0 Litoral Paulista - Blog da Ana - 1000 dias

Litoral Paulista

Brasil, Rio De Janeiro, Parati, São Paulo, Picinguaba

Baía de Picinguaba, no litoral norte de São Paulo

Nas nossas “férias das férias” edição 80 anos do Seu Gustavo, seguimos com a programação especial Litoral Paulista! Em meio às manifestações que estão acontecendo em todo o Brasil e inclusive na praia de Ubatuba, fechando o trânsito da estrada entre Ubatuba e as praias do norte, nós nos isolamos na última prainha do litoral paulista, quase na fronteira com o Rio de Janeiro: Picinguaba!

Chegando de barco à pacata vila de Picinguaba, no litoral norte de São Paulo

Conhecida por seus longos roteiros de caiaque nas baías de águas verdes cristalinas, grutas e inúmeras baías, Picinguaba é uma pequena vila de pescadores que resiste ao tempo e ao desenvolvimento pouco sustentável do litoral de São Paulo.

Picinguaba e a Serra do Mar, no litoral norte de São Paulo

Canoas na pequena praia de Picinguaba, no litoral norte de São Paulo

A vila está aos pés do chamado Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar e possui poucas opções de hospedagem. A Pousada Picinguaba, onde ficaram hospedados meus sogros e a Lina, está no canto esquerdo, subindo uma pequena ladeira entre casas e o verde do parque, com uma privilegiada vista do mar, da baía e da Praia da Fazenda.

Hotel em Picinguaba, no litoral norte de São Paulo

Baía de Picinguaba, no litoral norte de São Paulo

Picinguaba estava com tempo nublado, meio chuvoso e bastante frio para nós que vínhamos do calor do norte brasileiro. Nossa rotina nos 3 dias na vila incluiu caminhadas na praia da Fazenda, a mais longa delas com cerca de 3 km, aperitivos na nossa pousada Sobre as Ondas, à beira da praia, apetitosos jantares na Pousada Picinguaba todas as noites e o mais importante, todo o tempo dedicado à aproveitar a companhia da família.

No hotel em Picinguaba, no litoral norte de São Paulo

Caminhando na praia da Fazenda em Picinguaba, no litoral norte de São Paulo

Estávamos torcendo para ter um dia ensolarado para poder cruzar de barco para a Ilha das Coves, em frente à Picinguaba, onde dizem estar a praia de areias brancas mais linda da região. Infelizmente o sol não apareceu e decidimos então dar uma esticadinha e ir até a sempre charmosa Parati.

De volta à sempre charmosa Parati, no Rio de Janeiro

Parati com suas ruas de pedra no irregular e melhor estilo pé-de-moleque é sempre um deleite para qualquer turista com sede fotográfica. As carroças puxadas à cavalo, as donas de casa varrendo a rua em frente à sua casa, com eira e com beira, cada janela, cada porta, cada igrejinha e cada história do centro de Parati.

Uma típica rua de Parati, no Rio de Janeiro

Com meu pai, visitando Parati, no Rio de Janeiro

Como turistas entramos em todas as lojinhas de artesanatos, cachaças de todas as idades, doces de leite, banana e goiabada. Almoçamos em um restaurante de cinema em preto e branco e tomamos coragem de nos despedir da encantadora cidadezinha de Parati.

Igreja em frente à baía de Parati, no Rio de Janeiro

Nossa próxima parada após uma breve manhã de sol na piscina da pousada, foi a sempre Ilhabela. Lá ficamos hospedados na casa dos primos Celina e Dudu. Uma casa sobre a montanha projetada para o mar. De todos os cômodos tem-se uma ampla vista para o oceano!

Casa em Ilhabela, no litoral de São Paulo

Com frio, calor ou o que for, uma vez estando nesta casa com ótimas companhias, não precisamos de mais nada. Chegamos junto da Gogóia, Tio Carlos e Chico, seguidos por Lalau, João Pedro e Antônio, Guto e Léo no dia seguinte.

Pais e tia em Ilhabela, no litoral de São Paulo

praia de Jabaquara, em Ilhabela, no litoral de São Paulo

Na sexta-feira veio o primo Haroldo disposto a pegar uma praia e nos dar carona de volta direto à Guarulhos, de onde voamos para Boa Vista. Mas ainda tivemos tempo de pegar uma praia em Jabaquara, curtir os sobrinhos, tios e irmãos/cunhados e, ainda almoçar com os donos da casa, Celina e Dudu, grandes cicerones que chegaram no sábado com os filhos Kalú e Zé.

Com a Celina e o Dudu, os felizes proprietários da linda casa em Ilhabela, no litoral de São Paulo

Família (quase) toda reunida novamente, faltaram sobrinhos, mais cunhados e tios, mas já deu aquele gostinho bom e aquele aperto ainda maior na despedida. Calma, faltam só uns 7 meses para o nosso retorno. São momentos como este que fazem a nossa volta ao mundo real menos amedrontadora! Enquanto isso voltamos ao mundo dos 1000dias, nossa Fiona e ainda muitas estradas para percorrer e mais histórias para contar.

Foto familiar em Ilhabela, no litoral de São Paulo

Brasil, Rio De Janeiro, Parati, São Paulo, Picinguaba, Praia, cidade histórica, serra do mar, Parque Estadual Serra do Mar

Post anterior O aniversariante durante festa na fazenda em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo