0 Serra Catarinense - Blog da Ana - 1000 dias

Serra Catarinense

Brasil, Santa Catarina, Urubici

Cachoeira do Avencal, em Urubici - SC

A Serra Catarinense, mesmo para nós sulistas, é um destino pouco conhecido e explorado. Somente dentro do município de Urubici estão localizados 45 atrativos turísticos, dentre cânions, serras, trilhas, picos e cachoeiras, sem contar os demais municípios vizinhos. Esta serra ficou conhecida pelas baixas temperaturas registradas durante o inverno, com um grande número de ocorrências de neve. Foi no alto do Morro da Igreja - 1822m, ponto mais alto habitável do sul do país, que se registrou o recorde de temperatura mais baixa do Brasil, - 17,8°C e sensação térmica de -40°C.

Serra do Corvo Branco, região de Urubici - SC

A infra-estrutura da região propicia todos os tipos de passeios, dos mais preguiçosos aos mais aventureiros, dependendo da disposição e das condições climáticas. Esta semana viemos para cá sabendo que as condições para trekking não eram as mais favoráveis, mas topamos mesmo assim, pois se perdemos deste lado é para ganharmos nas chances de encontrar neve!

Cascata de gelo na Serra do Rio do Rastro, região de Urubici - SC

Tempo nublado e úmido, com pancadas de chuva no decorrer do dia com temperatura variando de 6° a 10°C. Escolhemos, portanto, um roteiro que nos exigisse menos trilha e mais carro. A apenas 5 minutos da cidade e 15 minutos de caminhada por uma trilha fácil, fica um dos principais pontos turísticos do município, a Cachoeira do Avencal, uma das 88 cachoeiras aqui encontradas.

Cachoeira do Avencal, em Urubici - SC

Uma queda d´água espetacular de 100m de altura despenca de um paredão rochoso magnífico. A estrada que dá acesso à trilha corta uma floresta de araucárias maravilhosas e, de tanta neblina, um tanto quanto fantasmagórica.

Estrada bucólica na região de Urubici - SC

Continuamos pela mesma estrada de asfalto em direção à parte alta da Cachoeira do Avencal e logo chegamos a um dos 39 sítios arqueológicos da região. Um lugar considerado sagrado pelos estudiosos, onde são encontradas pinturas datadas de mais de 4 mil anos. Ali encontramos diversas inscrições rupestres, em baixo relevo, incríveis como a Máscara do Guardião.

A 'máscara', a mais famosa pintura rupestre em Urubici - SC

A "máscara", a mais famosa pintura rupestre em Urubici - SC

A estrada de acesso à parte alta não está das melhores, mas com calma qualquer carro consegue chegar até lá e por apenas 3 reais por pessoa ter acesso ao mirante da Cachoeira do Avencal. Além da queda, lá do alto pode-se ter uma vista privilegiada do vale.

No alto da Cachoeira do Avencal, em Urubici - SC

Próxima parada, Serra do Rio do Rastro. Há aproximados 80km de Urubici, esta serra é uma das preferidas pelos bikers para contemplação de um cenário espetacular, com o conforto do asfalto e pequenas áreas de recuo para descanso. No alto da serra o nosso termômetro registrava 6°C, mas a sensação térmica era ainda menor, com rajadas de vento congelantes que aceleraram a nossa sessão de fotos no mirante.

A famosa estrada da Serra do Rio do Rastro, na região de Urubici - SC

Uma estreita estrada desce ziguezagueando a serra, com curvas acentuadas que obrigavam caminhões e ônibus a manobrarem para seguir viagem. No caminho avistamos ao longe um paredão branco e mal pudemos acreditar, era uma cascata congelada de uns 20m de altura! Pensem no frio que deve ter feito aqui esta noite... brrrrrr!

Cascata de gelo na Serra do Rio do Rastro, região de Urubici - SC

As nuvens e o tempo não estavam do nosso lado, algumas das visões da serra foram prejudicadas. A pressa em seguir viagem também, já que precisávamos chegar na Serra do Corvo Branco ainda com luz. Demos a volta por baixo, passando pelas cidades de Lauro Muller, Orleans, Braço do Norte e Grão Pará, cidades mais baixas e quentes aonde chegamos a registrar até 14°C.

Chegando num fim de tarde nublado na Serra do Corvo Branco, região de Urubici - SC

Trecho final e asfaltado da subida da Serra do Corvo Branco, região de Urubici - SC

Já era final de tarde, mas o sol ainda estava lutando bravamente para aparecer, chegou até a dar o ar da graça nos últimos momentos antes de entrarmos na estrada de terra que sobe a Serra do Corvo Branco. Uma subida vertiginosa, entre precipícios e encostas, com o céu branco encobrindo as vistas ainda mais sensacionais! No topo desta serra fica o maior corte em rocha do Brasil, com 90m de altura!

Chegando no alto da famosa Serra do Corvo Branco, já de noite, na região de Urubici - SC

Neste trecho pegamos garoa e chuvisco sem parar e foi por isso que decidimos, mesmo sem luz, seguir direto para o Morro da Igreja. A entrada há apenas 14km dali e mais 15km até o topo. A esta altura, já quase sem luz, a nossa brincadeira era medir temperatura x altitude, que baixava em torno de um grau a cada 200m de altura que subíamos.

Ultrapassando os 1000 metros, na subida da Serra do Corvo Branco, região de Urubici - SC

Área de segurança nacional onde fica uma das bases do Sindacta, o topo não está exatamente preparado para o turismo. Sem luz, placas ou qualquer informação, conseguimos falar com um guarda, que nos confirmou não existir área de estacionamento ou manobra. Nossa esperança, é claro, era encontrarmos a precipitação de neve, mas as fortes rajadas de vento e altíssima umidade ainda não estavam dando as condições corretas. Um frio do diabo, não víamos um palmo à nossa frente, aguardamos um pouco e resolvemos voltar amanhã.

Que lugar, que cenários maravilhosos! Eu não sei como demorei tanto a vir para cá, sendo praticamente vizinha! Não tenho dúvida alguma de que voltaremos em um período de seca, céu azul e quando, certamente, iremos virar esta serra de ponta cabeça!

Início da descida da Serra do Rio do Rastro, região de Urubici - SC

Brasil, Santa Catarina, Urubici, Morro da Igreja, Serra do Rio do Rastro, Serra do Corvo Branco

Veja mais posts sobre Morro da Igreja

Post anterior Urubici - SC, no fundo de um vale

Urubici

Post seguinte Araucária, árvore típica na região de Urubici - SC

Rota da Neve

Blog do Rodrigo Gelo na estrada da Serra do Rio do Rastro, região de Urubici - SC