0 Monte Negro - Blog da Ana - 1000 dias

Monte Negro - Blog da Ana - 1000 dias

Monte Negro

Brasil, Rio Grande Do Sul, São José dos Ausentes

Observando o mar de nuvens que preenche o canyon Monte Negro, em São José dos Ausentes - RS

O cânion Monte Negro fica no município de São José dos Ausentes, há apenas 5 km da pousada em que estamos hospedados. O acesso é por uma estrada de terra que passa por dentro de fazendas, sendo possível chegar bem próximo ao mirante. São em torno de 400m de caminhada até a borda do cânion e a recompensa é certa. São imensos paredões de rocha, com mais de 100m de altura!

Canyon Monte Negro em São José dos Ausentes - RS

“Cânion é a denominação utilizada para designar vales profundos e encaixados, os quais adquirem características mais pronunciadas quando cortam seqüências sedimentares, vulcânicas e vulcano-sedimentares, horizontalizadas.”1

O canyon do Monte Negro preenchido de neblina, em São José dos Ausentes - RS

A paisagem do Cânion Montenegro é impressionante! Quando está claro pode-se avistar até o litoral catarinense e em dias com a formação de neblina, vemos um imenso mar de nuvens sob os nossos pés. Conseguimos avistar inclusive as quedas d´água e uma das montanhas centrais emergindo do branco como uma ilha fantasma. As nuvens iam e vinham enquanto nós explorávamos todo o peral da serra, sem dúvida um dos cânions mais lindos que já visitamos.

Visão do canyon Monte Negro coberto pela neblina, em São José dos Ausentes - RS

À direita fica o Pico Monte Negro, ponto mais alto do estado, com 1403m de altitude. Ele é assim chamado, pois se destaca dentre os campos do alto da serra pela coloração verde escura da mata de araucárias. Não encontramos uma trilha específica para subir, porém ali todos os caminhos levam ao pico. Existem muitas trilhas feitas pelo gado que procura a mata para se proteger do frio. Do alto podemos avistar todo o cânion e é fácil imaginar o momento da cisão da terra, formando as imensas fendas no chão.

O canyon visto do alto do pico do Monte Negro, em São José dos Ausentes - RS

Mesmo sem neve, o frio úmido que está pairando sobre a região tem sido cruel, principalmente pelas manhãs. Sair da cama quentinha com a temperatura perto de 0°C, em uma casa sem aquecimento, é tortura chinesa! Nossos anfitriões dizem que a melhor hora para conseguirmos ver o cânion é entre 8 e 9h da manhã, quando há mais garantia do tempo estar aberto. Nós fomos perto das 11h, mesmo um pouco desacreditados insistimos e tivemos muita sorte! Soubemos mais tarde que mais cedo a neblina estava alta e o cânion fechado. Sem querer, acabamos pegando a melhor janela de tempo do dia!

Autofoto na beirada do canyon Monte Negro, em São José dos Ausentes - RS

A 25 km dali fica a Fazenda do Cachoeirão do Rodrigues, uma pousada às margens do rio e a apenas 15 minutos de caminhada do mirante da cachoeira. Um rio largo composto pela união dos Rios Divisa e Silveira, que formam esta imensa queda d´água. Existe uma trilha para ir até a base da cachoeira, mas deve-se cruzar o rio, portanto em dias mais quentes e quando o nível do rio está mais baixo. Esta região também é muito procurada para a prática da pesca esportiva.

A grande e gelada cachoeira Rodrigues, no rio Silveira, em São José dos Ausentes - RS

Logo ao lado, a Fazenda Potreirinhos também tem uma paisagem muito curiosa, conhecida como Desnível dos Rios. Os dois rios acima citados correm paralelos com um desnível de 17m de altura. Atravessando o Rio Silveira há um mirante no centro onde se pode observar a curiosa cena. Infelizmente com o rio cheio e a água congelante, não foi possível chegarmos até lá. A fazenda também possui estrutura para turismo rural, uma pousada bem aconchegante do simpático casal Dona Nilda e Seu Chico.

Paisagem bucólica no entorno do rio Silveira, em São José dos Ausentes - RS

Hoje o dia começou frio, mas não o suficiente para a formação de geada ou neve. A previsão ainda diz que talvez amanhã, mas as possibilidades estão diminuindo. Mesmo com a garoa fina e o frio durante a tarde, a neblina nos deu uma trégua e conseguimos conhecer bem a região de São José dos Ausentes. Já sem muita esperança de neve, amanhã seguimos viagem rumo a Cambará do Sul, para continuar explorando as belezas dos cânions gaúchos.

No cume do pico do Monte Negro, ponto mais alto do Rio Grande do Sul, em São José dos Ausentes

1. Fonte: Ausentes Online.

Brasil, Rio Grande Do Sul, São José dos Ausentes, Cânion Monte Negro

Veja mais posts sobre Cânion Monte Negro

Post anterior A Ana caminha pela neblina nos campos mais altos do estado do Rio Grande do Sul, na região de São José dos Ausentes

Névoa nos Ausentes

Post seguinte Ovelhas aproveitam o dia de sol em São José dos Ausentes - RS

Dia Gelado

Blog do Rodrigo Sobre as paredes enevoadas do canyon Monte Negro, em São José dos Ausentes - RS