0 Turistas Profissionais - Blog da Ana - 1000 dias

Turistas Profissionais - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

Turistas Profissionais

Brasil, São Paulo, São Paulo

Feira de turismo no Anhembi - São Paulo

Feira de turismo no Anhembi - São Paulo


Realmente tudo acontece aqui em São Paulo. Ontem a Val, minha amiga de infância me ligou, pois tinha acabado de chegar a SP para o 5° Salão de Turismo promovido pelo Ministério de Turismo. É claro que nós decidimos ir lá conferir, afinal se queremos nos tornar turistas profissionais temos que ir lá descobrir como esse povo faz! Além disso também poderíamos encontrar informações interessantes para a nossa viagem.

O salão é um mundo à parte. Dividido por regiões do Brasil ele apresentou as atrações turísticas de cada estado, além das culturais como danças típicas, gastronomia, música, artesanato, entre outras. Logo ao lado você encontrava também estandes de empresas fornecedoras do setor, companhias aéreas, hotéis, operadoras de turismo e afins. Outra área da feira reunia em um só lugar uma degustação que apresentava o tempero de cada pedacinho do Brasil.

Feira de turismo no Anhembi - São Paulo

Feira de turismo no Anhembi - São Paulo


Fomos até a esquina do pavilhão que falava de Turismo de Aventura, com foco especial em Aventura Segura. Existe uma organização que está trabalhando para cadastrar e regulamentar as empresas que trabalham com turismo de aventura como rapel, rafting, canyoning, escalada, etc. Todos estes esportes dependem de técnicas e equipamentos modernos e staff treinado e atualizado para não colocar em risco a vida dos praticantes. Porém a maioria desenvolve a atividade por conta própria, o que não garante se estão fazendo da forma correta ou não. Não existe hoje um órgão que fiscalize ou até mesmo uma certificação que seja referência, por isso esta é uma iniciativa muito importante e que faz nós, os aventureiros de plantão, ficarmos muito mais tranquilos.

Na mesma esquina a Val nos chamou atenção para um trabalho que está sendo desenvolvido por uma empresa de turismo de aventura na cidade de Socorro, no interior de SP: o turismo para pessoas portadoras de necessidades especiais. Eles desenvolveram cadeiras de roda adaptadas para trilha, uma cadeira especial para paraplégicos andarem a cavalo e está em andamento o projeto para tetraplégicos. Na mesma linha também fizeram um suporte para a prática do rapel. Na pousada os serviços de quarto são todos adaptados para surdos-mudos.

Cadeira para Portadores de Necessidades Especiais fazerem trilhas

Cadeira para Portadores de Necessidades Especiais fazerem trilhas


É de arrepiar o trabalho que eles estão fazendo, eu que estou meio manteiga esses dias quase chorei de emoção. Segundo o expositor hoje 7% dos clientes que recebe em sua pousada são portadores de algum tipo de deficiência. Muitas vezes os portadores de necessidades especiais nem se interessam em procurar este tipo de atividade por saberem que o acesso é mais complicado e não possui as adaptações necessárias. O que temos percebido nos lugares por onde estamos passando é que esta cultura está cada vez mais presente. No Petar mesmo alguns guias comentaram que o plano de manejo deve prever estrutura para acesso de PNEs em algumas trilhas. Sem dúvida é um nicho a ser explorado, afinal o patrimônio natural é de todos e, portanto todos devem conseguir ter acesso.

Placa indicativa de atividades de aventura para Portadores de Necessidades Especiais

Placa indicativa de atividades de aventura para Portadores de Necessidades Especiais


Com o nosso tempo se esgotando, fomos atraídos por uma apresentação de dança típica que ocorria ao lado do estande da cidade de Socorro. Bacana ver que jovens até hoje se empenham em manter uma tradição que muitas vezes nem na Europa se encontra mais.

Show de música e dança regionais, na Feira de Turismo no Anhembi - SP

Show de música e dança regionais, na Feira de Turismo no Anhembi - SP


É, mercado nesta área é o que não falta! O que falta pelo visto é investimento no setor. O Brasil tem um potencial turístico absurdo e completamente subutilizado. Vamos ver como, nesses nossos 1000dias, poderemos explorá-lo.

Brasil, São Paulo, São Paulo, Capital, Metropole, Salão do Turismo

Veja todas as fotos do dia!

Participe da nossa viagem, comente!

Post anterior Pit-stop em Praia Grande - SP

Não acredite nos “garotos do tempo”

Post seguinte Haroldo, Poia, Gegê, Kadu e Malu

Família e Amigos

Comentários (0)

Participe da nossa viagem, comente!
Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet