só tem um dia disponível, a administração do parque estadual onde se localiza a trilha permite que se siga até a primeira praia. Para ir além dela, é preciso uma autorização de camping, o que se consegue por internet. Junto com os vulcões da Big Island, com as ondas gigantes de Oahu e com o passeio de helicóptero que fizemos ontem, esse era o nosso programa havaiano mais esperado. O Rafa e a Laura toparam a empreitada e assim, bem cedo, saímos de Lihue para Hanalei Bay, onde deixamos nossa bagagem na casa alugada pelo Sidney e daí seguimos mais uns quilômetros, até o início da Kalalau Trail.

Nossos caminhos no Kauai. Ontem, fomos de Lihue (A) ao mirante para ver Kalalau (B) e voltamos à Lihue. Hoje, fomos a Hanalei Bay (C), onde deixamos nossa bagagem na casa do Sidney e seguimos ao início da trilha para a praia de Kalalau (D)

Ontem já tínhamos dado uma boa olhada na Na’Pali Coast, região percorrida pela trilha, lá do alto, tanto do helicóptero como do mirante para onde fomos de carro, de tarde. Absolutamente magnífica e grandiosa. É o único trecho da ilha onde não há estradas. Se algum dia resolvessem completar a estrada que quase dá a volta em Kauai, esse trecho deveria ser repleto de pontes e túneis, pois não há parte plana. Felizmente, ali é um parque, uma região protegida, e não há risco de que essa estrada seja construída. A Na’Pali Coast e a Kalalau Beach permanecerão tão inacessíveis como tem sido há milhares de anos. Sorte dos nossos filhos e netos!

Praia no início da trilha para o Kalalao, na Na'Pali Coast, em Kauai, no Havaí

Início de caminhada rumo ao Kalalao, na Na'Pali Coast, em Kauai, no Havaí

Nosso plano era percorrer a trilha até o meio da tarde, a tempo de chegar, montar as barracas e aproveitar um pouco da praia. Amanhã, um banho de mar, recolher acampamento e voltar para o carro, quem sabe com tempo ainda para fazer alguma das trilhas alternativas que saem da trilha principal, rumo a alguma cachoeira. Compramos comida suficiente para esse plano, o Rafa e a Laura fizeram uma produção em série de sanduíches durante a viagem de carro enquanto o macarrão seria o nosso banquete de noite. Eram dez da manhã quando pusemos o pé na trilha, mais animados do que nunca para as belezas que nos esperavam.

Cruzando riacho na trilha para o Kalalao, na Na'Pali Coast, em Kauai, no Havaí

Centenas de totens de pedras na tHanakap'ai, a única praia no caminho para o Kalalao, na Na'Pali Coast, em Kauai, no Havaí

O primeiro trecho da trilha, as duas milhas até a praia de Hanakapi’ai, é bem tranquilo, até com bastante movimento. Ainda cheios de energia, mal sentimos as subidas e descidas, a as vistas do mar azul e da costa entrecortada nos fazendo esquecer do esforço. Quando percebemos, já estávamos na praia onde boa parte dos visitantes deixa uma torre de pedras empilhadas. O resultado é uma verdadeira “floresta” desses totens. Apesar do movimento, a praia tem um aspecto bem selvagem e as ondas grandes desestimulavam qualquer tentativa de banho de mar. Pausa para lanche, descanso e conversa jogada fora.

A partir daí, tudo muda de figura. A trilha se estreita e fica bem mais rústica. O movimento cai bastante e as subidas ficam bem mais íngremes. Em compensação, a vista fica ainda mais bonita! Foi aí que nos separamos, eu à frente, com meus pensamentos e botões enquanto a Ana caminhava com o Rafa e a Laura, cada um com sua máquina fotográfica.

Momento de relaxamento depois de grande subida na trilha para o Kalalao, na Na'Pali Coast, em Kauai, no Havaí

Descansando e admirando a vista na trilha para o Kalalao, na Na'Pali Coast, em Kauai, no Havaí

Assim seguimos até a metade do caminho, onde há um local de camping ao lado de um riacho mais largo que os outros, encachoeirado e formando piscinas naturais. “Ponto de parada na volta, ideal para um banho!”, pensei. Para hoje, estavámos com o tempo meio apertado. Aí esperei os companheiros de trilha para um novo e merecido lanche.

Cruzando uma mata no caminho para o Kalalao, na Na'Pali Coast, em Kauai, no Havaí

Paisagens sempre grandiosas ao longo das 11 milhas de trilhas até o Kalalao, na Na'Pali Coast, em Kauai, no Havaí

É a partir desse ponto que a trilha fica mais espetacular e de onde vem a sua fama de mais bela trilha costeira do mundo. Outra vez nos separamos, eu com os botões na frente e os outros atrás. A trilha vai “ladeando” grandes penhascos, algumas vezes passando por cima, outras pelo meio deles. Do alto de um, vemos os próximos à frente, só imaginando por onde passará a trilha por ali. Afinal, numa primeira vista, eles parecem muito altos para se chegar até o topo e, ao mesmo tempo, muito inclinados para que a trilha consiga passar em sua lateral. Mas ela passa! Bem estreita, mas passa!

Percorrendo as belíssimas paisagens da Na'Pali Coast, no caminho para a Kalalao, em Kauai, no Havaí

O Rodrigo já está no alto do próximo morro, no caminho para o Kalalao, na Na'Pali Coast, em Kauai, no Havaí

Ao nosso lado, diversas vezes, passam os helicópteros que fazem o mesmo passeio que fizemos ontem. Eles são o lembrete de que, apesar de estarmos no meio de uma natureza exuberante, a civilização está logo ali. Eles ficam minúsculos perto dessa grandiosidade toda. Quem também fica minúsculo são a Ana, a Laura e o Rafa, caminhando por uma trilha um penhasco atrás de mim. É uma diversão ver aqueles três “pontos coloridos” no meio da gigantesca encosta que mergulha sobre o mar.

A Ana, Laura e Rafa caminham por trilha na beira de um penhasco, a caminho da Kalalao Beach, na Na'Pali Coast, em Kauai, no Havaí

O cenário maravilhoso na trilha do Kalalao, ao longo da Na'Pali Coast, em Kauai, no Havaí

Por fim, do alto de mais um penhasco, aparece a praia do Kalalau, lá embaixo. Estamos na marca das 10 milhas, falta uma de descida. O sol de fim de tarde iluminando as areias e a costa montanhosa torna a visão ainda mais gloriosa. Essa última milha passa rapidamente e, quando vejo, já estou caminhando na praia. Quase sem perceber também, já estou dentro d’água, mochila e roupas suadas na areia. Quem me desperta é a primeira onda gigante que estoura poucos metros à minha frente. Atrás dela vem outras e eu me delicio com o frescor da água e com o barulho de trovão que passa sobre minha cabeça, meus dedos agarrados fortemente à areia embaixo. Quando o mar sossega um pouco, aproveito para sair, sentindo-me abençoado por aqueles momentos maravilhosos.

Descansando e fotografando aa Na'Pali Coast, em Kauai, no Havaí

Finalmente, depois de 10 milhas percorridas, a praia do Kalalao está próxima! (na Na'Pali Coast, em Kauai, no Havaí)

Na areia, agora, assisto a um fantástico pôr-do-sol, o céu pintado de dourado e depois de vermelho. A Ana estava chegando agora e conseguiu fotografar essa pintura. A gente se encontra no camping, eu já me preparando para montar nossa “casa”. Agora, instruído pel esposa escoteira, rapidamente a barraca está montada, bem no tempo em que chegam o rafa e a Laura para montar a barraca deles. Quando tudo está escuro, temos acampamento montado!

Chegando à Kalalao Beach no final da tarde, na Na'Pali Coast, em Kauai, no Havaí

Um inesquecível pôr-do-sol nos recebe na praia de Kalalao, na Na'Pali Coast, em Kauai, no Havaí

Antes do jantar, ainda tem a hora do banho. Na ponta da praia, para fazê-la ainda mais bonita, uma cachoeira escorre sobre a pedra. Com nossas lanternas, tomamos uma delicioso banho de água doce e fresca, mais natural impossível. Depois, de volta à barraca, chegamos à conclusão inevitável: a praia é bonita demais para irmos embora já pela manhã. Temos de passar um dia inteiro por aqui, no mínimo! Será que a comida de um dia dará para dois? Vai ter de dar! A primeira medida de contenção é deixar o macarrão para amanhã. Hoje, atacamos mais sanduíces e barras de granola. O Kalalau merece esse sacrifício!

Banho de cachoeira na nossa primeira noite em Kalalao, na Na'Pali Coast, em Kauai, no Havaí

Hawaii, Kauai-Kalalau, Praia, trilha, mar, Parque

Post anterior Voando de helicóptero sobre a ilha de Kauai, no Havaí

Voando Sobre o Kauai

Post seguinte Tentativa de enfrentar o mar e as ondas de Kalalau, na Na'Pali Coast, costa norte de Kauai, no Havaí