0 Temporada com amigos em Itaúnas! - Blog da Ana - 1000 dias

Temporada com amigos em Itaúnas! - Blog da Ana - 1000 dias

Temporada com amigos em Itaúnas!

Brasil, Espírito Santo, Itaúnas

Com o Rafa, Ana, Karen e Leo em quiosque da praia em Itaúnas - ES

Nos últimos dias estive um pouco ausente do meu blog, nada de que eu me orgulhe, mas foi por um motivo nobre. Tudo começou quando decidi finalizar o último filme postado no site “Maratona do Cipó” e assim comecei uma bola de neve que estou prestes a frear hoje mesmo, neste post. Portanto, retomemos de onde paramos.

Siri na longa praia entre Itaúnas - ES e a Bahia

Sábado cedo o Rodrigo me derrubou da cama para pegar estrada Itaúnas. Seguimos viagem para o litoral norte do Espírito Santo, região onde está instalada uma das principais indústrias de celulose do país. Nós já conhecíamos Itaúnas, mas ainda ficamos perplexos com o tamanho da área utilizada para reflorestamento de eucaliptos. São quilômetros e quilômetros entre Vitória e Itaúnas, onde a mata nativa foi totalmente substituída por esta monocultura.

Plantação de eucaliptos em Itaúnas - ES

É aí, neste contexto que surge o Parque Estadual de Itaúnas, área de preservação de mangue, rios, áreas de restinga das Dunas de Itaúnas. Além do Parque Estadual, Itaúnas abriga também uma sede do Projeto Tamar e é a Capital Nacional do Forró. A Vila dos Pescadores hoje já foi descoberta pelos turistas e por isso criou uma infra-estrutura com pousadas, restaurantes, barzinhos e casas de forró que ficam abarrotadas de turistas no verão e nos principais feriados do ano.

Saindo do parque estadual em Itaúnas - ES

A nossa programação para este feriado do dia 12 de outubro foi de visitarmos Itaúnas junto com os nossos ilustres amigos e familiares, que vieram de três cidades diferentes para comemorar conosco o aniversário do Rodrigo. Karen e Léo, sobrinhos que vieram de Ribeirão Preto, Rafael e Laura nossos padrinhos de casamento que vieram de São Paulo e Ana amiga de Curitiba que hoje mora em Vitória. Não posso deixar de citar aqui também nossos amigos de Itaúnas, Tuquinha e seu filho lindão, o Klay, nós nos conhecemos em Itaúnas no Reveillón de 2008/09, quando ficamos hospedados em sua pousada, mantivemos contato e prometemos que voltaríamos.

Com o padrinho Rafael em Itaúnas - ES

A previsão do tempo não era muito animadora, tempo nublado e chuva, mas a esperança é a última que morre. No sábado mesmo fomos até a praia onde o Rodrigo foi o único corajoso a enfrentar o mar revirado pelo furioso vento sul.

Enfrentando o mar bravio de águas mornas em Itaúnas - ES

Depois de uma deliciosa pizza na pedra seguimos para o Samba Rock. Léo e Karen foram os nossos bravos companheiros de balada, nos divertimos vendo a tiazona e um nativo maluco dançarem, provamos a tradicional “É Mé”, pinga artesanal produzida na cidade e demos boas risadas até de madrugada.

Com o Leo e a Karen na night de Itaúnas - ES

O vento sul havia acabado de chegar, trouxe consigo a frente fria que está nos seguindo há algumas semanas pelo litoral e levaria pelo menos três dias para ir embora. Nós somos brasileiros e não desistimos nunca!

Estranhas formações de areia em Itaúnas - ES

Não trouxemos nossos amigos aqui, para um lugar que consideramos um dos mais bonitos e alto astrais do litoral brasileiro, para ficarmos enfurnados na pousada. Domingão, nós saímos novamente para a praia, até convencemos a Ana, amiga mais preguiçosa, a ir caminhando da vila até as Dunas de Itaúnas.

Três curitibanas em Itaúnas - ES

A Ana alçando vôo em Itaúnas - ES

O tempo começou a dar uma esquentada, quase saiu um solzinho. A Karen é prova disso, mesmo passando protetor solar acabou ficando toda vermelha! É Karen, mormaço com vento sul engana mesmo! Esta foi a noite do forró, saímos todos os sete prontos para a balada. O forró estava animadinho, difícil é fazer essa homarada dançar. Aula de dança só para o currículo não vale, tem que colocar em prática! Bem, não adianta dar murro em ponta de faca, no dia seguinte a programação começava cedo, então nos rendemos e nos entregamos aos braços de Morfeu.

Barraca em Riacho Doce, fronteira da Bahia com Itaúnas - ES

Programamos um dos melhores roteiros de Itaúnas para o dia em que, estatisticamente, teríamos mais chance de ter sol. O dia mais importante do mundo, o dia em que todas as flores se abriram e ficaram mais cheirosas, o dia em que Deus desceu à terra para presenciar o maior dos acontecimentos: o nascimento do amor da minha vida!

Início da caminhada para a Bahia, já carregado com os víveres de primeira necessidade (em Itaúnas - ES)

Um dia tão especial como este merecia uma comemoração à sua altura! Não pelos baixos 1,81m, mas sim pelos altos 41 anos! Comemoramos no estilo 1000dias de ser, caminhando 9km de Itaúnas até a fronteira com a Bahia, na praia do Riacho Doce.

Caminhada para Riacho Doce, na Bahia, saindo de Itaúnas - ES

Cruzamos a fronteira com a Bahia, banho de mar e banho de rio. Deixamos até ele se empolgar contra nós na discussão religiosa, tudo o que o Ro gosta, afinal “hoje eu posso, é o meu aniversário”, dizia todo feliz.

Sorria, você está na Bahia! (fronteira de Itaúnas - ES com Bahia)

Antes do jantar, com a ajuda da Tuquinha e das meninas organizei uma festinha surpresa para o Ro, com direito à bexiga, bolo de coco com velhinhas e tudo! Eu ainda quis levá-lo para mais uma balada, mas como diz a Ana, tivemos um pequeno problema de PVC* e fomos dormir.

Bolo de aniversário em Itaúnas - ES

Cortando o bolo de aniversário em Itaúnas - ES

Ontem o Léo e a Karen tiveram que pegar o ônibus para Vitória super cedo e já começaram as despedidas. Se o sol saísse (isso é que é esperança), iríamos para a Costa Dourada com o Rafa, Laura e a Ana, ao invés de melhorar, o tempo piorou!

Leo e Karen pegando o busão de Conceição para Vitória - ES

Acordei com aquele barulhinho de chuva gostooooso para continuar dormindo. Assim nossos amigos acabaram se despedindo mais cedo e retornaram para Vitória, nos abandonando às traças em Itaúnas. Nós havíamos decidido ir embora ontem também, mas com tanta chuva e o que fazer no site, acabamos decidindo ficar ali trabalhando no conforto da pousada com a Tuquinha, dando mais uma vez chance para o sol aparecer.

Despedida da Laura, Rafa e Ana, em Itaúnas - ES

O vento sul não foi embora, o sol não apareceu, mas como tudo na vida tem um lado bom, pudemos aproveitar a praia e a vila tranqüilas, dançar muito forró, samba rock e ainda pudemos descansar.

Placas indicativas de Riacho Doce, fronteira da Bahia, em Itaúnas - ES

O Estado do Espírito Santo, tido por muitos como um estado inexpressivo, nos impressionou pela sua riqueza, história, belezas naturais entre praias e montanhas e principalmente pela hospitalidade e alegria do seu povo. Concluímos mais esta etapa e fica a dica: venha conhecer o Espírito Santo! Se possível no verão, quando o sol é garantido!

Felizes da vida, no Riacho Doce, fronteira da Bahia com Itaúnas - ES

* PVC = Porra da Velhice Chegando.

Brasil, Espírito Santo, Itaúnas, Praia, Dunas, Riacho Doce, Divisa, Amigos

Post anterior Escalando a torre em frente ao Mosteiro da Penha, em Vila Velha - ES

Não tem preço!

Post seguinte Admirando as falésias da praia de Costa Dourada, extremo sul da Bahia

A caminho de Abrolhos!

Blog do Rodrigo Despedida da Laura, Rafa e Ana, em Itaúnas - ES

Despedidas

• 01/06/2015 | 14:08 por Nery

Oi Pessoal, também escrevi no meu blog. Se quiserem passar para dar uma olhada serão bem-vindos. Abraço

• 05/12/2011 | 20:57 por Nayara

Que delícia de aventura esta de vcs! =D
    Sou de brasília e junto com meu marido estamos planejando ir em Janeiro para Itaúnas....Agora temos Stellinha, nossa filha de 2 anos para nos acompanhar em nossas empreitadas !!!!Gostaria de perguntar a vcs umas coisinhas que me deixam preocupadas, pq agora temos a "bebê" e fico insegura de expo-la demais!!!
    - Itaúnas é um lugar seguro?
    - Para fazermos as trilhas e passeios o nosso veículo paliozinho aguenta???(O thiago é roda!rs)
    - Alguma dica especial?somos biólogos e amamos a natureza!!!!
    Agradeço muito se conseguir arrumar um tempinho para me responder....
    Muitas vibrações positivas e muita luz nesta aventura....
    =)

Olá Nayara! Vamos lá às respostas:
    - Sim, Itaúnas é super seguro, recomendamos bastante a Pousada Arco-Íris, fale com a Tuquinha, ela vai cuidar bem de vocês. A única coisa é que a praia não tem sombras naturais, então ou vc pode ficar nas barracas de praia (que lotam na temporada) ou leve o seu guarda-sol para garantir. vale tb se informar com os pescadores como está a maré para aproveitar as baixas com piscininhas para sua baby poder brincar um pouco na água, já que o mar lá é mais agitado.
    - O Palio vai super bem! Qdo estivemos lá nossa amiga foi de palio tb e rodou tranquila até Riacho Doce. Só tem um detalhe, para chegar à praia em Itaunas tem um trecho de dunas que carro nenhum passa, uns 500m com uma subidinha e uma descidona, aqui vale um colinho do papai na subida =)
    - Tem um passeio que eu nunca fiz, mas parece ser mto bacana, descendo o rio de barco até o encontro com o mar. Dependendo de qto tempo vcs ficarem tb podem fazer um bate e volta para a Costa Dourada, é linda!

Muito obrigada pelas vibrações positivas! Sem dúvida nos ajudam a cruzar essa América muito mais felizes e seguros! =)

Aproveite muito, Itaúnas é uma delícia! Boa viagem,
    Beijos

• 17/12/2010 | 11:56 por julia

e lindo tudo isso !!! uma belesaaaaaa.......

E isso que estava chovendo, imagina com sol, Julia!
    Vale a pena! Beijos =)

• 25/11/2010 | 20:11 por Nelly

Liiiindos!!!! Maravilhoso, o sol não ajudou, mais garanto que alegreia será para sempre!!! Muitas saudades de vcs!!!!

Com certeza! Nós só ficamos chateados pelo pessoal que veio de longe e ficou sem sol, mas aproveitamos muito! Agora falta encontrar vcs! Bjooooos

• 13/10/2010 | 21:19 por Karen

"É Karen, mormaço com vento sul engana mesmo!" .. Nem me fale, Ana, nem me fale! Eu ainda não consigo vestir roupas que apertam... arde tudo... e dormir, só de barriga pra cima, porque se não arde tanto que eu não consigo dormir!! hahaha. É, Itaúnas deixou marcas em mim ;)

Oi Karen! Melhorou do torrão de Itaúnas!?! Espero que as marcas que você tenha levado sejam mais prazerosas do que esta! rsrsrs! Saudades de vcs!