0 Nuuk em Preto e Branco - Blog da Ana - 1000 dias

Nuuk em Preto e Branco - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

Nuuk em Preto e Branco

Groelândia, Nuuk

Passeando em dia nublado e gelado em Nuuk, capital da Groelândia

Passeando em dia nublado e gelado em Nuuk, capital da Groelândia


Chegamos à Nuuk as 21h30 e o dia ainda estava claro. Nesta época do ano os dias são longos, praticamente intermináveis, e quando você acha que finalmente vai escurecer, lá está o sol novamente, nascendo e começando um novo dia.

Sobrevoando a pequena Nuuk, capital da Groelândia

Sobrevoando a pequena Nuuk, capital da Groelândia


A menor capital do mundo nos recebeu com um clima bem ártico, incomum na primavera groelandesa. “O clima está maluco”, nos disse o motorista de táxi. “Nesta época normalmente teríamos menos neve, nada de chuva e vento, um clima bem ameno e agradável”. Nuuk é conhecida por ter um dos climas mais amenos no país, com dias ensolarados e céu azul. Porém de alguns anos para cá as tempestades de chuva, vento e neve se tornaram mais frequentes mesmo depois do inverno. “Antes eu achava tudo isso uma grande besteira, mas agora estou começando a acreditar neste tal aquecimento global.”, complementou o senhor taxista lembrando de sua juventude mais calorosa.

Aeroporto de Nuuk, a capital da Groelândia

Aeroporto de Nuuk, a capital da Groelândia


Nós caminhamos pelas ruas de Nuuk todos encasacados, a -5°C sob neve, que depois virou chuva e um toró, com as mochilas nas costas e máquina na mão. A excitação era tanta que quase nem sentíamos molhar. Nosso cérebro estava a milhão, tentando se adaptar às tantas novidades.

Cemitério da cidade de Nuuk, capital da Groelândia

Cemitério da cidade de Nuuk, capital da Groelândia


A neve e a rocha fazem um novo padrão estético se criar na nossa mente. Uma paisagem em branco e preto, as casas coloridas acinzentadas pela forte neblina e a pouca luz nos transportam para o cenário de um filme do cinema mudo.

Residência na paisagem gelada de Nuuk, capital da Groelândia

Residência na paisagem gelada de Nuuk, capital da Groelândia


Curioso é que os personagens do filme são esquimós modernos. Eles falam dinamarquês, trabalham no porto, banco e lojas de departamentos. Assistem as notícias do mundo durante o café da manhã e passando por nós nas ruas não se espantam em ver uma polaca de mochila, só aceleram o passo para fugir da chuva, como se tudo aquilo fosse normal! Será que alguém avisou a eles que eles estão na Groelândia???

O moderno cinema de Nuuk, capital da Groelândia

O moderno cinema de Nuuk, capital da Groelândia


Este povo possui mais 2.500 anos de história. Ninguém precisa contar para eles onde estão ou quem são, eles simplesmente sabem. Isso faz parte da vida e sabedoria milenar de um povo que ama a sua terra e a reconhece assim. Nunaat Kalaallit ou “A terra dos Kalaallit”, nome do país em kalaallisut, a língua nativa dos kalaallits, grupo dentro do povo Inuit.

Arte nas ruas de Nuuk, capital da Groelândia

Arte nas ruas de Nuuk, capital da Groelândia


Um nome tão bonito, Nunaat Kalaallit, por que então a chamamos de Groelândia? Os Vikings chegaram aqui quando o clima estava mais ameno. Em uma das primeiras iniciativas de marketing conhecidas da história, batizaram a terra gelada de Greenland, a Terra Verde.

Aspecto de Nuuk, capital da Groelândia

Aspecto de Nuuk, capital da Groelândia


Os Inuits são descendentes dos Dorsets e Thules, que chegaram a essas terras geladas vindos do Alasca e do norte do Canadá. Ver uma polaca não é nada demais, desde 984 d.C., quando os Vikings aportaram por essas bandas, eles se acostumaram com esse povo de pele clara e cabelos dourados. Alguns dizem que eles seriam os responsáveis pelo desaparecimento dos vinkings da costa da Groelândia em meados do século XV. A minha aposta é na tese defendida por vários cientistas, de que a sábia mãe-natureza estava do lado dos Inuits e que os pulôveres de lã dos nórdicos não foram páreos para o clima frio, que retornava ao seu ponto de equilíbrio.

Vista aérea da paisagem gelada ao redor de Nuuk, capital da Groelândia

Vista aérea da paisagem gelada ao redor de Nuuk, capital da Groelândia


80% do país é coberto por uma camada de gelo, portanto viajar na Groelândia não é fácil. Ainda assim mais de 30 vilas se distribuem pela costa oeste do país e outro punhado na costa leste.

Mapa da costa oeste da Groelândia, onde estão a capital Nuuk e Ilulissat, mais ao norte, nossos destinos no país

Mapa da costa oeste da Groelândia, onde estão a capital Nuuk e Ilulissat, mais ao norte, nossos destinos no país


O transporte só pode ser feito via marítimo ou aéreo, o que torna a viagem ainda mais cara e amarrada, pois se o tempo não colaborar o barco ou o avião simplesmente não podem partir. O nosso voo rumo ao norte do país quase foi cancelado, mas tivemos sorte e mesmo com uma previsão de tempestade de vento e neve para a tarde, o avião pôde decolar rumo à Ilulissat. Mas essa já é história para um próximo post.

Nosso voo da Islândia para a Nuuk, capital da Groelândia

Nosso voo da Islândia para a Nuuk, capital da Groelândia

Groelândia, Nuuk, viagem, Ártico, Vikings, Inuits

Veja todas as fotos do dia!

A nossa viagem fica melhor ainda se você participar. Comente!

Post anterior Gelo cobre pequena baía em Ilulissat, na Groelândia

Groelândia

Post seguinte Um belo fim de tarde, às 10:30 da noite! (em Ilulissat, na Groelândia)

Disko Bay

Blog do Rodrigo Um Greenland Husky, animal mais popular em Ilulissat, na Groelândia

Cruzando o Círculo Polar

Comentários (0)

Participe da nossa viagem, comente!
Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet