0 West Maui - Blog da Ana - 1000 dias

West Maui - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

West Maui

Hawaii, Maui-Lahaina

Chegando à Oneloa Bay, em West Maui, no Havaí

Chegando à Oneloa Bay, em West Maui, no Havaí


Dia de conhecer o lado oeste da ilha. A urbanização de Maui começou por esta península, região conhecida como West Maui. Vista do alto e sabendo do movimento de descenção e erosão das ilhas, logo percebe-se que West Maui será a próxima ilha a se separar da ilha principal, assim como Molokai e Lanai já se separaram.


Exibir mapa ampliado

É lá que estão alguns dos hotéis mais bacanas, como o Ritz-Carlton e vários resorts tradicionais e mais antigos. É lá também que estão algumas das praias mais bonitas da ilha, dentro da propriedade destes hotéis. Nenhuma delas, porém, é privativa e para acessá-las temos que entrar na área do hotel.

O belo mar de Oneloa Bay, em West Maui, no Havaí

O belo mar de Oneloa Bay, em West Maui, no Havaí


Saímos de Kihei em direção a Lahaina, a cidade histórica e mais charmosa da ilha. Ao longo da Honoapiilani Hwy vamos margeando belas praias e alguns parques estaduais como o Papalaua e o Ukumehame, super convidativos para um mergulho, ainda mais com o longo engarrafamento que encontramos no caminho. Mas o objetivo era chegarmos logo à Kapalua, aproveitarmos a praia e ainda dar a volta em toda a península, portanto acabamos nem parando em Lahaina, ainda tínhamos um longo caminho pela frente. Mas se você conseguir começar cedo o dia, dá tempo de parar e conhecer.

A belíssima praia de Oneloa Bay, em West Maui, no Havaí

A belíssima praia de Oneloa Bay, em West Maui, no Havaí


A costa rochosa do noroeste de Maui, no Havaí

A costa rochosa do noroeste de Maui, no Havaí


Chegando à Kapalua Bay conseguimos com algum custo um lugar para estacionar e saímos para uma caminhada. Cruzamos a primeira praia do resort e pela trilha interna passamos pela Namalu Bay e uma área de rochedos com vistas lindas para o mar. Seguimos pela mesma trilha até chegar à Oneloa Bay, a maior praia de Kapalua dentro da propriedade do Ritz-Carlton e em frente a um campo de golfe. O mar estava tranquilo e com jeitinho conseguimos passar as primeiras ondas para uma longa nadada e snorkel, antes de seguirmos estrada.

A belíssima praia de Oneloa Bay, em West Maui, no Havaí

A belíssima praia de Oneloa Bay, em West Maui, no Havaí


A próxima parada foi na Honolua Bay, lugar onde, nesta época do ano normalmente só encontraríamos surfistas, mas sem vento algum, o lugar estava cheio de snorkelers e veranistas. Honokohay Bay já estava mais agitada, vimos alguns bravos surfistas tentando pegar umas ondas contra os imensos paredões de pedra.

Mar tranquilo em Honolua Bay, em West Maui, no Havaí

Mar tranquilo em Honolua Bay, em West Maui, no Havaí


Surfistas em ação em baía de West Maui, no Havaí

Surfistas em ação em baía de West Maui, no Havaí


Ah! Detalhe, nós achamos que encontraríamos algum restaurante no caminho, ledo engano, depois de Kapalua não encontramos nenhum e o que nos salvou foi o bolo de banana (Banana Bread) quentinho que encontramos na barraquinha de um louco no caminho.

Barraca de beira de estada vendendo delicioso bolo de banana, muito comum emt Maui, no Havaí

Barraca de beira de estada vendendo delicioso bolo de banana, muito comum emt Maui, no Havaí


A costa rochosa do noroeste de Maui, no Havaí

A costa rochosa do noroeste de Maui, no Havaí


Seguimos pela Kahekili Road parando nos mirantes da desenhada costa e conhecendo um pouco do lado rural da ilha. Pequenos sítios produtores de banana e taro (inhame), criação de gado e logo chegamos à pequena vila de Poelua.

Passeando com nosso jipe em West Maui, no Havaí

Passeando com nosso jipe em West Maui, no Havaí


Lá, ainda com fome, fomos seguindo as placas que nos diziam “Julia´s - The Best Banana Bread in the planet!” A Julia estava lá e o tal bolo de banana era mesmo um dos melhores do planeta! Compramos dois e um deles já foi sendo devorado no caminho. Foram no total 110km de paisagens maravilhosas e muito bolo de banana! Rs!

Parando em tradicional banca de estrada na isolada costa noroeste de Maui, no Havaí

Parando em tradicional banca de estrada na isolada costa noroeste de Maui, no Havaí


Chegando a Kahului ainda tivemos tempo para ir à Kihei para depois voltarmos para o aeroporto. Hoje recebemos os nossos amigos Rafael e Laura, que vieram direto do Brasil para nos acompanhar nos próximos 12 dias de viagem! Aloha Laura e Rafael!

Reencontro com a Laura, no aeroporto de Kahului, em Maui, no Havaí

Reencontro com a Laura, no aeroporto de Kahului, em Maui, no Havaí



Expressões e Palavras Havaianas

Olha só o nome de rua em Kahului, em Maui, no Havaí

Olha só o nome de rua em Kahului, em Maui, no Havaí


A cada dia de viagem vamos nos sentindo mais íntimos do Hawaii. Uma coisa que é muito bacana por aqui é encontrar uma cultura tão forte e viva no dia-a-dia da ilha. Embora todo o estado americano e seus habitantes falem inglês, nós convivemos diariamente com algumas expressões da língua dos seus primeiros habitantes e eu resolvi colocar algumas delas aqui para vocês.

A primeira e principal delas é o Aloha! Esta é uma das expressões havaianas mais famosas e que mais transmite a energia do povo havaiano. Aloha é utilizada em vários momentos, como quando você chega em um lugar (Bem vindo! Oi!) ou quando você está indo embora. Mas eu estava curiosa com o significado da palavra e um dos nossos novos amigos, antigo morador da ilha, nos ensinou que ela significa “A breath of life” ou algo como “Um sopro de vida”, então quando alguém te diz “aloha” ela está não apenas te desejando, mas te transmitindo a sua energia vital. Muito Lindo!

Abaixo segue uma listinha rápida com algumas das palavras que você pode ouvir durante a viagem pelo Hawaii.

Mahalo nui loa - Muito obrigado!
'Olu'olu' ou 'ho'olu'* - por favor
Ohana - Família, a base da cultura havaiana.
Kamaaina - pessoa que vive no Hawaii, um local.
Kane - homem, comum nas placas dos banheiros ;-)
Wahine - mulher, idem acima.
Ono - muito bom. Vários restaurantes tem “Ono” no nome ou no slogan, me parece um bom sinal! Rs!
Taro - Inhame, base do cardápio havaiano, presente em vários pratos e receitas típicas.
Ahi - Atum, peixe muito comum na ilha e em todos os cardápios.
Lilikoi - maracujá. Além de suco natural e sorvete, eles fazem molhos e uma manteiga ótima!
Lei - colar, o famoso colar havaiano, que pode ser de flores, sementes ou folhas, cada lei é feito para uma ocasião específica e especial.
Luau - festa havaiana. Achei curioso (sempre pensei que vinha de lua! Rsrsrs!) e descobri que na realidade a origem da palavra luau seria de uma comida típica havaiana que mistura inhame verde, leite de coco, polvo e/ou frango.
Haloe - estrangeiro. Ou “Haule” como falamos, virou gíria comum no meio do surfe para o cara que surfa mal. Dá para desconfiar o porque, né?
Hula - vermelho, também é o nome da dança tradicional havaiana. Quando eles querem dizer que é algo “muito” e intensificar a palavra eles a repetem: Hula Hula, por exemplo, uma semente havaiana "muito vermelha".
Mauna - montanha
Mauna Loa - grande montanha
Mauna Kea - montanha branca
Moana - mar
Oluolu* - felicidade
Aloha Au Ia 'Oe* - Eu te amo
Ko`u Aloha* - Meu amor

* Fonte

Hawaii, Maui-Lahaina, Maui, Lahaina, Havaí, West Maui, Kapalua Bay, Vocabulario Havaiano

Veja mais posts sobre Maui

Veja todas as fotos do dia!

Diz aí se você gostou, diz!

Post anterior Criança faz malabarismo com fogo durante festa na praia de Little Beach, ao sul de Kihei, em Maui, no Havaí

Aloha Maui!

Post seguinte Após o nascer-do-sol, fazendo festa a mais de 3 mil metros de altitude, no cume do vulcão Haleakala, em  Maui, no Havaí

Maui em 48 horas!

Blog do Rodrigo Chegando à Oneloa Bay, em West Maui, no Havaí

Uma Volta em West Maui

Comentários (0)

Participe da nossa viagem, comente!
Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet