0 Praias Inundadas - Blog da Ana - 1000 dias

Praias Inundadas - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

Praias Inundadas

Brasil, Pará, Santarém, Alter do Chão

Praia e quiosques inundados pelo rio Tapajós, em Alter do Chão - PA

Praia e quiosques inundados pelo rio Tapajós, em Alter do Chão - PA


Santarém é uma grande cidade, com mais de 270 mil habitantes, às margens do Rio Amazonas. Ela fica exatamente no encontro das águas do Rio Tapajós e do Rio Amazonas, o mesmo fenômeno que vimos rio acima, entre o Solimões e o Rio Negro, aqui se repete com as águas barrentas do Amazonas e as águas mais escuro-amareladas do Tapajós.

Chegando à Santarém - PA

Chegando à Santarém - PA


A orla de Santarém é muito diferente de Manaus e mesmo de Belém, a cidade tem a sua frente voltada para o rio. Um calçadão é todo iluminado e muito simpático para um passeio durante a noite e reúne famílias e jovens com suas varas de pesca à beira do rio.

A orla de Santarém - PA

A orla de Santarém - PA


Ali encontramos restaurantes, comércio, a Igreja Matriz, praça e inclusive um píer turístico de onde saem os passeios de barco para as praias no período da seca e para as florestas inundadas agora na cheia. À noite, neste mesmo píer, funciona um restaurante-bar muito gostoso, provamos a isca de pirarucu, deliciosa!

A bela Igreja Matriz de Santarém - PA

A bela Igreja Matriz de Santarém - PA


Hoje com o dia chuvoso, caminhamos novamente pela orla, pelo centro da cidade e almoçamos em um restaurante por quilo muito gostoso, comida caseira, salada e uma grande variedade nada fácil de encontrar por estas bandas. Fizemos o check out do hotel, já nos preparando para seguir viagem. Antes, porém, precisávamos de informações e liberações do ICM-Bio para conhecer a FLONA Tapajós. Uma Florestas Nacionais das mais organizadas do Brasil, desenvolve um trabalho de manejo sustentável da floresta junto das comunidades ribeirinhas que vivem do extrativismo. Infelizmente nos desencontramos da pessoa responsável pelas visitações, que estava fora do escritório, mas conseguimos um folder e a informação que podemos pegar a liberação na secretaria de entrada.

Com chuva, no píer de Santarém - PA

Com chuva, no píer de Santarém - PA


Já eram quase três horas da tarde e o sol começou a dar o ar da graça. Estávamos na dúvida se esperávamos o amigo responsável pela FLONA, para mais detalhes, ou se pegávamos estrada. Não titubeei, praia! Há apenas 35 km de Santarém ficam as praias de água doce mais bonitas do Brasil, na cidade de Alter do Chão.

Nadando no fim de tarde no rio Tapajós, em Alter do Chão - PA

Nadando no fim de tarde no rio Tapajós, em Alter do Chão - PA


O Rio Tapajós é riquíssimo em praias, areias claras, águas limpíssimas, mornas e convidativas, ainda mais no calor. Durante o verão daqui, época de seca, os rios baixam e as praias aparecem. Infelizmente chegamos no período chuvoso, quando os rios estão cheios e as praias todas inundadas. A paisagem muda muito, as barracas de praia que normalmente estariam cheias de turistas, agora estão embaixo d´água.

A caminho da praia, remando, em Alter do Chão - PA

A caminho da praia, remando, em Alter do Chão - PA


A Ilha do Amor, praia mais conhecida bem em frente à Alter do Chão, é um istmo de areia que fica separado por um pequeno canal, que pode ser atravessado com a água nas canelas. A Lagoa Verde, Pindobal, Ponta do Cururu e outras centenas de praias podem ser exploradas ao longo do rio. Depende da disposição e do grau de aventura de cada um.

Nadando no fim de tarde no rio Tapajós, em Alter do Chão - PA

Nadando no fim de tarde no rio Tapajós, em Alter do Chão - PA


Nós chegamos, nos instalamos e logo atravessamos de canoa para um último pedacinho de praia que ainda restou na Ilha do Amor. Íamos nadando, mas como sempre sobra para mim o trabalho de levar as coisas secas enquanto o meu amor esportista nada deliciosamente até lá.

A caminho da praia, nadando, em Alter do Chão - PA

A caminho da praia, nadando, em Alter do Chão - PA


Final de tarde excepcional, o rio estava um espelho, o sol e a água em temperaturas ideais para ficarmos até o cair da noite sem sentir frio. Conhecemos um casal mineiro bom de papo que nos fez uma ótima companhia, engatei na conversa e foi difícil de parar. Cada um com seu esporte preferido, uai!

Fim de tarde no rio Tapajós, em Alter do Chão - PA

Fim de tarde no rio Tapajós, em Alter do Chão - PA


Nem preciso dizer que nós queremos voltar no verão, as praias começam a aparecer em julho e estão na melhor forma em novembro. Há quem diga que as águas ficam verdinhas, “o caribe de água doce”, mas eu? Só acredito vendo! Rsrsrs!

Voltando da praia de canoa, já de noite, em Alter do Chão - PA

Voltando da praia de canoa, já de noite, em Alter do Chão - PA

Brasil, Pará, Santarém, Alter do Chão, Rio Amazonas, Rio Tapajós

Veja todas as fotos do dia!

Faz um bem danado receber seus comentários!

Post anterior Fim de tarde no Rio Amazonas, já bem próximo de Santarém - PA

Já?

Post seguinte Praia alagada em Pindobal, próximo à Alter do Chão - PA

Alter do Chão, Sairé e Carimbó

Blog do Rodrigo Praia e quiosques inundados pelo rio Tapajós, em Alter do Chão - PA

Alter do Chão (no Inverno)

Comentários (3)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 11/05/2011 | 00:37 por Lena

    Lindíssimas as fotos, Ana! Amei a sexta! E os relatos estão demais, super detalhados! Estive no Pará em outubro de 2009 e peguei ALter do Chão na sua melhor forma. Nesta época, em vez das flores de jambo, são os cajus que perfumam e enfeitam a orla ;-)
    Que lugar! O Pará é muito especial! Continuo acompanhando vocês.
    Divirtam-se!

    Resposta:
    Eu fiquei mesmo muito bem impressionada com o Pará, já sabia que seria lindo, mas tudo me surpreendeu ainda mais. A receptividade da cidade cosmopolita que é Alter do Chão, as cores, os jambos, as músicas, tudo! E como vc, saí de lá agora com a certeza que irei voltar, para ver os cajueiros e as praias emersas! =) rsrs! Obrigada Lena, continuamos a viagem juntas! Bjs!

  • 08/05/2011 | 20:15 por lalau

    Alter é mesmo para voltar...Antonio do meu lado acaba de dizer que está com fome e eu tenho que ir para a cozinha fazer ovos mexidos,com água na boca de lembrar da comida em Santarém. beijos, saudades

    Resposta:
    Lalau, pensei demais em você lá! Acho que pela sua história com a Amazônia, em cada canto de Alter do Chão eu pensava que você estaria adorando estar ali. Viaja conosco enquanto não programa de voltar! Dá um beijão em todos, saudades! Beijos =)

  • 07/05/2011 | 10:38 por Ari

    Oi Ana!

    Belas fotos!!
    Comentei sobre uma no blog do Rodrigo e ele me sugeriu as suas. Bom.. sem dúvida "Fim de tarde no Rio Tapajós" ficou muito boa... mas gostei mesmo foi "nadando no fim de tarde Rio Tapajós"... q aquilo? belíssimo!!
    parabéns!!

    Boa viagem!!

    Resposta:
    Um espelho, né Ari? Realmente as paisagens paraenses são sensacionais, eu sabia disso mas confesso que me surpreendi! Beijos!!!

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet