0 Mina da Passagem - Blog da Ana - 1000 dias

Mina da Passagem

Brasil, Minas Gerais, Mariana

Lago da Mina da Passagem em Mariana - MG

Em setembro do ano passado ganhei do Rodrigo um presente diferente, o curso de mergulho em cavernas. Este sempre foi um dos meus sonhos como mergulhadora, mergulhar em cavernas. Só depois do curso fui ver que o buraco era muito mais embaixo. Não estamos falando de entrar em pequenas grutas ou restrições criadas pelos corais, mas sim de cavernas imensas alagadas. No Brasil temos diversos locais perfeitos para esta prática, como Bonito no Mato Grosso do Sul, Nobres no Mato Grosso ou mesmo a Chapada Diamantina na Bahia. O único “pequeno” empecilho foi que o Ibama proibiu a prática deste esporte em cavidades naturais sem que haja o plano de manejo da caverna com uma avaliação específica para este fim. Um plano como este tem um custo muito alto e nem o governo e nem os proprietários das terras tem interesse de investir, além destes não quererem se comprometer em liberar o espaço para um esporte arriscado como este. Sendo assim não temos como praticar o mergulho em caverna a não ser fora do Brasil ou usando a criatividade, característica peculiar ao nosso povo.

Acesso para a Mina da Passagem em Mariana - MG

Foi assim que uma mina de ouro, com mais de 300km de túneis escavados se tornou um dos mais interessantes pontos de mergulho em caverna no Brasil. A Mina da Passagem em Mariana foi desativada no início do século passado, depois de décadas de exploração a mineradora responsável parou de drenar a água encontrada nos veios cavados, deixando que ela inundasse. O lago da mina possui água mineral transparente, com uma temperatura constante de 21°C, perfeita para o mergulho! O responsável por esta idéia e pela infra-estrutura montada na mina para os mergulhadores foi Romeu Dib, um dos mais experientes instrutores e exploradores de cavernas submersas do país. (www.divegold.com.br)

Romeu Dib, nosso guia no mergulho na Mina da Passagem em Mariana - MG

Esta operação de mergulho é um tanto quanto curiosa. Ao invés de irmos à praia vamos para Minas Gerais, que nem mar possui. Ao invés de entrarmos em um barco, pegamos um carrinho de mineração. Depois do mergulho é que vem a melhor parte, não precisamos lavar todo o equipamento, pois o próprio mergulho já se encarregou disso! Uma beleza!

Entrando na Mina da Passagem em Mariana - MG

Chegamos à mina as 10h, eu e Rodrigo pedimos ao Dib um primeiro mergulho guiado, já que ele conhece a mina como a palma da mão e o nosso último mergulho havia sido em janeiro. O Dib não só veio nos encontrar como trouxe outro mergulhador experiente para o seu batismo em caverna, o Jorge. O mergulho guiado foi maravilhoso, eu fui liderando a equipe seguindo a gold line e as instruções do Dib nos “jumps” que fizemos para túneis secundários. Fizemos uma travessia, chegamos a 21m de profundidade em quase 40 minutos de mergulho. Foi demais!

Ana mergulhando na Mina da Passagem, em Mariana - MG

O nosso segundo mergulho foi a nossa estréia solo em caverna, sem ninguém mais experiente junto conosco. Sem dúvida ficamos mais ansiosos e muito mais atentos! Já havíamos mergulhado com o Reinaldo Alberti, nosso instrutor que nos formou Intro to Cave Divers e também com o Dib. No entanto mergulhar sozinhos foi sensacional! Só assim tivemos certeza que estamos preparados para os mergulhos na Flórida e no México, onde o american way “do it yourself” não nos facilitará nem um pouco a vida.

Placa meio 'borrada', subaquática, advertindo mrgulhadores da Mina da Passagem, em Mariana - MG

Placa meio "borrada", subaquática, advertindo mrgulhadores da Mina da Passagem, em Mariana - MG

Logo na entrada encontramos uma placa colocada pelo Dib, alertando dos perigos de mergulhadores não treinados passarem daquele ponto, pois muitas pessoas já morreram achando que sabiam o que estavam fazendo. Mergulhar na mina é muito diferente, não vamos avistar nenhuma espécie de peixe ou coral. Vemos apenas túneis, espelhos d´água formados pelo ar que expiramos e as ruínas inundadas da mina. Trilhos, dormentes, escorregadores e alguns utensílios utilizados para mineração. Durante o mergulho fiquei imaginando os mineiros trabalhando, o ouro sendo encontrado e extraído. Um mergulho na história! Penso também em quantas pessoas podem ter morrido lá embaixo e chego a arrepiar de imaginar que seus espíritos podem estar lá, nos vendo mergulhar e achando tudo aquilo muito estranho! Rsrs.

Autofoto durante mergulho na Mina da Passagem, em Mariana - MG

Ana atravessando restrição em mergulho na Mina da Passagem, em Mariana - MG

A experiência de mergulhar em uma mina já é fantástica, mas também não vemos a hora de mergulharmos em cavernas naturais. Já está tudo programado dentro dos 1000dias, mas ainda deve demorar pelo menos uns 300 para chegarmos lá!

Escada que dá acesso aos mergulhadores para o lago na Mina da Passagem em Mariana - MG

Enquanto ficamos sonhando com os próximos mergulhos, ainda extasiados pelo que acabamos de fazer, aproveitamos para ir até o centro histórico de Mariana. Fizemos um lanche e visitamos a Igreja Matriz e seus arredores. Mariana foi a primeira capital de Minas Gerais e por isso possui uma história muito rica impressa em suas ruas e sua arquitetura. Vale à pena explorar e respirar um pouco esta história, sem pressa, tentando prolongar ao máximo cada minuto destes nossos 1000dias.