1 Marco do descobrimento - Blog da Ana - 1000 dias

Marco do descobrimento - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

Marco do descobrimento

Brasil, Bahia, Trancoso, Porto Seguro, Arraial d'Ajuda, Santo André

O mar visto do alto do Quadrado de Arraial d'Ajuda - BA

O mar visto do alto do Quadrado de Arraial d'Ajuda - BA


Mais uma despedida das nossas companheiras de viagem, mas dessa vez acho que foi pra valer, ou melhor, até a próxima no Rio ou onde elas forem nos visitar! Seguimos viagem com intuito de chegar em Itabuna, mas no caminho passamos por cidades importantes na história do Brasil.

A Igreja do centro histórico de Arraial d'Ajuda - BA

A Igreja do centro histórico de Arraial d'Ajuda - BA


Primeira parada, Arraial d´Ajuda, cidade construída em um platô acima do nível do mar, com uma vista maravilhosa para a praia, coberta por coqueiros e de águas protegidas pelos recifes. Com o dia meio indeciso, não sabia se chovia ou fazia sol, não havia nada melhor do que uma programação cultural e histórica. Andamos pelo Santuário de Nossa Senhora D´Ajuda e pelas casinhas antigas da vila que dão um colorido à cidade. Milhares de lojinhas com todos os tipos de bugigangas, cangas e roupas aguardando os turistas. A brodway é a rua do comercio e dos restaurantes, não muito charmosa. Descendo do platô para a praia passamos pela Praia do Parracho, onde pousadas e beach clubs e condomínios residenciais dominaram a faixa entre a rua e a areia. Caminhamos um pouco até a chuva nos fazer acelerar o passo em direção à Porto Seguro.

O mar visto do alto do Quadrado de Arraial d'Ajuda - BA

O mar visto do alto do Quadrado de Arraial d'Ajuda - BA


Pegamos a balsa para Porto Seguro e fomos direto para o centro histórico, conhecer onde foi fundada a primeira vila no novo mundo. É até engraçado, na cidade está veiculando uma campanha dizendo “Nasci em Porto Seguro. Meu nome é Brasil.” Chegamos ao centro histórico e demos uma volta no complexo que possui hoje 3 igrejas, sendo a primeira delas a de Nossa Senhora de Misericórdia, construída em 1526, juntamente com um convento e um posto naval. Ao lado está a pedra fundamental colocada por Gonçalo Coelho, responsável da Coroa Portuguesa por formar a primeira vila brasileira.

Visitando o centro histórico de Porto Seguro - BA

Visitando o centro histórico de Porto Seguro - BA


É curiosa a sensação de estar ali, onde tudo começou. Andei por trás dos prédios e igrejas onde ainda vemos um cenário um pouco bucólico e fiquei imaginando o dia a dia dos portugueses na época. Pobres tupiniquins, foram conquistados e logo escravizados, diferente dos Pataxós, Aimorés e Cataxós que resistiram à colonização, retomando a cidade de Porto Seguro duas vezes!

Índios vestidos a carater no centro histórico de Porto Seguro - BA

Índios vestidos a carater no centro histórico de Porto Seguro - BA


Além dessa faceta histórica, Porto Seguro hoje é palco para as maiores festas, recebe nesta época milhares de estudantes que buscam, praia, sombra e muita badalação. Só não conhecemos a famosa Passarela do Álcool, pois só começava as atividades mais tarde.

Aspectos do centro histórico de Porto Seguro - BA

Aspectos do centro histórico de Porto Seguro - BA


O tempo começou a fechar novamente, um temporal se armou e caiu sobre nós exatamente em que estávamos na balsa de Cabrália para Santo André, onde decidimos dormir por esta noite. Uma vilazinha ainda pouco explorada pelo turismo, mas com pousadas muito charmosas e aconchegantes. Ficamos na Jucumã, uma pousada à beira da praia, com gazebos e lounges deliciosos para nos escondermos da chuva em alto estilo. Para fechar o dia, Steffano, o dono da pousada e chef da cozinha nos preparou um jantar com a típica cozinha italiana. Tagliattele com molho de queijo pecorino romano e camarão e um bom vinho, maravilhoso! Não tem jeito melhor de espantar a chuva!

Descansando no centro histórico de Porto Seguro - BA

Descansando no centro histórico de Porto Seguro - BA

Brasil, Bahia, Trancoso, Porto Seguro, Arraial d'Ajuda, Santo André, mar, Rio, bar da praia, Arraial d´Ajuda

Veja todas as fotos do dia!

Comentar não custa nada, clica aí vai!

Post anterior Passeando no Quadrado, em Trancoso - BA

Trancoso chuvoso

Post seguinte Praia em Santo André - BA

BRIOI de Santo André a Ilhéus

Blog do Rodrigo Igreja no Quadrado de Arraial d'Ajuda - BA

Arraial e Porto

Comentários (0)

Participe da nossa viagem, comente!
Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet