0 Vale do Gurita - Blog da Ana - 1000 dias

Vale do Gurita - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

Vale do Gurita

Brasil, Minas Gerais, Delfinópolis (P.N. Serra da Canastra)

Chegando na 'Casinha Branca' no alto da serra, em Delfinópolis - MG

Chegando na "Casinha Branca" no alto da serra, em Delfinópolis - MG


Delfinópolis é uma das portas de entrada para a Serra da Canastra. Daqui você está a poucos quilômetros de vários complexos turísticos que oferecem infra-estrutura e níveis de dificuldade variada. São centenas de cachoeiras divididas entre as serras e vales que compõe a grande Serra da Canastra, poderíamos passar um mês inteiro só explorando esta região e não veríamos tudo. Como não temos este tempo todo, tivemos que escolher e definimos a nossa programação pelos pontos mais indicados pelo pessoal que conversamos aqui na região.

Explorando rio e a vista no alto da serra em Delfinópolis - MG

Explorando rio e a vista no alto da serra em Delfinópolis - MG


Hoje fomos fazer um circuito pelo Vale do Gurita. Começamos subindo a serra e chegando no alto com uma vista linda da represa, de lá seguimos para as corredeiras do mesmo rio do Complexo Paraíso, uma dica da Mariângela de uma laje encaichoerada com alguns pontos de banho, super ensolarada e com uma vista maravilhosa! Tomamos nosso primeiro banho do dia e já fizemos uma amiguinha, uma cã linda que estava passeando por lá. Andamos mais 1km e chegamos à famosa Casinha Branca, ponto de referência da região. Adivinhem quem apareceu por lá? A nossa amiga cã, que veio correndo pela estrada e chegou quase junto de nós, descobrimos que seu nome é Sorriso, será que era um cão? Conversamos com o proprietário que está inaugurando ali um bar-restaurante com vista de cair o queixo, a estrutura já está pronta, pena que só abrirá na semana que vem.

Refrescando-se em rio no alto da serra em Delfinópolis - MG

Refrescando-se em rio no alto da serra em Delfinópolis - MG


Pena que nesta época a região toda está sofrendo com as queimadas. São algumas fazendas que estão formando pasto e deixaram o fogo se alastrar, pegando inclusive área de reserva.

Terra queimada no alto da serra em Delfinópolis - MG

Terra queimada no alto da serra em Delfinópolis - MG


Seguimos adiante na Fiona, mais 6km de terra e areia até que chegamos à Cachoeira do Ouro. Já estava planejado que ali seria o nosso ponto de almoço. Lá conhecemos o Lopes, proprietário da terra e do restaurante, nascido e criado em Delfinópolis, que nos recebeu de braços abertos. O restaurante não estava servindo almoço, pois hoje é segunda-feira, mas ele não mediu esforços em nos atender, servindo diversos petiscos da casa: um queijo mineiro curado delicioso, pão de queijo, pernil, mandioquinha, torresminho... aiai! Fiquei até estufada de tanta comida! Fazer dieta em Minas Gerais é complicado mesmo, sô!

Bar da Cachoeira do Ouro em Delfinópolis - MG

Bar da Cachoeira do Ouro em Delfinópolis - MG


A melhor parte mesmo foi a nossa conversa, falamos de tudo com o Lopes. Política, turismo, eco-turismo e até de religião! No final ainda fomos dar uma espiadela no tesouro que ele tem nas suas terras, cachoeiras lindíssimas e que poderiam ter sumido se aprovassem a extração de uma mina profunda de diamantes vizinha da sua terra. Foi uma empresa canadense que fez a descoberta desta jazida há mais de mil metros de profundidade! Já pensaram? Abalaria todo o lençol freático e causaria uma mudança brutal na estrutura geológica da região. Ainda bem que o Ibama e a Prefeitura de Delfinópolis estavam atentos e não liberaram a exploração. O Lopes ainda gravou um testemunho para o Soy loco por ti América, ficou muito bacana! Obrigada Lopes! Voltaremos conhecer sua futura pousada, viu?

Com o Lopes na Cachoeira do Ouro em Delfinópolis - MG

Com o Lopes na Cachoeira do Ouro em Delfinópolis - MG


Final da tarde, o papo estava tão bom que nos perdemos no horário e precisamos sair correndo para conhecer ainda hoje a Cachoeira do Zé Carlinhos. Que lugar mágico... Com sol deve ficar ainda mais bonito! Nós, que não temos medo de água fria, aproveitamos do mesmo jeito!

Cachoeira do Zé Carlinhos em Delfinópolis - MG

Cachoeira do Zé Carlinhos em Delfinópolis - MG


Para fecharmos este circuito do Vale do Gurita faltou pararmos nas Águas Quentes, na Fazenda da Maria, mas já estava escurecendo e não conseguimos chegar a tempo. Bem, não temos como fazer tudo... Um lugar tão maravilhoso como este sem dúvida é mais um que entra na nossa lista para repetirmos depois dos 1000dias!

Brasil, Minas Gerais, Delfinópolis (P.N. Serra da Canastra), Cachoeiras

Veja todas as fotos do dia!

Não se acanhe, comente!

Post anterior fiona curtindo pôr-do-sol em Delfinópolis - MG

Pé na estrada!

Post seguinte Vista da região do Paraíso Selvagem em Delfinópolis - MG

A terra do Ivan

Blog do Rodrigo Chegando na 'Casinha Branca' no alto da serra, em Delfinópolis - MG

Dia Intenso

Comentários (4)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 16/09/2015 | 08:33 por Kadu

    Ola, sou de Uberlandia MG, sou apaixonado por esse lugar, ja fui umas 7 vezes e todo ano repetimos a viagem, o lugar é muito show mesmo, é um astral diferente, assim que se chega em qualquer parte da serra vc sentenque que muda o clima, pretendo ir muitas vezes mais, fica a dica, vai novamente por que tem muita coisa pra conhecer, região de são João batista do glória tb é muito show, tem que ir na fazenda da Vanda, pois não tem comida melhor e estadia mais confortável, a comida dela é fenomenal mesmo, e o paraíso perdido não tem palavras que descreva tamanha beleza!!!

  • 25/11/2012 | 09:42 por antonio

    Fui ai em uma fazenda a dona chama Laura qui educação e
    é um passeio inesquecivel

    Resposta:
    É Antonio, toda a região de Delfinópolis é linda, eu poderia para ficar alguns meses explorando! =) Abs e seguimos viagem!

  • 10/08/2010 | 12:59 por eduardo garcia

    boa tarde...
    vç tem razao de se apaixonar por este lugar ali tudo é maravilhoso minha mulher e nascida nesta regiao vou uma vez por ano pra la e fico na casa do zé carlinhos uma aventura pra chegar até sua casa mais é uma delicia ficar la

    um abraço

    Resposta:
    Olá Eduardo! Não conhecemos o Zé Carlinhos, onde fica? Delfinópolis é imensa, poderíamos ficar um mês só explorando essa região.
    Obrigada!
    Bjs

  • 29/07/2010 | 23:51 por Mario Sergio Silveira

    Ola filha, bom poder mudar de paisagem assim tão rápido, né? Os lugares, as fotos são lindas. Vocês estão nos dando um belo retrato do Brasil. Saudades, boa viajem. Beijos, Snoopai

    Resposta:
    Oi pai! Esse Brasil tem muuuuita coisa para conhecermos mesmo. Lugares lindos e para todos os gostos! Delícia! Saudades, beijos!

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet