0 Revisitando a cidade natal - Blog da Ana - 1000 dias

Revisitando a cidade natal - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Ubersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jido)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

Revisitando a cidade natal

Brasil, Paraná, Curitiba

O Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba - PR

O Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba - PR


Quase 29 anos de idade, 27 destes vividos em Curitiba. Sempre fui orgulhosa da minha cidade natal, desde que me lembro por gente! A gestão de Jaime Lerner, seguida de toda a sua equipe foi transformando Curitiba, que mesmo sendo a capital do Estado sempre teve ares interioranos. Uma cidade que não tinha muitos atrativos e de repente tornou-se referência em urbanismo, transporte público, pioneira na reciclagem do lixo que não é lixo, como foi apelidado o lixo reciclável aqui. Esta campanha educativa foi a primeira campanha publicitária de que me lembro, um case de sucesso! Era a Família Folha cantando o jingle “lixo que não é lixo, não vai pro lixo, SE-PA-RE.”

Poste de iluminação que funciona com energia solar, no Parque Barigui, em Curitiba - PR

Poste de iluminação que funciona com energia solar, no Parque Barigui, em Curitiba - PR


Cidade modelo, planejada não possui apenas parques, possui receptores de águas pluviais. Os parques de Curitiba, Tanguá, Tingui, Barigui, Bosque do Alemão, Bosque do Papa, e muitos outros foram planejados com esta função, após diversos alagamentos sofridos pela cidade. Todos eles hoje são parte dos atrativos turísticos de uma cidade que cada vez mais está nos roteiros turísticos de muitos brasileiros. Percebi isso hoje, quando revisitei a cidade com outros olhos, não mais os olhos de uma moradora, mas sim os olhos de uma turista.

A antiga Torre da Telepar, em Curitiba - PR

A antiga Torre da Telepar, em Curitiba - PR


Começamos o nosso tour pela Torre da Telepar, hoje patrocinada pela Oi. Lembro quando eu era pequenininha e fui com a turma da escola, mas minha visão foi completamente diferente. Hoje ver a cidade lá de cima foi o máximo, localizar bairros, os parques, ver como o Bigorrilho se transformou em “Champagnat” e como o meu querido bairro da faculdade, o Mossunguê, se tornou “Ecoville”. Essas curitibanisses que só sabe e pode falar quem é daqui mesmo! Até a faculdade Tuiuti pude ver lá de cima, ou melhor não pude ver... o prédio que era antiqüíssimo pegou fogo há alguns anos e finalmente foi demolido, estava “na chon” como dizia Dona Armênia.

Pertinho da capivara preguiçosa, no Parque Barigui, em Curitiba - PR

Pertinho da capivara preguiçosa, no Parque Barigui, em Curitiba - PR


Nossa segunda parada foi o Parque Barigui, belíssimo e democrático como sempre. Corredores e esportistas, dentre pagodeiros e botequeiros, madames passeando com seus poodles cor-de-rosas ao lago das preguiçosas capivaras. A vista do outro lado do lago é sempre uma afronta, casas maravilhosas destacam ainda mais a arquitetura kitsch(1) da casa de um famoso político local.

Defile de cães no Parque Barigui, em Curitiba - PR

Defile de cães no Parque Barigui, em Curitiba - PR


Continuamos para o Jardim Botânico e seu palácio de cristal. Hoje mantido por uma parceria público-privada entre a Prefeitura e O Boticário, os jardins estão belíssimos e sua área de exercícios muito bem estruturada. Outro lugar que lembro bem quando foi inaugurado e que não havia mais voltado. Eu e minhas irmãs adorávamos rolar montanha abaixo nos gramados do Botânico. Engraçado, tudo parecida tão maior...

O Palácio de Cristal, no Jardim Botânico, em Curitiba - PR

O Palácio de Cristal, no Jardim Botânico, em Curitiba - PR


Dos Jardins, vamos ao mais moderno e contemporâneo que a cidade hoje guarda, um monumento de Niemeyer, o MON – Museu Oscar Niemeyer - também conhecido como “O Olho”.

O famoso 'Olho', no museu Oscar Niemeyer, em Curitiba - PR

O famoso "Olho", no museu Oscar Niemeyer, em Curitiba - PR


Um espaço delicioso para explorar as diversas manifestações artísticas, exposições e até levar o seu cãozinho passear nos gramados dos fundos. Assim que foi aprovada a lei que multava em R$ 500,00 quem não recolhesse o cocô do seu cachorrinho da calçada ou não usasse coleira e fucinheira (cães acima de 30kg), os amantes de cão adotaram o gramado como área sem lei. Lá no PARCÃO tudo pode, é o paraíso dos cachorros!

O Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba - PR

O Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba - PR


É gentein, Curitiba é uma cidade muito especial. Não sei se a vejo assim por que foi onde nasci ou se cada vez mais ela foi se tornando interessante. Bons restaurantes, teatros, cafés, cinemas, parques e museus... Um final de semana será pouco mas já dará um gostinho do que esta cidade tão conhecida por seu provincianismo tem a oferecer.

Entre as árvores do Parque Barigui, em Curitiba - PR

Entre as árvores do Parque Barigui, em Curitiba - PR



(1) Kitsch é um termo de origem alemã (verkitschen) que é usado para categorizar objetos de valor estético distorcidos e/ou exagerados, que são considerados inferiores à sua cópia existente. São freqüentemente associados à predileção do gosto mediano e pela pretensão de, fazendo uso de estereótipos e chavões que não são autênticos, tomar para si valores de uma tradição cultural privilegiada. (Fonte: wikipedia).

Brasil, Paraná, Curitiba, Barigui, Museu Oscar Niemeyer, jardim Botânico

Veja todas as fotos do dia!

Não nos deixe falando sozinhos, comente!

Post anterior

Fechou o tempo.

Post seguinte Tudo pronto para subir o Pico Paraná - PR

Pico Paraná

Blog do Rodrigo Dentro do Palácio de Cristal, no Jardim Botânico, em Curitiba - PR

Turismo em Curitiba

Comentários (1)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 13/09/2010 | 00:53 por Rodrigo

    Muito bom esse post!!!

    Resposta:
    Obrigada meu amor coruja!

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet