0 Blog do Rodrigo - 1000 dias

SHUFFLE Há 1 ano: Santa Catarina Há 2 anos: Santa Catarina

O Nosso Primeiro Caiaque

Geórgia Do Sul, Prion Island

O fim do incrível passeio a Salisbury Plain, com todos os seus elefantes e lobos-marinho e suas centenas de milhares de pinguins, não representou o fim do nosso dia. Muito pelo contrário, era apenas um bom começo! Nossa tarde também reservava muitas aventuras...

Vestida para nossa primeira sessão de caiaque, em Prion Island, na Geórgia do Sul

Prion Island, na Geórgia do Sul

Enquanto almoçávamos tranquilamente no navio, o Sea Spirit navegou para nosso próximo ponto de desembarque, uma pequena ilha chamada Prion Island, conhecida como um refúgio para as maiores aves que voam do planeta: o “Wandering Albatross” (Albatroz Errante, em português) e o “Southern Royal Albatross” (Albatroz Real Meridional, em português).

Vestido para nossa primeira sessão de caiaque da viagem, em Prion Island, na Geórgia do Sul

Prontos para estrear nossos caiaques, em Prion Island, na Geórgia do Sul

Mas isso ainda não era tudo. Um pequeno e afortunado grupo de passageiros do Sea Spirit, nós incluídos, iriam sair em seus caiaques pela primeira vez nessa viagem. A ideia era chegar a Prion Island remando!

Saindo de zodiac do Sea Spirit para nossa primeira sessão de caiaque, em Prion Island, na Geórgia do Sul

O Sea Spirit fica para trás enquanto nos encaminhamos para nossa priemira sessão de caiaque, em Prion Island, na Geórgia do Sul

Então, logo depois do almoço, eu e a Ana fomos fazer nossa digestão vestindo nosso verdadeiro aparato para poder fazer o caiaque em águas tão geladas. Uma camada de roupas quentes e por cima um longo macacão impermeável. Gorro e luvas de lã. Botas de borracha sobre o macacão que também se fecha sobre os pés. Um colete salva-vidas e a saia que se fecha com zíper sobre a entrada do caiaque, para que a água espirrada pelo mar não entre dentro do barco.

Feliz e ansiosa, a caminho de nossa primeira sessão de caiaque, em Prion Island, na Geórgia do Sul

Animado, rumo a nossa primeira sessão de caiaque, em Prion Island, na Geórgia do Sul

Depois, grupo todo de 10 passageiros reunidos, pois seremos sempre os primeiros a desembarcar quando houver sessão de caiaque. Entramos todos com nossa guia, a Val, dentro do zodiac onde ainda cabem uns dois caiaques atravessados. Os outros seguem atrás, amarrados em uma corda e puxados pelo zodiac.

Os caiaques são puxados pelo zodiac rumo a Prion Island, na Geórgia do Sul

O zodiac puxa vários caiaques em direção a Prion Island, na Geórgia do Sul

E assim seguimos para perto de Prion Island onde encontramos algum lugar mais protegido e com mar mais calmo para podermos embarcar nosso nossos caiaques. A Val e duas outras passageiras vão em caiaques simples enquanto os quatro casais restantes vão em caiaques duplos. Rapidamente, a Val nos faz uma demonstração de como entrar no caiaque e fechar sua saia e, em seguida, todos fazemos o mesmo, sempre alguém segurando o caiaque junto ao zodiac enquanto a pessoa entra e se ajeita, sua saia e seus pedais de direção, remos a mão.

Com a Val, nossa guia de caiaques, em Prion Island, na Geórgia do Sul

A caminho da nossa primeira sessão de caiaque em Prion Island, na Geórgia do Sul

Por fim já estamos todos remando. Grudado nos remos, duas luvas grossas, uma proteção extra para nossas mãos. No nosso caiaque, segue a Ana na frente e eu atrás, ela com a Go Pro na cabeça e eu com a Canon pequenina. Tirar fotos é meio trabalhoso, pois tenho de tirar a mão das duas luvas, tirar as fotos e “guardar” as mãos novamente.

No banco de trás de nosso caiaque duplo nas águas de Prion Island, na Geórgia do Sul

A Ana segue no banco da frente de nosso caiaque duplo, perto de Prion Island, na Geórgia do Sul

Aos poucos, vamos pegando o balanço do mar. A sensação é de proximidade total da natureza. Incrível também pensarmos que estamos remando em águas antárticas! Será um sonho? Basta um pingo gelado de água no mar no rosto para termos certeza que não, que aquilo é mesmo realidade.

Nossa primeira sessão de caiaque da viagem, em Prion Island, na Geórgia do Sul

Nosso grupo de caiaque rema ao lado das encostas de Prion Island, na Geórgia do Sul. Nós estamos em primeiro plano, em um caiaque duplo

Durante todo o tempo em que estamos remando um zodiac nos acompanha de perto, caso haja algum problema, como alguém cair na água. Apesar da temperatura ser próxima de 0 graus, nossa roupa deve suportar por algum tempo, pelo menos o necessário para que a ajuda chegue e nos leve de volta ao barco. Por isso, nunca devemos nos afastar muito do grupo. A ideia é se manter ao alcance de um bom grito, pelo menos.

Remando ao lado de Prion Island, na Geórgia do Sul

Remando nas águas geladas de Prion Island, na Geórgia do Sul

No nosso caminho de hoje contornando parte da ilha, o ponto máximo foi simplesmente estar ali, remando naquelas águas. A ideia é nos acostumar com a rotina e balanço do mar para, quando chegarmos a lugares mais interessantes, podermos devotar o máximo de nossa atenção a elas enquanto o resto segue no “automático”.

Mãos protegidas por luvas enquanto remamos nosso caiaque em Prion Island, na Geórgia do Sul

Após tirar uma foto, colocando a mão mais uma vez na luva que acompanha os remos de caiaque, em Prion Island, na Geórgia do Sul

Passamos ao lado de encostas escarpadas de rocha e de um banco de kelps, uma alga escura e comprida que já havíamos visto na costa oeste do Canadá, quando fizemos caiaque por lá. É também a mesma alga que é usada para alimentar as ovelhas das Falklands e que empresta seu nome para os habitantes daquele arquipélago, os “kelpers”.

O Dave nos acompanha de perto com o zodiac enquanto remamos nossos caiaques em Prion Island, na Geórgia do Sul

O final da sessão de caiaque foi na praia de pedras de Prion Island onde os passageiros do Sea Spirit também desembarcaram. Lá nos esperava a Cheli, a incansável líder da expedição, e outro guia que ajudava a manter aquele trecho de praia livre de lobos-marinhos, pelo menos para que pudéssemos desembarcar. Os caiaques ficaram na para mesmo, onde seriam levados de volta diretamente ao Sea Spirit por algum zodiac enquanto nós fazíamos a caminhada e exploração da ilha, ainda vestidos com nosso aparato de caiaque. Enfim, foi um ótimo começo a ansiamos por mais, agora que já ficamos (mal) acostumados!

Um lobo-marinho vem investigar de perto nossos caiaques em Prion Island, na Geórgia do Sul (foto de Deb Leonard)

Geórgia Do Sul, Prion Island, caiaque

Pinguins rei confraternizam em Salisbury Plain, na Geórgia do Sul
Um leão-marinho posa para a foto perfeita, em Salisbury Plain, na Geórgia do Sul (foto de Jeff Orlowski)
Salisbury Plain, na Geórgia do Sul, a 2a maior colônia de pinguins rei do mundo
Pinguins rei e lobos-marinhos dividem a praia em Salisbury Plain, na Geórgia do Sul
Shag Rocks,enormes rochedos lotados de pássaros entre Falkland e Geórgia do Sul
Três lindos golfinhos da espécie Dusky acompanham o SEa Spirit em alto mar, entre Falkland e Geórgia do Sul