0 Manuel Antonio - Blog da Ana - 1000 dias

Manuel Antonio - Blog da Ana - 1000 dias

Manuel Antonio

Costa Rica, Manuel Antonio

Típica pose de bicho-preguiça no Parque Nacional de Manuel Antonio, no litoral do Oceano Pacífico, na Costa Rica

Um lugar que todos os amigos que moraram ou viajaram pela Costa Rica nos falavam, sem exceção, era o Parque Nacional Manuel Antonio. Praias maravilhosas de areias douradas e águas claras em uma reserva de matas virgens que abrigam uma grande biodiversidade em um pequeno espaço, facilitando a observação de vida selvagem como preguiças, várias espécies de macacos e aves.

Encontro com uma preguiçosa bicho-preguiça mascarada no Parque Nacional de Manuel Antonio, no litoral do Oceano Pacífico, na Costa Rica

Quando subimos a América central eu já tinha colocado na minha cabeça a passagem por lá, mas o Rodrigo já havia decidido (na cabeça dele) que queria estar no ponto mais alto do país, o Parque Nacional Chirripó. Ambos são próximos, mas estão em vias diferentes, uma vez que decidíssemos ir por um lado, o outro ficaria para trás. A minha indignação não era infundada, pois na volta o plano era continuarmos pelo litoral do Caribe costa-riquenho e cruzar para Bocas del Toro, no Panamá. Novamente o emaranhado de montanhas e estradas da Costa Rica não nos permitiria fazer os dois litorais de uma forma rápida e prática, assim tivemos que escolher, Manuel Antônio e Península do Osa versus santuários de vidas selvagem no litoral caribenho, cruzando para Bocas já dentro do Panamá.

Praia de areia escura em Manuel Antonio, no litoral do Oceano Pacífico, na Costa Rica

Naquela ocasião o testarudo (versão espanhola pra teimoso!) do meu marido não arredou o pé! Sem detour, fomos ao Chirripó e sem voltar atrás! Eu esperneei, discuti tentando convencê-lo de fazermos os dois, e além de perder a discussão ainda tive que caminhar 19km montanha acima e 19 km montanha abaixo, ficando sem joelho e sem 7 unhas nos dedos dos pés! Sou uma santa mesmo... Rsrs! Por estas e outras, estes lugares haviam ficado marcados na lista de pendências do Rodrigo e assim o Caribe dançou e nós chegamos hoje à famosa praia de Manuel Antonio!

Uma das praias de Manuel Antonio, no litoral do Oceano Pacífico, na Costa Rica

A vila de Manuel Antonio já é bem turística e não é muito fácil se locomover por lá sem carro. A maioria dos hostels, pousadas e grandes hotéis estão no alto do morro que dá acesso às praias e ao parque nacional. Os hotéis próximos ao parque são mais caros, mas você ainda pode encontrar um hostel ali perto ou um hotel meio chino, mas bem limpinho e com preço razoável. É o que eu indico, assim você estará mais perto das praias de Espadilla e Espadilla Sur e da entrada do Parque Nacional.

O belo litoral do Parque Nacional de Manuel Antonio, na costa do Oceano Pacífico, na Costa Rica

No parque, a dica é chegar cedo, melhor hora para ver os animais e tentar evitar as muvucas de turistas que começam a chegar entre 9 e 10 horas. Na bilheteria eles de dão um mapinha das trilhas e você encontrara vários guias disponíveis para um tour de avistamento de animais de uma ou duas horas, cobrando de 15 a 20 dólares por pessoa.

Caminhando no Parque Nacional de Manuel Antonio, no litoral do Oceano Pacífico, na Costa Rica

Tivemos um dia de caminhadas ótimas pelo parque, bem sinalizado e cheio de trilhas para percorrermos em busca dos animalitos. É difícil encontrá-los entre as árvores, principalmente as preguiças que não se movem, se camuflam super bem e são muito silenciosas. Elas descem uma vez por semana para fazer xixi e coco e é isso.

Chegamos pertinho de um bicho-preguiça no Parque Nacional de Manuel Antonio, no litoral do Oceano Pacífico, na Costa Rica

Assim, se você quer garantir que vai encontrar todos os bichinhos, é bem recomendável pegar um guia experiente, com seus grandes binóculos e lentes de aumento. Nós fomos sem guia, confiando na habilidade que adquirimos nestes 1000 dias pelo mato, além de ficarmos bem ligados no que os guias estavam mostrando aos seus grupos.

Percorrendo trilha costeira no Parque Nacional de Manuel Antonio, no litoral do Oceano Pacífico, na Costa Rica

Fizemos primeiro a trilha do Mirante da Playa Puerto Escondido e encontramos um bando de macacos fofíssimos se alimentando nas arvores próximas da trilha.

Macacos caçam carrapatos no Parque Nacional de Manuel Antonio, no litoral do Oceano Pacífico, na Costa Rica

Na volta uma parada nas Playas Gemelas tem uma das vistas mais bonitas da Playa Manuel Antonio e da península de Punta Catedral.

Uma das pequenas praias do Parque Nacional de Manuel Antonio, no litoral do Oceano Pacífico, na Costa Rica

A belíssima praia que dá nome ao Parque Nacional de Manuel Antonio, no litoral do Oceano Pacífico, na Costa Rica

Um pit stop na principal praia do parque nacional e entendemos a adoração de todos pelo lugar, lindo, tranquilo e com águas cristalinas! Um tipo de praia raro na costa do Pacífico, que normalmente tem praias de areia escura e um mar mais agitado. Não é à toa que o Parque Nacional Manuel Antonio é o mais visitado do pais, recebendo mais de 250 mil visitantes por ano!

Na tarde anterior pegamos um pôr do sol maravilhoso na Playa Espadilla Sur, seguido por um jantar em um restaurante meio turístico, mas que tinha nos chamado a atenção com seu bar construído dentro de um avião americano utilizado pelos Contras na revolução nicaraguense.

Restaurante em antigo avião militar destinado aos Contras, da Nicarágua, em Manuel Antonio, no litoral da Costa Rica

E aí? Você precisa de mais algum motivo para Manuel Antônio ser parada obrigatória no roteiro pela Costa Rica?

Fantástico pôr-do-sol em Manuel Antonio, no litoral do Oceano Pacífico, na Costa Rica

Costa Rica, Manuel Antonio, Praia, parque nacional, animais, Natureza

Post anterior É possível perceber os antigos caminhos de lava no vulcão do Parque Nacional Arenal, na Costa Rica

Volcán Arenal

Post seguinte São quatro as espécies de macaco que habitam o Parque Nacional Corcovado, na Península de Osa, no sul da Costa Rica

Parque Nacional Corcovado - Guia Prático

Blog do Rodrigo Macacos descansam um pouco no Parque Nacional de Manuel Antonio, no litoral do Oceano Pacífico, na Costa Rica