0 Mt. Shasta: a Montanha Sagrada - Blog da Ana - 1000 dias

Mt. Shasta: a Montanha Sagrada - Blog da Ana - 1000 dias

Mt. Shasta: a Montanha Sagrada

Estados Unidos, Califórnia, Mount Shasta

Por detrás das nuvens aparece o gigantesco Mount Shasta, com mais de 4.300 metros de altitude, na Califórnia, nos Estados Unidos

A montanha sagrada para as nações indígenas, um vórtex energético da terra, o chákra base do planeta, é por estas e outras teorias energéticas que o Mount Shasta se tornou conhecido na comunidade holística. Alguns dizem que a sua energia é um portal para outras dimensões, lá estão cidades lamurianas subterrâneas, discos voadores são avistados e encontros com seres fantásticos são relatados.

Delicadeza da neve nas folhas de Outono, em parque municipal em Mount Shasta, na Califórnia, nos Estados Unidos

Impressão digital de um anjo, em Mount Shasta, na Califórnia, nos Estados Unidos

Poucos ouviram falar, mas os que conhecem sabem que esta montanha possui algo de especial. Pessoas que são atraídas por ela sem um motivo claro, e então relatam todos os tipos de experiências extrasensoriais. A nossa chegada até o Mount Shasta também não foi das mais normais. Quando faço um roteiro, normalmente estou procurando pelos parques nacionais e antes de incluí-los no cronograma, leio, faço uma breve pesquisa para definir a rota.

Desde pequenas, as árvores precisam aprender a conviver com a neve em Mount Shasta, na Califórnia, nos Estados Unidos

Fizemos um desvio razoável para chegarmos até aqui e quando chegamos o Rodrigo me perguntava, mas porque o Mount Shasta? Onde você leu sobre ele? Quem te indicou? E eu tinha certeza que estava indicado no Lonely Planet e visto no nosso mapa de estradas e parques nacionais. Lá perto, porém, descobri que o parque na realidade é uma floresta nacional, como várias que já ignoramos no roteiro. Buscando informações no Lonely Planet, não encontrei o que eu havia lido, apenas uma citação rápida. Fato foi que chegamos à montanha e logo fomos surpreendidos não apenas por sua beleza e tamanho, mas pela energia especial que existe no lugar.

Inventando uma trilha pela neve da floresta do Mount Shasta, na Califórnia, nos Estados Unidos

O Mount Shasta (4.322m) é um dos mais altos estratovulcões do mundo e o segundo vulcão mais alto da Cascade Range, atrás apenas do Mount Rainier. Ele está protegido pela Shasta-Trinity National Forest, formadas no início do século XX. Durante os anos de 1945 e 1948 o Mount Shasta e o Shasta Lake formavam o Mount Shasta National Park, que depois foi englobada pelo sistema de Florestas Nacionais.

Trilha ao pés do Mount Shasta, na Califórnia, nos Estados Unidos

Passeio pela floresta nevada do Mount Shasta, na Califórnia, nos Estados Unidos

Após o encontro com os aventureiros da Lost World Expedition, nós pegamos estrada em direção a Shasta City. Eu conhecia o roteiro no mapa, mas nem imaginava como seria a paisagem do caminho. A estrada sinuosa cruza todo o Gold Country, região onde foi descoberto ouro nos idos de 1848. Foi a descoberta deste ouro que acelerou a colonização e o desenvolvimento da costa oste. A Gold Rush não apenas fundou o 31° estado americano, ela movimentou o mundo, criando rotas de imigração entre a América e Ásia, caminhos alternativos para a travessia ao oeste pela América Central e inclusive acendeu a discussão da abertura do Canal do Panamá. Difícil acreditar que foi nesta pacata região onde tudo começou! Montanhas e mais montanhas cobertas por carvalhos e uma vegetação rasteira, não mais as coníferas que já estamos tão acostumados.

Roteiro entre Arcata, Mount Shasta e Lassen Volcanic

Cruzando a Sierra Nevada em direção à mount Shasta, na Califórnia, nos Estados Unidos

Pegamos a 299 pensando que seria uma estrada grande e movimentada. não abastecemos o carro antes de sair de Arcata e Eureka e quase ficamos sem combustível no caminho! Com menos de 20km de alcance na marca da Fiona, desviamos para uma pequena vila que salvou o nosso dia. Chegamos à Shasta City já era noite e estava nevando, jantamos em um restaurante bem simpático em frente ao Alpine Inn.

Aqui nasce o rio Sacramento, em Mount Shasta, na Califórnia, nos Estados Unidos

Na manhã seguinte fomos até o Sacramendo Headwaters Park, o principal parque da cidade que protege a cabeceira do Rio Sacramento. As águas puríssimas são orgulho dos habitantes da cidade, que enchem seus galões de água em um dos únicos rios de toda a nação em que se pode beber água direto da fonte, energizada pela montanha.

As águas puras que saem de antigos túneis de lava e dão início ao rio Sacramento, em Mount Shasta, na Califórnia, nos Estados Unidos

O dia estava prometendo melhorar e esperançosos seguimos para o alto da montanha que ainda parecia encoberta. Como montanha sagrada, o Mount Shasta é um local de energização e oração para pessoas de todas as crenças e atrai mestres e gurus de todo o mundo. É comum encontrar grandes símbolos desenhados na base da montanha e grupos reunidos para orações e rituais. Nós chegamos e logo encontramos um casal, ela cubana e ele americano. Ela apaixonada pelo Brasil, falava português e adorou encontrar brasileiros por ali! Espiritualista não hesitou em me contar suas conexões espirituais da umbanda e outras vidas, incomum para a maioria das pessoas, mas não para mim, que compartilho da mesma crença. Como ela soube/sentiu isso tão rápido? Emocionada com o nosso encontro em um local tão especial, ela foi a primeira pessoa a nos ensinar sobre a magia e a energia desta montanha.

Caminhando pela floresta nevada do Mount Shasta, na Califórnia, nos Estados Unidos

Voltei ao carro, vesti todas as camadas de roupa possíveis para enfrentar os -5°C e munidos de botas, luvas e gorros nos embrenhamos na natureza selvagem do Mount Shasta, que coberto de neve, fazia todos os caminhos parecerem possíveis. Atentos, esperamos pela janela entre as nuvens e finalmente conseguimos avistar toda a montanha, linda e majestosa. Realmente eu não sei como, mas eu sei por que viemos parar aqui. Mesmo o Rodrigo, que é super racional e cientificista, não pôde resistir aos encantos e à energia do Mt Shasta e no final agradeceu ao meu sexto sentido que nos trouxe até aqui.

A neve cai durante passeio pela floresta gelada do Mount Shasta, na Califórnia, nos Estados Unidos

Fiz as minhas orações e meditações e nos despedimos da montanha em direção ao seu vizinho mais a oeste, o Lassen Volcanic National Park. Este sim, um dos mais antigos parques nacionais dos Estados Unidos, em 2016 completará o seu centenário. Sua última erupção foi em 1915 e dados apontam que ele deve ser o próximo vulcão a entrar em erupção aqui nos Estados Unidos continentais. Viajamos de Shasta pela CA-89 com neve e gelo ao lado da pista. Chegando a menos de 20km do parque tivemos a confirmação que o parque estava fechado para a temporada de inverno. Entre dezembro e abril alguns tours de cross country são guiados pelos park rangers no parque nevado. Infelizmente não conseguimos nem ver a montanha de longe, tamanho o mau tempo e a neve que estava prevista para a região. Assim, acabamos resolvendo seguir direto para Susanville, a maior cidade no caminho para o nosso próximo destino, o Lake Tahoe.

A Fiona está cada vez mais craque para rodar na neve! (na região do Mount Shasta, na Califórnia, nos Estados Unidos)

Estados Unidos, Califórnia, Mount Shasta, Susanville, Lassen Volcanic National Park, Shasta City, Gold Country, Espiritualidade

Post anterior Impressionada com o tamanho de uma das redwoods do Redwood National Park, no norte da Califórnia, nos Estados Unidos