0 Rafting com emoção! - Blog da Ana - 1000 dias

Rafting com emoção!

Brasil, Bahia, Itacaré

O rio das Contas, em Taboquinha, região de Itacaré - BA

O rafting no Rio de Contas é considerado o segundo melhor rafting do Brasil, segundo a agente de turismo local. Com algumas corredeiras de grau 2 e a emocionante corredeira de grau 6 que possui porém uma passagem lateral de grau 4, uma cachoeira que cai meio à um turbilhão de águas profundas. Uma curiosidade, o nome do rio está ligado à história da região, pois é o local onde os coronéis antigamente acertavam suas contas.

Nosso barco de rafting em Taboquinha, região de Itacaré - BA

Saímos em direção à Taboquinhas, vilarejo que fica a 28km de Itacaré, onde fica a base da Planeta Água, operadora de rafting que nos levou para esta aventura. Chegando lá encontramos com mais de 30 pessoas no briefing, feriado é assim mesmo. Logo cedo eles tiveram um problema com a land rover que levaria parte dos turistas para lá e a mesma land rover que iria levar no seu engate os barcos para o local de início do passeio. Sendo assim, enquanto eu acompanhava o briefing, Rodrigo preparava o engate da Fiona que finalmente seria estreado! Ela ficou super estilosa carregando todos aqueles botes de borracha, dá para ver que nasceu para a aventura mesmo!

Fiona estreia seu reboque em grande estilo, em Taboquinha, região de Itacaré - BA

O nosso guia foi o Hanio, uma figura! Sabendo do site e das filmagens que queríamos fazer, ele conseguiu nos colocar em um bote especial, com apenas 6 pessoas incluindo ele e o Lilton, super câmera man e guia em treinamento da Planeta. Duas viagens de Fiona para levar os botes e estamos prontos. O sítio de onde começamos o rafting é maravilhoso, um remanso do Rio das Contas está repleto de baronesas, o que indica que a estiagem e as cheias do rio não ocorreram por um longo período, deixando que elas reproduzissem e cobrissem o rio de um verde florido.

Pronta para o rafting em Taboquinha, região de Itacaré - BA

A primeira queda que passamos é um grau dois, só para aquecer. Na sequencia já chegamos à corredeira mais hard core, enquanto todos tiveram que passar por trilhas, nós diminuímos o peso do barco, ficando o Eduardo e o Lilton fora e eu, Rodrigo e Andressa fomos com o Hanio descer a corredeira. O barco precisa estar mais leve e precisa descer de lado, caso contrário viraríamos como aconteceu com o nosso bote de segurança. Alucinante! Mas mais alucinante ainda foi pular no meio desta mesma corredeira, logo depois da queda de grau 6.

Salto na corredeira do Rio das Contas em Taboquinha, região de Itacaré - BA

O turbilhão de água te embola por uns 20 segundos e você reaparece já uns 50m para frente, é muito forte! Essa era uma que eu nunca tinha imaginado que faria, pois sempre achamos que tem pedra ou algo, mas ali o povo já conhecia e sabe que deve ter uns 15m ou mais de profundidade. RADICAL!

Preparando-se para o salto em corredeira do Rio das Contas, em Taboquinha, região de Itacaré - BA

O rafting continua por corredeiras menores, um cânion maravilhoso e logo depois um salto de 7 metros de altura da famosa “Pedra do Pulo”.

Salto em canyon do Rio das Contas em Taboquinha, região de Itacaré - BA

Fechamos o passeio com um mergulho delicioso no rio, quente mas ainda assim refrescante! Chegamos na base nadando os últimos 1000m e para fechar com chave de ouro ainda rolou uma tirolesa!

Tirolesa no Rio das Contas, em Taboquinha, região de Itacaré - BA

Almoçamos lá mesmo em Taboquinhas com os nossos companheiros de rafting e provamos o mel de cacau, sumo da fruta retirado de forma artesanal, delicioso! Sem dúvida nenhuma este é um passeio obrigatório em Itacaré!

Refrescando-se ao final do rafting em Taboquinha, região de Itacaré - BA

Brasil, Bahia, Itacaré, Praia, trilha, mar, Rio, rafting

Post anterior Praia do Havaizinho, em Itacaré - BA

Circuito Praias e Trilhas – A missão!

Post seguinte Com a Denise e a Bianca na Festa à Fantasia de Itacaré - BA

Halloween à baiana

Blog do Rodrigo Tirolesa no Rio das Contas, em Taboquinha, região de Itacaré - BA