0 O Homem Americano - Blog da Ana - 1000 dias

O Homem Americano - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

O Homem Americano

Brasil, Piauí, São Raimundo Nonato (P.N. Serra da Capivara)

Viajando nas pinturas rupestres na Serra da Capivara, próximo à São Raimundo Nonato - PI

Viajando nas pinturas rupestres na Serra da Capivara, próximo à São Raimundo Nonato - PI


De onde somos? Para onde vamos? De onde viemos? As perguntas existenciais que não querem calar, tem várias formas de serem respondidas. Alguns buscam explicações religiosas, outros preferem a ciência, são diversas teorias que procuram responder a estas perguntas. Uma delas é a arqueologia, que procura provas da existência do homem na terra, assim como a descoberta de informações que expliquem a sua evolução até os tempos atuais.

Paredes com muitas pinturas rupestres na Serra da Capivara, próximo à São Raimundo Nonato - PI

Paredes com muitas pinturas rupestres na Serra da Capivara, próximo à São Raimundo Nonato - PI


Algumas questões nunca serão respondidas, sobre os seus costumes, os rituais, por que pintavam? Como pintavam? Nunca teremos certeza, mas estas pinturas são hoje a conexão mais próxima que temos com a história de nossos antepassados. A Serra da Capivara está repleta de evidências da existência de tribos que ali viveram há 10, 12 mil anos.

Pintura Rupestre na Serra da Capivara, próximo à São Raimundo Nonato - PI

Pintura Rupestre na Serra da Capivara, próximo à São Raimundo Nonato - PI


A principal corrente hoje afirma que o homo sapiens sapiens chegou à América através do Estreito de Bering e teria levado mais 2 mil anos para alcançar o sul do continente. Antes de iniciar as suas pesquisas no Piauí, Niède compartilhava desta teoria com seus colegas, porém algumas descobertas aqui realizadas mudaram o rumo desta história.

Setas indicativas na Serra da Capivara, próximo à São Raimundo Nonato - PI

Setas indicativas na Serra da Capivara, próximo à São Raimundo Nonato - PI


Niède defende uma teoria revolucionária sobre a chegada do homem na América do Sul, alegando em suas descobertas vestígios de atividades humanas há mais de 50 mil anos. Uma fogueira estruturada foi descoberta em um sítio arqueológico na Serra da Capivara. Esta fogueira foi datada de 50mil BP (before present) através da técnica de decaimento do Carbono 14. É uma teoria muito controversa, pois para os outros arqueólogos apenas poderá ser totalmente comprovada quando se encontrar fóssil com a mesma datação. O solo da região semi-árida é muito ácido, não permitindo a conservação dos elementos orgânicos que poderiam ser datados através do C14. Nesta teoria o homem teria alcançado a América do Sul através do Oceano Atlântico, que na época possuía um nível muito mais baixo, encurtando, portanto as distâncias entre o continente africano e americano.

Um 'calendário'? (na Serra da Capivara, próximo à São Raimundo Nonato - PI)

Um "calendário"? (na Serra da Capivara, próximo à São Raimundo Nonato - PI)


Se Niede está correta, estes homens tinham feições negróides, africanas, como as de Luzia, fóssil de 11 mil anos encontrado na década de 70 em Lagoa Santa, região metropolitana de Belo Horizonte. São centenas de sítios pesquisados, milhares de pinturas rupestres e dezenas de fósseis humanos e de animais da mega-fauna já catalogados. A exposição permanente no Museu do Homem Americano com fósseis, pinturas e textos sobre a teoria da chegada do ser humano no continente sul americano é imperdível. Assim como a exposição da mega fauna que expõe fósseis de preguiças gigantes, tigre de dente de sabre, uma espécie de tatu que chegava ao tamanho de um fusca, entre outros.

Paisagem da Toca do Catitu II, na Serra da Capivara, próximo à São Raimundo Nonato - PI

Paisagem da Toca do Catitu II, na Serra da Capivara, próximo à São Raimundo Nonato - PI


O exercício que fazemos durante as caminhada pelas trilhas do parque e suas centenas de tocas, é de imaginar esta caatinga secam uma floresta tropical. Nesta Floresta Amazônica ou Atlântica corriam rios caudalosos, cheios de vida. Os desenhos nos dão uma pista sobre os animais que aqui viviam, emas, peixes, siris, veados, pássaros, onças, entre outros. A caça era atividade constante na vida destes homens pré-históricos, assim como os rituais.

Observando um dos inúmeros paredões na Serra da Capivara, próximo à São Raimundo Nonato - PI

Observando um dos inúmeros paredões na Serra da Capivara, próximo à São Raimundo Nonato - PI


Eles se retratam nestas pinturas rupestres com vestes e cocares, em atividades grupais como rituais, caças, situações do cotidiano. O vigor dos homens está presente praticamente em todas as paredes, homens de falos eretos um ao lado do outro, desde o ato sexual, até o registro do nascimento de uma criança. A fertilidade já parecia ser um conceito conhecido e trabalhado por eles, mas algumas respostas estes arqueólogos nunca poderão encontrar.

Museu do Homem Americano em São Raimundo Nonato - PI

Museu do Homem Americano em São Raimundo Nonato - PI


Falta um elo de ligação nesta teoria. Que ligação terão estes homens pré-históricos com os nossos índios? Como teria desaparecido este povo? Por quanto tempo viveram aqui na América antes do aparecimento dos nossos antepassados? Enfim, as perguntas são infinitas e é esta sede que move o trabalho incansável desta equipe aqui na Serra da Capivara. Um lindo e incansável trabalho. Tudo isso acessível à visitação turística de forma super organizada. Além de cenários naturais magníficos é um maravilhoso museu a céu aberto.

Fim de tarde na Serra da Capivara, próximo à São Raimundo Nonato - PI

Fim de tarde na Serra da Capivara, próximo à São Raimundo Nonato - PI

Brasil, Piauí, São Raimundo Nonato (P.N. Serra da Capivara), pinturas rupestres, Parque Nacional da Serra da Capivara, arqueologia, parque nacional, Museu do Homem Americano, FUNDHAM, Niede Guidon

Veja todas as fotos do dia!

Quer saber mais? Clique aqui e pergunte!

Post anterior A famosa Pedra Furada, na Serra da Capivara, próximo à São Raimundo Nonato - PI

Niede e a Serra da Capivara

Post seguinte A famosa Pedra Furada, na Serra da Capivara, próximo à São Raimundo Nonato - PI

A Beleza do Sertão

Blog do Rodrigo Pintura símbolo do Parque da Serra da Capivara, próximo à São Raimundo Nonato - PI

Pedra Furada e o Famoso Beijo

Comentários (4)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 04/07/2014 | 19:19 por Flora

    Oi Ana, como ja te disse semana passada to lendo sua viagem desde o começo. Amei a passagem de voces pelo litoral da Baia. Lembrei das minhas viagens por esta região, algumas ha mais de 30 anos. Agora voces vão para uma região que está na minha lista ha muito tempo. Deve ter algum probleminha no site, não estou conseguindo acessar o post anterior a este, Niede e a Serra da Capivara. Abs

    Resposta:
    Obrigada por avisar Flora! Já corrigi o link - http://www.1000dias.com/ana/niede-e-a-serra-da-capivara.
    Obrigada pela compahia, beijos e boa viagem!

  • 18/02/2013 | 14:17 por bismark

    Muito obrigado por nos visitar e levar essa boa imagem e informação de nossa terra. Sou natural de São Raimundo Nonato e você sempre será bem vinda, pois o calor aqui não é só térmico, mas também humano.

    Resposta:
    Olá Bismark! Sua terra foi uma das responsáveis pela minha nova e imensa paixão no Brasil, o sertão nordestino. Obrigada pelo carinho! Ainda voltaremos, beijos!

  • 01/03/2012 | 08:56 por gasola

    lindo o lugar ea mulher mais aida

    Resposta:
    Wohooo o/ , obrigada!

  • 08/12/2010 | 10:32 por Paulinha Ribas

    Mto bom este post!
    E que lugar lindo!

    Resposta:
    Uma viagem guria, 10mil BP! Beijos!

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet