0 Viajantes Latinos - Blog da Ana - 1000 dias

Viajantes Latinos - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

Viajantes Latinos

México, Playa del Carmen

Encontro com os viajantes argentinos dos projetos Travesia Wawamericu e Latinoamerica Sonrie, em Playa del Carmen, no litoral do Yucatán, no México

Encontro com os viajantes argentinos dos projetos Travesia Wawamericu e Latinoamerica Sonrie, em Playa del Carmen, no litoral do Yucatán, no México


Depois de quase 3 anos na estrada fomos conhecendo a grande comunidade de viajantes, não apenas aqueles apaixonados por viagens e que se esforçam para conseguir mais de 30 dias de férias e explorar este nosso planeta, mas também os que, como nós, deram uma guinada na vida e colocaram o pé na estrada!

Encontro com os viajantes argentinos dos projetos Travesia Wawamericu e Latinoamerica Sonrie, em Playa del Carmen, no litoral do Yucatán, no México

Encontro com os viajantes argentinos dos projetos Travesia Wawamericu e Latinoamerica Sonrie, em Playa del Carmen, no litoral do Yucatán, no México


Há várias pessoas que tem o mesmo sonho e a mesma estrela, de seja lá como for, realizá-lo. Seja um mochilão de um ano, dois ou mais, com passagens de volta ao mundo, como nossos amigos Carol e Alex do Kiki Around the World, ou cruzando a América Central de ônibus, trem, barco e carona, um roteiro geralmente de 3 meses cada vez mais comum entre os viajantes americanos e europeus.
Encontramos também alguns backpackers que se aventuram pela América Latina e fazem em um ano ou um ano e meio o roteiro do México à Patagônia por terra, quase sempre excluindo o Brasil. Os motivos apontados geralmente são os preços, “Brasil está muito caro”, a língua, pois ainda estão terminando de aprender o espanhol e o tamanho do país: “O Brasil é um mundo por si só, merece uma viagem especial”. Pena é que a maioria acaba não voltando tão cedo.

O Maxi e a Marianela, da expedição Latinoamerica Sonrie, em Playa del Carmen, no litoral do Yucatán, no México

O Maxi e a Marianela, da expedição Latinoamerica Sonrie, em Playa del Carmen, no litoral do Yucatán, no México


Os viajantes que mais me impressionam são aqueles que saíram sem dinheiro, sem rumo e sem data para voltar. Ok, eles começaram com um rumo, a América Latina, começando pelo México. Eles tinham algum dinheiro e muitas vezes até algum plano, mas nada disso é fixo. No caminho eles vão descobrindo outras formas de pagar pela viagem, trocando trabalho no hostel por hospedagem e alguma comida, trabalhando em um bar ou em uma escola de mergulho, enfim, vão vivendo a vida sem nenhum plano de médio, quiçá nem de longo prazo. Isso sim é ser livre, não se impor barreiras de quaisquer tipos para viver dia a dia, fazendo o seu melhor. Geralmente estes acabam se mesclando mais com a comunidade, conhecendo melhor a cultura e não se importam de não ter passado por todos os lugares turísticos, mas sim de ter vivido um, dois ou três meses naquele país. Eu tiro o chapéu!

O Jorge e a Maria Belen, do Travesia Wawamericu, em Playa del Carmen, no litoral do Yucatán, no México

O Jorge e a Maria Belen, do Travesia Wawamericu, em Playa del Carmen, no litoral do Yucatán, no México


Agora, quando o assunto é viagem de carro, a tal “overlanding” é que fica ainda mais interessante. Sem querer puxar a sardinha para “o nosso” lado, mas viajar de carro é sempre uma aventura diferente, pois você consegue misturar um pouco de tudo o que descrevi aí acima, indo para onde quer, quando quer. No nosso caso nós nos impusemos este objetivo de passar por todos os lugares, um prazo, etc, mas poderíamos também resolver parar, trabalhar, viver um tempo em um lugar e depois seguir viagem. A verdade é que de todos estes viajantes nós somos os mais caretas.

O jipe do Latinoamerica Sonrie, em Playa del Carmen, no litoral do Yucatán, no México

O jipe do Latinoamerica Sonrie, em Playa del Carmen, no litoral do Yucatán, no México


Nosso canal de comunicação com os viajeros latinos é um grupo fechado no facebook chamado “Red de Viajeros”, criado por um blogueiro e viajero esporádico Guatemalteco, nosso amigo Pablo Emílio. O conhecemos na Ciudad de Guatemala justo quando ele estava começando a organizar o grupo, pois na sua sede de viajar, ficava buscando e descobrindo os outros malucos que estão na estrada como nós. Ele nos encontrou, mais de 130 viajeros de todas as partes da América Latina que trocam informações, ideias e histórias via facebook. A maioria destes viajantes são os nossos hermanos argentinos, que tem no sangue esse espírito Che Guevara! Eles não se apertam mesmo, guerreiros saem de viagem no carro que tiverem, antigo, novo ou meia-boca, o transformam em sua casa, acampam, cozinham, aprendem a fazer artesanatos para vender no caminho e vão, assim, realizando o seu sonho.

O valente Renault do Travesia Wawamericu, em Playa del Carmen, no litoral do Yucatán, no México

O valente Renault do Travesia Wawamericu, em Playa del Carmen, no litoral do Yucatán, no México


A América é imensa, mas existem alguns gargalos onde fica mais fácil encontrarmos estes viajantes, como a Colômbia, onde conhecemos Pato e Nati da Chancha Viajera e cruzamos nossos carros juntos para o Panamá. A região de Playa del Carmen e Tulum, aqui no México é outro grande gargalo, na realidade é o ponto onde a maioria deles deseja chegar e aí se deparam com aquela pergunta existencial do “fim da viagem” e agora? Alguns voltam de carro, a maioria tenta encontrar um navio para enviar o carro até Buenos Aires e voam de volta para casa e enquanto eles decidem isso, param por aqui para trabalhar, viver, conhecer.

Há algum tempo vínhamos falando com o pessoal do Latino America Sonríe, Maxi e Marianela. Um casal de dentistas que se casou e resolveu sair com o seu Jeep, da Argentina ao México, fazendo um lindo trabalho de educação e prevenção de saúde bucal. Eles fazem contato com escolas em comunidades carentes e oferecem a sua palestra, ensinando as crianças a escovar os dentes de um jeito divertido. Um projeto lindo! Eu já havia me apaixonado por ele desde que o conheci pela internet e vinha de olho no seu paradeiro. Depois de quase 10 dias tentando encontrá-los, finalmente conseguimos marcar e fomos até o apartamento que eles alugaram em Playa del Carmen.


Conheça o projeto Latino America Sonríe.

Chegando lá descobrimos que não apenas eles estavam aqui, mas também o pessoal do Travesía Wawamericu! Jorge e Belem, também argentinos, tem um trabalho lindo com o teatro de fantoches. O seu antigo Renault se transforma no palco para o teatro que transporta as crianças de comunidades carentes para um mundo mágico de sonhos! O trabalho deles é voluntário, mas uma ajuda de estadia ou doações são sempre bem vindas!


Confira o trailer sobre o projeto Travesía Wawamericu.

Foi um encontro maravilhoso, onde os 3 casais puderam contar histórias, fatos e causos das nossas vidas na estrada, trocando dicas e informações sobre os caminhos percorridos, em viagens tão distintas em um mesmo continente. A sintonia foi tanta que em 2 dias nos vimos 3 vezes e sem vontade de parar, a noitada de papo embalada por caipiroskas foi até as 3 da manhã! História que não acaba mais!

Os carros das expedições argentinas em Playa del Carmen, no litoral do Yucatán, no México

Os carros das expedições argentinas em Playa del Carmen, no litoral do Yucatán, no México


Nosso encontro só não foi completo, pois faltou um quarto casal de viajantes que andou com este pessoal e que nós já acompanhamos há muito tempo. Os viajantes profissionais e “escritores en ruta” Pablo Rey (argentino) e Anna Callau (espanhola) estão na estrada há 13 anos, já rodaram o mundo inteiro e agora estão de volta à América. Nos perdemos por muito pouco, estivemos em Tulum no mesmo dia, mesmo momento. Os procuramos pelas praias de Tulum, e sabe como é, esses viajantes sem telefone local (nós) acabaram se desencontrando. Já conhecíamos a sua viagem, blogada com maestria por Pablo no blog www.viajeros4x4x4.com . Ele já lançou dois livros que estou super curiosa para ler, adoro seu estilo. Enfim, este encontro ficou para outras estradas da América.

Uma vez que entramos neste universo de viagens e viajantes é que percebemos que o mundo todo está se movimentando. São milhares, milhões de pessoas que possuem o mesmo sonho: ver novos lugares, conhecer diferentes culturas, trocar experiências e mais que tudo, aprender. Acredito piamente que esta é a melhor forma de aprendermos a ser mais tolerantes, compreensivos e respeitosos com o ser humano, deixando pré-conceitos de lado e abrindo a nossa cabeça e o nosso coração para o novo mundo que está por vir. O que descobrimos durante essa nossa vida mambembe é que loucos não somos nós que estamos aqui, torrando as nossas economias e realizando um sonho... Louco é quem nem pensa que isso é possível.

México, Playa del Carmen, viagem, Viajantes, viajeros, Travesia Wawamericu

Veja todas as fotos do dia!

Gostou? Comente! Não gostou? Critique!

Post anterior Mergulhando em cenotes na região de Tulum, no Yucatán, sul do México (foto divulgação, de Luis Leal)

Cave Dive in Tulum!

Post seguinte Tubarão touro se aproxima durante mergulho em Playa del Carmen, no litoral do Yucatán, no México

Mergulhando com Tubarões Touro!

Blog do Rodrigo Encontro com os viajantes argentinos dos projetos Travesia Wawamericu e Latinoamerica Sonrie, em Playa del Carmen, no litoral do Yucatán, no México

Encuentro de Viajeros

Comentários (0)

Participe da nossa viagem, comente!
Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet