0 Lagunas y Volcán - Blog da Ana - 1000 dias

Lagunas y Volcán - Blog da Ana - 1000 dias

Lagunas y Volcán

Bolívia, Salar de Uyuni, Chile, San Pedro de Atacama

Alguns vulcões ainda estão ativos no altiplano boliviano (a caminho do Salar de Uyuni)

Ontem a noite cobrimos o motor da Fiona com uma lona preta para proteger ainda mais do frio, além de utilizar o aditivo anticongelante, ainda assim ela demorou um pouco a pegar. Esta noite sem dúvida alguma foi a sua mais fria, algo entre -10 e -15°C. Nós dentro do nosso refúgio, camas gostosas, cobertas e ainda dentro do saco de dormir para -5°C passamos a noite super bem, mesmo dormindo a 4000m e altitude. Nos despedimos dos corajosos bikers alemães que seguiram pedalando hoje até as termas, isso sim é disposição!

Ciclistas alemães continuam sua travessia do Salar de Uyuni, na Laguna Colorada - Bolívia

Saímos da Laguna Colorada, e começamos mais um dia de paisagens fantásticas e cenários interplanetários. Hoje queríamos apressar um pouco mais o passo para tentar chegar direto em Uyuni, no entanto o caminho era longo e as atrações eram muitas.

Formações rochosas e muita neve no caminho entre a Laguna Colorada e o Salar de Uyuni, na Bolívia

Formações rochosas esculpidas pelo vento e degelo e a região das lagunas. São várias, cada uma com uma característica especial, cor, profundidade, como a Laguna Honda, e até o mal olor sempre apreciados pelos flamingos.

Laguna Hedionda, lar de centenas de flamingos, no caminho para o Salar de Uyuni, na Bolívia

Este último é da famosa Laguna Hedionda, que em espanhol quer dizer “fedorenta”, o solo dela possui grande quantidade de matéria orgânica e gases, parecido com um mangue. Não por acaso ali encontramos o maior número de flamingos, inclusive de jovens acinzentados que ainda não começaram a colorir suas penas em tons róseos e avermelhados.

Observando os flamingos da Laguna Hedionda, a caminho do Salar de Uyuni, na Bolívia

Cruzamos em direção ao Vulcão Ativo Ollagüe, ao longe já podíamos enxergar ele soltando fumaça e dando sinal de vida. Encontramos até um zorro, raposinha curiosa que vive neste ambiente. Ele vinha direto em nossa direção, paramos o carro e ela começou a circundar o carro, talvez aguardando comida. Muito simpática!

Um 'zorro', ou raposa, vem nos observar no caminho entre as lagunas altiplânicas e o Salar de Uyuni, na Bolívia

Um "zorro", ou raposa, vem nos observar no caminho entre as lagunas altiplânicas e o Salar de Uyuni, na Bolívia

O dia já estava se esvaindo e o sol baixando quando avistamos um trem cruzando o Salar de Tiguana, até a península de Colcha no Salar de Uyuni. Foram pouco mais de 200km, mas o estado das estradas não nos permitiu correr muito mais e acabamos decidindo dormir em um dos hotéis de sal ali, às margens do Salar de Uyuni.

O hotel, Los Corales Hostal de Sal, é todo construído com blocos de sal e fomos os primeiros a chegar e ver o chão de sal branquinho liso como um jardim zen. A decoração meio kitsch, colorindo o branco do sal com tons rosa choque, verde e alaranjado fosforescente davam um charme diferente ao lugar.

Nosso Hotel de Sal em Puerto Chuvica, no Salar de Uyuni, na Bolívia

Aproveitamos o pôr do sol sobre o salar, tomando uma cervejinha e trocando histórias e experiências com Krasna, nossa amiga Sandra Bullock chilena, e com Cristóbal, sempre muito falante.

Com a Krasna no Hotel de Sal de Puerto Chuvica, no Salar de Uyuni, na Bolívia

Amanhã vamos ao ponto alto da travessia, cruzaremos o infinito Salar de Uyuni passando por suas ilhas e seguimos em direção à fronteira com o Chile. Só falta ainda descobrir o caminho, mas isso é um problema para amanhã.

Bolívia, Salar de Uyuni, Chile, San Pedro de Atacama, Laguna Colorada, Parque Nacional Eduardo Abaroa, Laguna Hedionda, Laguna Honda, Volcán Ollagüe

Veja mais posts sobre Laguna Colorada

Post anterior Flamingos se alimentam nas águas vermelhas da Laguna Colorada, no sudoeste da Bolívia