0 Maratona Serra do Cipó IV - Blog da Ana - 1000 dias

Maratona Serra do Cipó IV

Brasil, Minas Gerais, Lapinha

A bela Cachoeira do Bicame, na Lapinha, região da Serra do Cipó - MG

Acordamos na Lapinha e que grata surpresa! A vila é rodeada de belíssimas montanhas e à beira de uma represa maravilhosa. A Lapinha é um distrito do município de Santana do Riacho e é bem conhecida por suas cachoeiras e pelo seu sotaque muito diferente. A princípio eu estava achando que eram apenas diferenças de sotaque, mas logo descobrimos que eles realmente possuem uma linguagem própria, o Inhangatú, derivado da mescla entre o português e o tupi. Algumas famílias sabem falar português mas utilizam em seu cotidiano apenas o inhangatu, não é difícil de entender desde que falem devagar. Os jovens utilizam ainda algumas palavras, mas aos poucos a língua vai se perdendo.

Com o nosso guia Walter, na Lapinha, região da Serra do Cipó - MG

O centro comunitário Inhangatu é o responsável por organizar a atividade de ecoturismo na região, oferecendo guias locais para acompanhar nas principais atrações que são os Pocinhos, Cachoeira do Lageado, Cachoeira da Bicame e ainda a travessia Lapinha-Tabuleiro, passando pelo Pico do Breu, maior Pico da região com altitude em torno de 1600m.

Lapinha, região da Serra do Cipó - MG

Encontramos no nosso guia, Valter e fomos até a sede do Inhangatu para conhecer. Lá já conhecemos rapidamente o Seu Juquinha, mestre do batuque, dança típica aqui da Lapinha. O Seu Juquinha é o responsável por puxar as diversas cantigas, acompanhadas de batuques, palmas e de uma ciranda com passos marcados.

Com o Walter, Flávio e Gislei, na Lapinha, região da Serra do Cipó - MG

Começarmos o dia com uma longa caminhada até a Cachoeira da Bicame. A Fiona conseguiu nos levar quase até o portão da RPPN da Bicame, mas foi uma das piores estradas que ela já enfrentou. No caminho conhecemos o Flávio e a Gislei e demos uma carona a eles, ótimas companhias de caminhada. Foram 2 horas de caminhada, por campos rupestres em recuperação, uma área alta e plana com um cenário maravilhoso! Lá do alto avistamos a queda d´água e seu poço de águas ferruginosas.

Área da Cachoeira do Bicame, na Lapinha, região da Serra do Cipó - MG

Curioso pensar que um dia esta cachoeira já teve seu poço todo drenado pelos mineradores em busca de diamantes, durante a drenagem se formaram várias bicas d´água, daí o nome Bicame. Lá em cima o vento não nos deixava nada a vontade para um banho nas suas águas frias, mas o próprio paredão da cachoeira a protege do vento e cria o ambiente perfeito para um mergulho.

Tomando banho na Cachoeira do Bicame, na Lapinha, região da Serra do Cipó - MG

Voltamos os quase 8km de trilha e, do alto, avistamos o nosso próximo objetivo: a Represa da Lapinha. Será uma atividade diferente, atravessar de canoa a represa para conhecer as pinturas rupestres datadas de em torno de 8 mil anos. Voltamos à vila e já combinamos de encontrar nossos novos amigos a noite no bar em frente à igreja com a esperança que o Valter consiga falar com o Seu Juquinha para agitar um batuque para hoje a noite.

Represa na Lapinha, região da Serra do Cipó - MG

Quarto e último dia, estávamos ansiosos para finalmente encerrar a Maratona da Serra do Cipó, mas infelizmente tivemos um pequeno probleminha. O Ivan, o canoeiro da cidade que ia nos levar teve que ir à Santana do Riacho resolver algumas pendências. Já deixamos o passeio agendado para amanhã cedo e fomos fazer um lanchinho, afinal também somos filhos de Deus.

Final de caminhada na Lapinha, região da Serra do Cipó - MG

No bar conhecemos dois casais interessantíssimos! Todos de Belo Horizonte aproveitando o final de semana aqui na Lapinha. Conversamos sobre a viagem, dicas na região, na capital a também para o Inhotim, que já está no nosso roteiro. Nos divertimos muito e já os chamamos para o batuque da noite. Pena que não aconteceu... a cidade foi acometida por uma ventania ao grande que quase todos se esconderam do vento e do frio em suas casas e o Valter não conseguiu encontrar o Seu Juquinha. Tudo bem, mais um motivo para voltarmos.

Flávio, Walter, Dedé, Rosa e Gislei com a Ana em boteco na Lapinha, região da Serra do Cipó - MG

Brasil, Minas Gerais, Lapinha, cachoeira, Lapinha, Santana do Riacho

Post anterior Vale no Parque Nacional da Serra do Cipó - MG

Maratona Serra do Cipó III

Post seguinte Com o Ivan, nas pinturas rupestres da Lapinha, região da Serra do Cipó - MG