0 Jabaquara Bela - Blog da Ana - 1000 dias

Jabaquara Bela - Blog da Ana - 1000 dias

Jabaquara Bela

Brasil, São Paulo, Ilha Bela

A Ilha Bela é imensa, quase tão grande quanto a ilha de Florianópolis! São mais de 36km de praias e, dizem, 365 cachoeiras! Seria uma cachoeira por dia do ano, já pensaram? Mas descobrimos lá que os moradores da ilha costumam chamar de cachoeira qualquer rio de pedra. Quedas d´água mesmo são aproximadamente 30.

Praia de Jabaquara em Ilha Bela - SP

Depois de umas comprinhas básicas no supermercado da vila e uma passada no internet café para os posts de ontem, acabamos postergando o nosso plano inicial e deixamos a trilha do Bonete para amanhã. Decidimos conhecer o litoral norte da Ilha, já que estamos hospedados na Ponta das Canas. Fomos até a praia do Jabaquara com intenção de fazer uma trilha que dizem existir dali até a Praia da Fome e a Praia do Poço. Dirigindo para lá comecei reconhecer o caminho e quando chegamos à praia tive certeza, eu já havia estado ali em 2004. O Rodrigo cada vez mais ia dando crédito à minha memória, quase uma ilhéu!

Realmente a Praia de Jabaquara é uma das mais bonitas da ilha! Chegamos e logo encontramos um belo oásis-restaurante à beira-mar. Exploramos a praia em busca de informações sobre a trilha para a Praia da Fome, lugar usado pelos portugueses para engorda de escravos no século XVIII. Eles paravam nesta praia para “tratar” os escravos antes de venderem no continente. A trilha já foi uma estrada, mas todos falaram que está muito fechada, tomada por bambuzais. Acabamos não nos arriscando, pois já eram 14h e não achamos nenhum barqueiro como back up. Mais uma praia que fica para os próximos 1000dias.

Depois de quase sermos carregados pelos borrachudos, resolvemos desbravar os mares e fazer um snorkel. Infelizmente a água não estava tão limpa quanto na minha lembrança. Não sei se nós é que estamos mais exigentes depois do Caribe, ou se a minha memória é que estava romantizando o lugar, pois lembro desta praia como um dos meus melhores snorkels no Brasil. Saímos primeiro no costão lado esquerdo, com água friiia e quase nos enroscamos em uma rede de pesca colocada ali. Ainda assim vimos alguns peixes, 3 arraias e o Ro (sortudo!) ainda viu uma tartaruga! Mais uma nadada no costão do lado direito, mas a água fria nos fez voltar correndo para o oásis assistir ao jogo da Copa do Mundo entre a Holanda e o Uruguai. Pena que os nossos “hermanos uruguajos” não conseguiram a final... mas que raça! Quem sabe os brazucas aprendem um pouco com eles!?!

Celebrando os 100 dias de viagem, em Ilha Bela - SP

À noite, aproveitando a maravilhosa casa e vista da casa do Dudu e Cê, fizemos mais uma comemoração dos nossos 100 dias de estrada! Queijo e vinho, regados a muito amendoim e uma bela vista do canal, São Sebastião e Caraguá, enquanto trabalhava nos últimos vídeos do Soy loco por ti América. Afinal, alguém tem que trabalhar nesse casal! Rs!