0 Volcán Arenal - Blog da Ana - 1000 dias

Volcán Arenal - Blog da Ana - 1000 dias

Volcán Arenal

Costa Rica, Arenal

É possível perceber os antigos caminhos de lava no vulcão do Parque Nacional Arenal, na Costa Rica

A cordilheira vulcânica da América Central, que marcou tanto o nosso caminho rumo ao norte, desta vez havia passado ao largo na nossa rota, que seguia principalmente as estradas do litoral caribenho desde Belize a Honduras. Na Nicarágua o grande istmo das Américas se estreita e os vulcões voltam a fazer parte da nossa paisagem. O Momotombo nas cercanias de León, o Mombacho às margens de Granada e os vulcões da Ilha de Ometepe enquanto dirigimos ao longo do Lago Nicarágua, de San Juán del Sur rumo à Costa Rica.

Os vulcões gêmeos da Ilha de Ometepe, no lago Nicarágua

Praia do lago Nicarágua com um dos vulcões de Ometepe ao fundo

Tanne, nossa nova amiga alemã, veio de carona com a gente. Saindo da Nicarágua encontramos uma carreata holandesa que está cruzando toda a Carretera Panamericana há 6 meses juntos, todos vovôs entre 65 anos e 80 anos! Que aventura!

Casal holandes na fronteira Nicarágua - Costa Rica

Esta fronteira é uma das mais chatas da América Central, muitos caminhões, muita burocracia e pouca prática com edifícios de imigração, aduana, seguro e revisão do carro distantes um do outro acabamos levando quase duas horas pra fazer toda a papelada. A Tanne dali acabou preferindo se antecipar e pegou um ônibus direto a San José.

Em praia do lago Nicarágua, prontos para seguirmos à Costa Rica, a alemã Tanya na carona

Nós já estávamos com saudades dos vulcões, suas paisagens desérticas e propriedades inatas que criaram e continuam criando tantas maravilhas da natureza. Foi então que apareceu no nosso caminho o Vulcão Arenal, no norte da Costa Rica. Um pequeno desvio da Carretera Interamericana e chegamos à encantadora região do Lago Arenal. Montanhas cobertas de verde ao redor de um lago perfeito para esportes náuticos como pesca, windsurf e vela.

A bela vista do nosso hotel na região da Laguna de Arenal, na Costa Rica

A cidade base para explorar a região é La Fortuna, mas depois de um acidente na única ponte que dava acesso à região e quase uma hora de espera, decidimos parar em um hotel nos arredores do lago antes de chegar à cidade, o Hotel Las Ranas. Foi uma sorte incrível, o hotel com restaurante alemão, trutas e salsichas defumadas, vista para o lago escuro rodeado de luzes e apenas o som das cigarras e dos pássaros.

Muitos tipos de pássaros nos jardins de hotel na região da Laguna de Arenal, na Costa Rica

No dia seguinte tivemos um café da manhã delicioso, observando pássaros que vêm se alimentar no prato de frutas oferecido todas as manhãs. Montezumas com suas plumas desenhadas, tucanos araçaris e várias espécies menores, mas não menos coloridas.

Com a energia renovada seguimos para o Parque Nacional Vulcán Arenal pela estrada sinuosa com lindas vistas do lago e do vulcão. No parque algumas trilhas curtas e fáceis nos levam a ótimos mirantes do Arenal, que é um dos mais ativos da Costa Rica e está em erupção desde 1968!

O vulcão Arenal, o mais ativo da Costa Rica

Curiosamente alguns livros e guias de turismo dizem que existem excursões para ver lava e atividade vulcânica, mas é claro que essa atividade varia muito e nesta época que chegamos pudemos ver fumarolas incessantes saindo da sua cratera, mas nada de lava.

O vulcão fumegante do Parque Nacional Arenal, na Costa Rica

Observando o vulcão mais ativo do país, no Parque Nacional Arenal, na Costa Rica

Depois de uns 5km de trilhas pela mata, uma linda preguiça em uma tarde quente e nublada, era hora de relaxar em uma das fontes de águas termais alimentadas pelo calor do Arenal. Nos arredores de La Fortuna são várias as opções, Tabacón Hot Springs e Baldi são as maiores e mais famosas e perguntando aos locais existem alguns pontos do Rio Tabacón que são livres e de graça.

Encontro com um bicho-preguiça no Parque Nacional Arenal, na Costa Rica

início de caminhada no Parque Nacional Arenal, na Costa Rica

belíssimas flores crescem nos terrenos formados por lava vulcânica, no Parque Nacional Arenal, na Costa Rica

Nós escolhemos a Eco-Termales que foi a melhor indicada pelos locais que conversamos. As piscinas feitas com pedras vulcânicas escuras são um charme. Cachoeiras de água quente e fria cercadas por matas e uma estrutura bem adaptada ao meio natural, formam um cenário perfeito para uma tarde relaxando nas águas quentes. Foi uma bela despedida dos vulcões da América Central!

Água quente e cerveja gelada em complexo de águas termais perto de La Fortuna, região do lago Arenal, na Costa Rica

Delicioso banho de águas termais perto de La Fortuna, região do lago Arenal, na Costa Rica

A noite caiu junto a uma chuva forte e refrescante! Nós dormimos em La Fortuna, já que o nosso próximo destino no litoral pacífico fica há umas 5 horas daqui. Na manhã seguinte acordamos cedo, passamos na quitanda para comprar umas frutas antes de pegar estrada e fomos reconhecidos por um casal de turistas brasileiros!

Fazendo compras antes de sair de La Fortuna, região da Laguna Arenal, na Costa Rica

É um presente encontrar viajantes que se basearam nos nossos relatos para definir seus roteiros de viagem! Marcus e Adriana, além de nos reconhecerem, nos contaram felizes que acompanham as nossas aventuras pelo blog! Adoramos! Muito obrigada pelo incentivo, seguimos viajando juntos sempre!

Encontro com um simpático casal (um carioca e uma peruana que vive no Brasil) que reconheceram na rua a expedição 1000dias! Estamos ficando famosos, hehehe, (em La Fortuna, na Costa Rica)

Costa Rica, Arenal, vulcão, águas termais, La Fortuna, Volcán

Post anterior Com a Carol e o Alexis na despedida de San Juan del Sur, na Nicarágua

Kiki e 1000dias: O Encontro!

Post seguinte Típica pose de bicho-preguiça no Parque Nacional de Manuel Antonio, no litoral do Oceano Pacífico, na Costa Rica