0 Maratona Serra do Cipó IV - Blog da Ana - 1000 dias

Maratona Serra do Cipó IV - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

Maratona Serra do Cipó IV

Brasil, Minas Gerais, Lapinha

A bela Cachoeira do Bicame, na Lapinha, região da Serra do Cipó - MG

A bela Cachoeira do Bicame, na Lapinha, região da Serra do Cipó - MG


Acordamos na Lapinha e que grata surpresa! A vila é rodeada de belíssimas montanhas e à beira de uma represa maravilhosa. A Lapinha é um distrito do município de Santana do Riacho e é bem conhecida por suas cachoeiras e pelo seu sotaque muito diferente. A princípio eu estava achando que eram apenas diferenças de sotaque, mas logo descobrimos que eles realmente possuem uma linguagem própria, o Inhangatú, derivado da mescla entre o português e o tupi. Algumas famílias sabem falar português mas utilizam em seu cotidiano apenas o inhangatu, não é difícil de entender desde que falem devagar. Os jovens utilizam ainda algumas palavras, mas aos poucos a língua vai se perdendo.

Com o nosso guia Walter, na Lapinha, região da Serra do Cipó - MG

Com o nosso guia Walter, na Lapinha, região da Serra do Cipó - MG


O centro comunitário Inhangatu é o responsável por organizar a atividade de ecoturismo na região, oferecendo guias locais para acompanhar nas principais atrações que são os Pocinhos, Cachoeira do Lageado, Cachoeira da Bicame e ainda a travessia Lapinha-Tabuleiro, passando pelo Pico do Breu, maior Pico da região com altitude em torno de 1600m.

Lapinha, região da Serra do Cipó - MG

Lapinha, região da Serra do Cipó - MG


Encontramos no nosso guia, Valter e fomos até a sede do Inhangatu para conhecer. Lá já conhecemos rapidamente o Seu Juquinha, mestre do batuque, dança típica aqui da Lapinha. O Seu Juquinha é o responsável por puxar as diversas cantigas, acompanhadas de batuques, palmas e de uma ciranda com passos marcados.

Com o Walter, Flávio e Gislei, na Lapinha, região da Serra do Cipó - MG

Com o Walter, Flávio e Gislei, na Lapinha, região da Serra do Cipó - MG


Começarmos o dia com uma longa caminhada até a Cachoeira da Bicame. A Fiona conseguiu nos levar quase até o portão da RPPN da Bicame, mas foi uma das piores estradas que ela já enfrentou. No caminho conhecemos o Flávio e a Gislei e demos uma carona a eles, ótimas companhias de caminhada. Foram 2 horas de caminhada, por campos rupestres em recuperação, uma área alta e plana com um cenário maravilhoso! Lá do alto avistamos a queda d´água e seu poço de águas ferruginosas.

Área da Cachoeira do Bicame, na Lapinha, região da Serra do Cipó - MG

Área da Cachoeira do Bicame, na Lapinha, região da Serra do Cipó - MG


Curioso pensar que um dia esta cachoeira já teve seu poço todo drenado pelos mineradores em busca de diamantes, durante a drenagem se formaram várias bicas d´água, daí o nome Bicame. Lá em cima o vento não nos deixava nada a vontade para um banho nas suas águas frias, mas o próprio paredão da cachoeira a protege do vento e cria o ambiente perfeito para um mergulho.

Tomando banho na Cachoeira do Bicame, na Lapinha, região da Serra do Cipó - MG

Tomando banho na Cachoeira do Bicame, na Lapinha, região da Serra do Cipó - MG


Voltamos os quase 8km de trilha e, do alto, avistamos o nosso próximo objetivo: a Represa da Lapinha. Será uma atividade diferente, atravessar de canoa a represa para conhecer as pinturas rupestres datadas de em torno de 8 mil anos. Voltamos à vila e já combinamos de encontrar nossos novos amigos a noite no bar em frente à igreja com a esperança que o Valter consiga falar com o Seu Juquinha para agitar um batuque para hoje a noite.

Represa na Lapinha, região da Serra do Cipó - MG

Represa na Lapinha, região da Serra do Cipó - MG


Quarto e último dia, estávamos ansiosos para finalmente encerrar a Maratona da Serra do Cipó, mas infelizmente tivemos um pequeno probleminha. O Ivan, o canoeiro da cidade que ia nos levar teve que ir à Santana do Riacho resolver algumas pendências. Já deixamos o passeio agendado para amanhã cedo e fomos fazer um lanchinho, afinal também somos filhos de Deus.

Final de caminhada na Lapinha, região da Serra do Cipó - MG

Final de caminhada na Lapinha, região da Serra do Cipó - MG


No bar conhecemos dois casais interessantíssimos! Todos de Belo Horizonte aproveitando o final de semana aqui na Lapinha. Conversamos sobre a viagem, dicas na região, na capital a também para o Inhotim, que já está no nosso roteiro. Nos divertimos muito e já os chamamos para o batuque da noite. Pena que não aconteceu... a cidade foi acometida por uma ventania ao grande que quase todos se esconderam do vento e do frio em suas casas e o Valter não conseguiu encontrar o Seu Juquinha. Tudo bem, mais um motivo para voltarmos.

Flávio, Walter, Dedé, Rosa e Gislei com a Ana em boteco na Lapinha, região da Serra do Cipó - MG

Flávio, Walter, Dedé, Rosa e Gislei com a Ana em boteco na Lapinha, região da Serra do Cipó - MG

Brasil, Minas Gerais, Lapinha, cachoeira, Lapinha, Santana do Riacho

Veja todas as fotos do dia!

A nossa viagem fica melhor ainda se você participar. Comente!

Post anterior Vale no Parque Nacional da Serra do Cipó - MG

Maratona Serra do Cipó III

Post seguinte Com o Ivan, nas pinturas rupestres da Lapinha, região da Serra do Cipó - MG

Lapinha à Beagá

Blog do Rodrigo Observando a represa na Lapinha, região da Serra do Cipó - MG

Lapinha e Bicame

Comentários (3)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 03/11/2013 | 01:46 por Karyne

    Nossa!! que lindo as fotos!! parabéns amei seu blog... eu estava depre e me deparei com a cidade de Chicago. Sonho tão distante morar no EUA. mas fico feliz por vc. um grande abraço da mineiro Karyne

  • 02/11/2013 | 13:53 por Mateus Henrique Damasceno

    Boa tarde, será que vocês dos site 1000 dias não teriam uma foto da cachoeira sexta queda de lapinha da serra?

  • 25/08/2010 | 21:30 por lalau

    oi Ana, ainda bem que eu vi foto sua tomando chopp no mercadode BH, se não acharia que teria ficado perdida no Cipó... bjs

    Resposta:
    Nem fale Lalau! Não seria nada mal, que energia boa que tem esse lugar! hahaha! Estou tentando, logo logo tiro todo o atraso e chego até BH, encontrar o Rodrigo ;-)

    Beijos!

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet