0 Raso da Catarina - Blog da Ana - 1000 dias

Raso da Catarina - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

Raso da Catarina

Brasil, Bahia, Paulo Afonso (Raso da Catarina)

O canyon do Raso da Catarina, região de Paulo Afonso - BA

O canyon do Raso da Catarina, região de Paulo Afonso - BA


Ontem à noite saímos de Piranhas em direção a Paulo Afonso, na Bahia. Nosso objetivo, visitar o Raso da Catarina. Reserva natural em meio ao sertão e à caatinga baianos. Entrar no Raso não é fácil, depende de várias burocracias e principalmente de informações corretas e bons contatos. Primeiro entramos falamos com o Centro de Informações Turísticas, fomos muito bem atendidos, entretanto logo recebemos a notícia que custaria em torno de 800 reais para conseguirmos entrar. Como já estamos com um carro 4 x 4 este custo cairia uns 250 reais, ainda assim 650 reais é um valor muito alto para a entrada em uma reserva. Comentamos com os nossos amigos em Piranhas e eles confirmaram que provavelmente teríamos o custo do guia, além de 11 cestas básicas para as famílias indígenas que vivem na reserva, mas nos deram contatos de pessoas que conheciam bem o Raso e poderiam nos ajudar.

A Fiona nos leva através da caatinga para o Raso da Catarina, região de Paulo Afonso - BA

A Fiona nos leva através da caatinga para o Raso da Catarina, região de Paulo Afonso - BA


Chegamos à noite e sem o nosso celular, portanto sem o contato direto do centro de informações turísticas. Conseguimos contatar o pessoal que nos foi indicado. Binho, presidente do Jeep Clube de Paulo Afonso foi o nosso canal de entrada, ele é uma das pessoas que mais conhece e freqüenta o Raso, ao lado de pesquisadores e alguns turistas, além da própria administração da reserva e da FUNAI. Ele não pôde nos acompanhar, mas nos indicou a pessoa certa para nos acompanhar.

Raso da Catarina, região de Paulo Afonso - BA

Raso da Catarina, região de Paulo Afonso - BA


Encontramos Naldo, guia local, na comunidade do Joá há 20km de Paulo Afonso. Naldo nos levou para conhecer a Baixa do Chico, local mais conhecido e visitado na região. A visita só pode ser realizada com a autorização de Lino, cacique da tribo residente da reserva. Naldo nos contou que antigamente as visitas eram liberadas e a cobrança de doações à tribo começou quando eles e a FUNAI perceberam que fotógrafos e jornalistas visitavam o Raso com fins lucrativos, aí acharam justo dividir este “lucro” com os “proprietários” da terra. Naldo é morador da região, os ajuda sempre em tudo o que precisam, transporte de alimentos, água, além de ser parente de alguns deles, por isso tem sua entrada permitida pelo Chefe Lino.

Com o Naldo, nosso guia no Raso da Catarina, região de Paulo Afonso - BA

Com o Naldo, nosso guia no Raso da Catarina, região de Paulo Afonso - BA


Afinal, o que é o Raso da Catarina? O Raso é uma área reserva biológica de aproximadamente 56 mil hectares de pura caatinga onde vivem hoje as 13 famílias da tribo Pancararé. A tribo está dividida em 3 aldeias dentro da área de reserva. Catarina teria sido proprietária depois de Chico e algumas fontes contam a lenda de que ela teria desaparecido neste vale procurando ervas medicinais para seu marido.

No topo de formação rochosa no Raso da Catarina, região de Paulo Afonso - BA

No topo de formação rochosa no Raso da Catarina, região de Paulo Afonso - BA


Chico batizou a baixa, cânion seco ou área menos elevada, localizada dentro do raso. Tudo indica que ali um dia correu um grande rio que formou o atual cânion. Outra teoria diz que a paisagem pode ter sido resultante de uma falha geológica. Um imenso cânion seco, com formações areníticas belíssimas, o baixo possui em torno de 5km de comprimento e grande parte da extensão de seu leito é utilizado pelos índios para plantação de culturas como feijão de corda, melancia, milho, entre outras.

Caminhando no Raso da Catarina, região de Paulo Afonso - BA

Caminhando no Raso da Catarina, região de Paulo Afonso - BA


O local também é marcado pela passagem do lendário Lampião. Uma toca sobre as rochas seria seu esconderijo, um local estratégico, pois do alto se tem uma boa visualização de todo o cânion. Seu Lino nos contou várias histórias de Lampião e Gato, seu cangaceiro mais perverso e atrevido, que teria desafiado Lampião para assumir o posto de capitão do bando. Tamanha foi sua coragem e destreza no embate com seu comandante que este acabou cedendo ao homem de corpo fechado, tal posto almejado. O pai de Lino, já falecido, foi volante federal, pois “era um homem de benfeitorias”, conclui.

Formações rochosas no Raso da Catarina, região de Paulo Afonso - BA

Formações rochosas no Raso da Catarina, região de Paulo Afonso - BA


Lino tem hoje 80 anos, impressionou o Brasil em reportagem no Fantástico onde dizia que estava há 3 anos sem tomar banho. Segundo Naldo o próprio Lino afirma já ter ficado 6 anos sem banho, “água enfraquece a pele”, defende. Há apenas 2 anos o FUNAI conseguiu realizar a perfuração do primeiro poço artesiano para a tribo que até então trazia água de trator de Joá três vezes por semana.

Formação rochosa no Raso da Catarina, região de Paulo Afonso - BA

Formação rochosa no Raso da Catarina, região de Paulo Afonso - BA


As estradas de areia que existem hoje no parque foram construídas pela Petrobrás, quando fazia pesquisa para exploração de Petróleo. Hoje as casas possuem luz elétrica de geradores solares implementados na comunidade há pouco tempo, embora não seja suficiente para manter geladeiras ligadas, já foi um avanço. Se a FUNAI tem planos para desenvolver a reserva, dando mais infra-estrutura aos seus moradores, não sabemos, mas percebe-se que o local ainda é pouco desenvolvido para o turismo, que deve ser uma das últimas prioridades de sua administração. O que não é de todo ruim, assim garantimos que o boom turístico não acabará com o lugar, sua beleza e seu charme sertanejo. Só assim alguns lugares poderão ser conhecidos, vistos e sentidos como eles são.

Raso da Catarina, região de Paulo Afonso - BA

Raso da Catarina, região de Paulo Afonso - BA

Brasil, Bahia, Paulo Afonso (Raso da Catarina), Baixo do Chico, Reserva, Funai, Raso da Catarina, sertão

Veja todas as fotos do dia!

A nossa viagem fica melhor ainda se você participar. Comente!

Post anterior Navegando no rio São Francisco, próximo à Piranhas - AL

Rota do Cangaço

Post seguinte Ao lado de paredão colorido no Parque Nacional da Serra do Catimbau, em Buique - PE

Torres, Lapiais e Tartarugas

Blog do Rodrigo No topo de formação rochosa no Raso da Catarina, região de Paulo Afonso - BA

Paulo Afonso e o Raso da Catarina

Comentários (5)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 17/11/2015 | 21:08 por Eduardo

    Boa noite. Quanto custou o passeio com o guia local? Possui o telefone de contato dele? Obrigado.

  • 17/11/2015 | 21:06 por Eduardo

    Boa noite. Quanto custou o passeio com o guia local? Possui o telefone de contato dele? Obrigado.

  • 05/01/2013 | 14:40 por glicia saldanha

    viajei ( literalmente)e me emocionei ao passar por cada cantinho desta região que é unica nas paisagens, clima e gente muito alegre junto com todos vocês do programa ( ao assistir o programa) sou deste pedaço do Brasil ( esquecido pelos politicos e so lembrado em tempos de eleições)! Mas cheio de belezas naturais e muitas historias de cabas machos sim sim nho!
    obrigada a toda a equipe!

    Resposta:
    Obrigada Glicia! Nós somos apaixonados pelo nordeste, a cultura, as músicas, as terras e a lua do sertão. Lindo esse seu pedaço do Brasil, nós ainda voltaremos. Beijos!

  • 01/03/2012 | 18:09 por lucas

    ola, eu moro em paulo afonso mais nunca passei pelo raso da catarina, vou lé dá dicas de lugares legais:
    sera do umbuzeiro, ponte metalica e o bonde da usina

    Espero que goste tchau bjs.

    Resposta:
    Obrigada pelas dicas Lucas! Qdo puder vá visitar o Raso, é um lugar lindo! Beijos!

  • 03/03/2011 | 17:56 por Thales Brandão

    Legal sua reportagem sobre o Raso da Catarina. Sou professor universitário no interior da bahia, aproximadamente 200 km de Paulo Afonso. Realmente é muito complexo circular pelo Raso. Pretenso fazer esse percuso agora no Carnaval. Não irei pagar os 800 reais que geralmente cobraram para o percuso.. pretendo dialogar com as pessoas que habitam na região e fazer alguns registros fotográficos.

    Abraços e Sucesso, Thales Brandão

    Resposta:
    Oi Thales! Vá até a Vila de Joá, lá no caminho para o único clube da cidade vc vai encontrar a casa do Naldo, um dos únicos caras que pode entrar lá no Raso tranquilamente, com permissão do cacique. Não será difícil encontrá-lo, ele é super gente boa. Nos conte depois como foi a sua incursão! Sucesso e bem vindo aos 1000dias! Bjs, Ana

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet