0 Glacier National Park - Blog da Ana - 1000 dias

Glacier National Park - Blog da Ana - 1000 dias

Glacier National Park

Estados Unidos, Montana, Glacier National Park

O Waterton - Glacier National Park foi o primeiro parque internacional da paz, criado em 1932 em um acordo entre os Estados Unidos e o Canadá. O nome é bem sugestivo sobre a sua origem, mas chega a ser quase propaganda enganosa para aqueles que esperam chegar aqui e verem, mesmo no verão, os glaciares. Eu não fui a única a imaginar o parque inteirinho branco e com certeza durante o inverno ele deve ficar muito mais parecido com a imagem sugerida.

Belíssimo entardecer no Lake McDonald, maior lago do Glacier National Park, em Montana, nos Estados Unidos

Entrando no Glacier National Park, em Montana, nos Estados Unidos

O seu nome tem origem na formação geológica dos vales e montanhas que compõe as paisagens do Glacier. Vales em formato de “U” são o primeiro indício da erosão feita pelos glaciares, que escorrem como rios de gelo carregando com eles pedras e todo o material mineral que compõe essas imensas montanhas. Ficam para trás vales, lagos e montanhas com formas suaves e arredondadas, brancas no inverno, verdes no verão, amareladas no outono.

Vegetação ao redor do Lake McDonald, maior lago do Glacier National Park, em Montana, nos Estados Unidos

O parque possui 37 pequenos glaciares e ainda que não cubram toda a sua extensão, eles ainda fazem parte da sua paisagem. Digo “ainda”, pois infelizmente não se sabe por quanto tempo. As mudanças climáticas tem acelerado a retração dos glaciares, que estão localizados na alta montanha. O papel destes glaciares é fundamental no ciclo de vida da fauna e da flora do parque como conhecemos hoje.

Grande gelieira no Glacier National Park, em Montana, nos Estados Unidos

Eles são a fonte de água para todo o ecossistema durante os meses secos do verão e estima-se que em 30 anos podem deixar de existir. No futuro as florestas verdes subirão as montanhas, não mais hostis para o seu desenvolvimento, ocupando o espaço da vegetação rasteira que é fonte de alimento para determinadas espécies. Estas terão que emigrar em busca de alimento e áreas mais frias, alterando assim toda a lógica da cadeia alimentar deste bioma. É incrível que ainda existam pessoas que não acreditem no aquecimento global. Viajando por estas áreas mais frias vemos que sim, este ciclo de aquecimento e esfriamento do globo é cíclico e natural. O que não é natural é que nós, seres humanos, possamos acompanhar a olhos vistos uma mudança que deveria acontecer em milênios, não em décadas!

A magnífica paisagem do Glacier National Park, em Montana, nos Estados Unidos

Para aqueles que têm tempo, a melhor forma de explorar a região é caminhando. O parque é imenso e oferece um sistema de trilhas de todos os tipos, níveis de dificuldade e paisagens. Picos e passos em altas montanhas, ao redor de lagos ou seguindo vales e cânions até lindas cachoeiras. Depende apenas da disposição e do tempo que cada um tem para explorar. O parque também oferece um sistema de transporte que corre entre os principais pontos de acesso para as trilhas, super prático inclusive para quem quer fazer circuitos encurtando ou somando mais de um roteiro.

Cachoeiras e montanhas em forma de pirâmide no Glacier National Park, em Montana, nos Estados Unidos

Aos que tem pouco tempo para conhecer a região, como é o nosso caso, o programa mais comum é cruzar a estrada do parque apelidada de “Going to the Sun”. A estrada sobe toda a cordilheira de montanhas e tem o seu ponto mais alto a 2.025m de altitude no Logan Pass. No caminho mirantes, cachoeiras, pequenas trilhas e vários trekkers que pelo simples fato de estarem ali nos lembravam a cada minuto que deveríamos ter programado mais tempo! Enfim, não programamos por que temos um objetivo e este está cada vez mais próximo, chegar ao Alasca antes do inverno!

A estrada 'Going to the Sun', nas montanhas do Glacier National Park, em Montana, nos Estados Unidos

A estrada "Going to the Sun", nas montanhas do Glacier National Park, em Montana, nos Estados Unidos

Atravessando as montanhas do Glacier National Park, em Montana, nos Estados Unidos

Sendo assim depois do ponto mais alto da estrada, escolhemos uma trilha de uma hora, para podermos pelo menos esticar as pernas e vermos mais de perto a natureza do Glacier. A trilha escolhida foi a St. Mary Falls, uma caminhada tranquila de uns 3 km até as cascatas de águas geladas.

Cachoeira de águas geladas no Glacier National Park, em Montana, nos Estados Unidos

Pela primeira vez, depois de muito pensarmos e discutirmos, achamos que seria prudente termos conosco um “bear spray”, spray de pimenta para nos proteger de um possível encontro mal sucedido com um grizzly pelas trilhas destes tantos parques nacionais por onde temos passado. O sentimento é engraçado, pois o medo de cruzarmos um urso em uma trilha e termos má sorte é tão grande quanto a vontade de encontrá-lo! Então, melhor estarmos garantidos. Na trilha, “urso” é o nosso tema preferido: em que tipo de floresta ele prefere ficar? Perto de pedras? Embaixo de troncos? Ou perto dos rios? Não sabemos, a única coisa que sabemos é que as placas dizem “Cuidado! Você está entrando em habitat de ursos. Uso de bear spray recomendado!”, senão obrigatório!

Cenário inspirador durante pequena trilha no Glacier National Park, em Montana, nos Estados Unidos

Voltamos à estrada e continuamos cruzando montanhas e lagos, agora já do outro lado da “triple divide”, divisor de águas tríplice que separa rios que correm para o Oceano Pacífico, para o Oceano Atlântico e para o Oceano Ártico! É um bom indício que estamos no caminho certo!

Muitos lagos de origem glacial no Glacier National Park, em Montana, nos Estados Unidos

Às margens do St. Mary Lake conhecemos um motociclista canadense que fez a sua primeira viagem aos Estados Unidos. Trocamos informações e ideias sobre o nosso roteiro para o Canadá e ele acabou nos convencendo de conhecer também o lado canadense do parque. Saímos do Glacier em busca de um hotel na pequena vila de Babb, mas nada nos pareceu muito animador, então decidimos aproveitar as últimas horas de luz e voltamos ao parque, agora pela entrada do Many Glacier.

As luzes mágicas do entardecer na região de Many Glacier, no Glacier National Park, em Montana, nos Estados Unidos

Andamos menos de 15 quilômetros nesta estrada, antes mesmo de passarmos pelos portões do parque e encontramos um grupo de fotógrafos parados. Desci correndo conferir, achando que seria um alce ou elk. Quando olho para o rio, a minha reação foi automática, gritei a primeira sílaba para ao Rodrigo e logo me dei conta que não podia falar! Todos estavam no mais absoluto silêncio, só observando a mamãe grizzly e o seu filhote comendo folhas às margens do rio. Os primeiros ursos selvagens da nossa vida e damos de cara logo com dois grizzlies! Mãe e filhote a apenas 50m de distância!

Mamãe-urso se alimenta de berries na região de Many Glacier, no Glacier Nacional Park, em Montana, nos Estados Unidos

Muito felizes com nosso primeiro encontro com ursos na natureza, na região de Many Glacier, no Glacier Nacional Park, em Montana, nos Estados Unidos

Tudo fugia a qualquer regra ou situação pensada: mães com filhotes são o encontro mais perigoso! As mães ursas são super protetoras e não gostam que nenhum animal se aproxime da sua cria, muito menos uma dúzia de fotógrafos!

Todos estavam calados, só escutávamos os cliques afoitos de todas as máquinas. Mesmo todos estando em seu maior silêncio, podíamos escutar a euforia que tinham em estar ali, presenciando aquele momento raro para nós humanos e tão costumeiro na vida de dois ursos. Um momento mágico em que o tempo e o mundo pareciam ter parado só para observarmos este animal tão temido e tão adorado!

Depois de 15 minutos, todos continuaram lá enquanto eu fui arrastada pelo Rodrigo (que não me deixou nem pegar meu tripé!) para continuarmos parque adentro. Passamos a portaria ainda em estado de êxtase e quando chegamos ao lado do lodge, lá estão todos com suas máquinas apontadas para o alto da montanha. Olhamos e no alto, a uns 150 ou 200m estão agora 2 ursinhos e a mãe! Eles estavam meio escondidos pelo matagal, mas com o zoom da câmera consegui vê-los bem. A mãe grizzly com pelos meio dourados, um filhote com pelo marrom mais escuro e o outro praticamente loiro! Poderia ser um “spirit bear”, tipo raro de grizzly que tem todos os pelos bem claros. Lindos!!! Essas horas eu quero morrer de não ter uma lente com um zoom mais poderoso! 400, 500! Socorro!

Ursa com seu dois filhotes em montanha próxima ao hotel emo de Many Glacier, no Glacier Nacional Park, em Montana, nos Estados Unidos

Mamãe urso procura seus dois filhotes na relva alta na região de Many Glacier, no Glacier Nacional Park, em Montana, nos Estados Unidos

Eu e os senhores fotógrafos levamos uma chamada da park ranger que disse estarmos fora da lei, andando sobre área restrita a ursos. Eu já estava saindo e logo entrei no carro, mas ela fez questão de falar com os senhores que ficaram para trás.

O charmoso hotel na região de Many Glacier, no Glacier National Park, em Montana, nos Estados Unidos

O céu parece em chamas no pôr-do-sol na região de Many Glacier, no Glacier National Park, em Montana, nos Estados Unidos

Tentamos encontrar um quarto dentro dos lodges do Many Glacier, mas nenhum tinha vaga. Assim sendo, decidimos pegar estrada e cruzar a fronteira com o Canadá, rumo ao Waterton Village. Foram em torno de 80 km, chegamos pouco antes das 22h e só tivemos tempo de comprar um subway, nos acomodarmos no hostal e sonhar... com os ursos.

Cruzando a fronteira com o Canadá, ainda dentro do Glacier National Park, em Montana, nos Estados Unidos

Estados Unidos, Montana, Glacier National Park, Montanha, Animal, urso, Bear

Post anterior Parece um quadro, mas é o inacreditável Grand Canyon de Yellowstone, no Yellowstone National Park, em Wyoming, nos Estados Unidos

Grand Canyon e Mamooth Springs

Post seguinte Ursa Grizzly e seu filho se alimentam ao lado de rio na região de Many Glacier, no Glacier Nacional Park, em Montana, nos Estados Unidos

Bear Country – Be Bear Aware!

Blog do Rodrigo Urso adolescente acompanha sua mãe na região de Many Glacier, no Glacier Nacional Park, em Montana, nos Estados Unidos