0 Um cajueiro só! - Blog da Ana - 1000 dias

Um cajueiro só! - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

Um cajueiro só!

Brasil, Rio Grande Do Norte, Natal, Pirangi

Caminhando sob o maior cajueiro do mundo, em Pirangi - RN

Caminhando sob o maior cajueiro do mundo, em Pirangi - RN


Pirangi fica no litoral ao sul de Natal, antes apenas uma colônia de pescadores e praia de veraneio, hoje se tornou parte da Grande Natal, abrigando bons restaurantes e principalmente a noite mais badalada da região. Boates e barzinhos de todos os tipos e gostos musicais são a atração nos finais de semana. Este, contudo, não foi o motivo de termos ido até lá em um sábado à tarde. Nós fomos conhecer o maior cajueiro do mundo! O Parque Municipal do Cajueiro é a principal atração turística da cidade e hoje conserva um dos mais maravilhosos (e também bizarros) patrimônios da flora brasileira.

Praia em Pirangi - RN

Praia em Pirangi - RN


O maior cajueiro do mundo foi plantado por um pescador há aproximadamente 120 anos. Hoje ocupa uma área de 8.500m2, uma quadra inteira no meio da cidade! Ele produz por ano uma média de 70 mil frutos, o equivalente a 2 toneladas de caju! É mole o quer mais?!

Admirando a gigantesca copa do maior cajueiro do mundo, em Pirangi - RN

Admirando a gigantesca copa do maior cajueiro do mundo, em Pirangi - RN


Este cajueiro sofre de uma anomalia genética, quase como um gigantismo, que possibilitou que seus troncos, quando encostados no chão, criem novas raízes, que fazem a captação de nutrientes do solo, que por sua vez sentem a necessidade de retornar à luz para a realização da fotossíntese, criando troncos intermediários entre o seu caule principal e as extremidades. Ele já foi medido e teve o DNA de suas folhas analisados para a comprovação de que é um cajueiro só, e assim entrou para o Guiness Book. O segundo maior cajueiro fica também dentro do estado do Rio Grande do Norte, possui a mesma alteração genética, mas possui apenas 2.000m2 de área. (!!!)

O tronco principal do maior cajueiro do mundo, em Pirangi - RN

O tronco principal do maior cajueiro do mundo, em Pirangi - RN


O parque municipal possui uma estrutura bem agradável para apreciar o cajueiro, por módicos 3 reais (por pessoa) você tem acesso a um mirante, passarelas, bancos bem gostosos na sua sombra e um guia local que passa todas estas informações. A vista do mirante é fantástica, de lá temos a dimensão total da sua copa, de onde parecemos estar avistando toda uma floresta! Surreal!

Admirando a gigantesca copa do maior cajueiro do mundo, em Pirangi - RN

Admirando a gigantesca copa do maior cajueiro do mundo, em Pirangi - RN


Suas raízes e galhos estão invadindo as ruas ao seu redor e não podem ser podados, pois ele é protegido por lei e a poda desta árvore é considerada crime ambiental. Corre na justiça um processo para definição se o cajueiro deverá ser podado ou se as ruas e casas ao seu redor deverão ser desapropriadas para permitir o seu crescimento. A comunidade local defende a desapropriação, principalmente por ele ser um dos principais atrativos da cidade e o ganha pão de muitas famílias. Além disso, as casas no seu entorno são de veraneio, sendo utilizadas durante 30 dias no ano (quando muito), o que reforça a defesa da comunidade pela desapropriação.

Chegando ao maior cajueiro do mundo, em Pirangi - RN

Chegando ao maior cajueiro do mundo, em Pirangi - RN


Se você é contra a poda do cajueiro, assine o abaixo-assinado no site www.omaiorcajueirodomundo.com.br e contribua com a causa!

Brasil, Rio Grande Do Norte, Natal, Pirangi, Praia, Ponta Negra, Cajueiro, maior do mundo

Veja todas as fotos do dia!

Participe da nossa viagem, comente!

Post anterior Ponte que leva ao Forte dos Três Reis Magos, em Natal - RN

Forte dos Reis Magos

Post seguinte A linda paisagem do alto das dunas de Genipabu - RN

Bugue e Parrachos

Blog do Rodrigo Venerando o maior cajueiro do mundo, em Pirangi - RN

Os Reis e o Cajueiro

Comentários (2)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 12/08/2011 | 16:11 por Irene

    Achei lindo demais o maior cajueiro,mais fiquei intrigada por n~ao ter uma foto se quer com frutos esse cajueiro,sera que esse cajueiro e macho?? gostaria de ver o pe com frutos se possivel obrigado

    Resposta:
    Olá Irene! Qdo passamos por lá não era época, mas este cajueiro chega a dar mais de 2,5 toneladas em uma só safra! Os frutos e castanhas são doados para as famílias que tem esta árvore como seu ganha pão. Mto bacana! Se quiser mais informações olha lá no site deles: www.omaiorcajueirodomundo.com. Bjs!

  • 21/05/2011 | 13:01 por Deusa Ap. Stracci Conti

    Olha nunca vi uma coisa tão linda como essa.Não pode jamais podar essa maravilha de cajueiro nem uma folha pode ser tirada.
    Tem que deixar assim como ele está.
    Amei...Beijosss...

    Resposta:
    Olá Deusa! Esse cajueiro é demais, difícil vai ser essa briga pela poda, mas temos que apoiar! Beijos! Ana

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet