0 Gastronomia: um encontro com boas mesas em Seattle - Blog da Ana - 1000 dias

Gastronomia: um encontro com boas mesas em Seattle - Blog da Ana - 1000 dias

Gastronomia: um encontro com boas mesas em Seattle

Estados Unidos, Washington State, Seattle

Para quem gosta de pimentas! (Pike Public Market, em Seattle, estado de Washington, nos Estados Unidos)

A comida é um dos traços mais importantes da cultura de cada região ou país e está 100% relacionada com o tema viagem. Porém viajando por 1000dias fica difícil fazermos explorações gastronômicas em todas as cidades que passamos. Vocês hão de convir comigo que: um, as vezes precisamos de comidinhas mais “caseiras” (se é que é possível tê-las longe de casa) e dois, não há bolso que aguente. Ainda assim sempre procuramos encontrar restaurantes típicos ou tradicionais por onde passamos, principalmente nas cidades que se destacam no tema.

Space Needle vestida para a noite, em Seattle, no estado de Washington, nos Estados Unidos

Seattle é reconhecida por sua boa culinária. A cidade reúne uma grande variedade de restaurantes das mais diversas escolas, para todos os gostos, bolsos e paladares. Esta exploração não foi exatamente planejada, mas sendo Seattle a cidade que é, rica e super convidativa para uma boa mesa, nós não conseguimos escapar! Passamos um total de quatro noites na cidade e cada uma delas fomos a um restaurante diferente.

Metropolitan Grill - Downtown Seattle - dentre vários prêmios foi selecionado Tom Horan´s Top 10 Steakhouses in America (1996-2011)
www.themetropolitangrill.com

Foto retirada do site do The Metropolitana Grill, em Seattle

O primeiro deles foi o Metropolitan Grill, a convite do nosso primo Haroldo. Este é um dos restaurantes mais premiados de Seattle e figura na lista dos 10 melhores dos Estados Unidos! Uma Steak House por excelência, o Metropolitan possui um cardápio diversificado, porém as carnes são a estrela principal da sua cozinha. Nós provamos o Prime Porterhouse, que une os melhores cortes de carne, T-Bone Steak e o Filet Mignon. Divinos! Há muito tempo não provávamos uma carne tão saborosa!

O maravilhoso e suculento T-Bone no Metropolitan Grill, um dos melhores restaurantes de Seattle e de todos os Estados Unidos

O Haroldo já esteve aqui em Seattle em outras ocasiões e resolveu nos presentear um jantar no seu restaurante preferido para comemorarmos os nossos três aniversários (o meu 20/09, do Rodrigo 11/10 e o dele 18/10). Obviamente, não poderíamos recusar um presente destes (!!!) e em sua homenagem, apreciador de bons uísques que é, terminamos nossa noite no bar do restaurante. O intuito era provar um bom scotch, single malt, mas sinceramente, não entendemos patavinas das milhares de variedades e sabores deste destilado.

A chique tampa do Blue Label King george, que tomamos no Metropolitan Grill, um dos melhores restaurantes de Seattle e de todos os Estados Unidos

Ao barman o Rodrigo pediu duas marcas diferentes, para que pudéssemos experimentar, ambos single malt na faixa de 12 a 15 dólares. Ele fez algumas perguntas sobre o nosso gosto e escolheu dois scotchs, uísques com denominação de origem, ou seja, produzidos na Escócia. O The Glenrothes de 25 dólares e o de Oban (um Highlands) de 18. Ao nos servir as doses, disse para não nos preocuparmos com o preço. Ficamos ali conversando sobre a bebida e aos poucos fomos ficando amigos, nós perguntando e ele respondendo, nos dando uma aula sobre o assunto.

O início do nosso 'tour' pelos Scotchs do Metropolitan Grill, um dos melhores restaurantes de Seattle e de todos os Estados Unidos

O início do nosso "tour" pelos Scotchs do Metropolitan Grill, um dos melhores restaurantes de Seattle e de todos os Estados Unidos

Enquanto conversávamos, ele nos serviu outras duas doses, uma do Laphroaig um Islay all-malt que ele disse ser o preferido dos verdadeiros entendedores. Ele tem um aroma de band-aid (sim, cheiro de band-aid! Estranhíssimo!), sabor que vem do malte de cevada seco e defumado no blue peat (turfa azul, única na ilha). Uma loucura! O Rodrigo achou forte demais, mas eu gostei. O outro, The Balvenie é um doublewood, mais aveludado, uma delícia. Sentimos muita falta ali do Haroldo e alguns amigos da turma do uísque, que sem dúvida estariam curtindo demais aquela degustação.

O maravilhoso Blue Label King George que experimentamos no Metropolitan Grill, um dos melhores restaurantes de Seattle e de todos os Estados Unidos

Ao final, já desacreditávamos os Johnny Walkers, pensando que os uísques blended seriam sempre inferiores, e então ele nos comprovou a grande besteira que estávamos falando. Ele nos serviu uma dose de um Blue Label King George, série super especial da Johnny Walker. Preço da dose: 125 dólares!

Preços de cardápio de alguns dos uísques no bar do Metropolitan Grill, um dos melhores restaurantes de Seattle e de todos os Estados Unidos

Um blend dos melhores uísques com mais de 30 anos de barril, um dos únicos da marca aprovado pela casa real inglesa. A esta altura já estávamos preocupados com a conta do bar e foi só nesse ponto que falamos da nossa viagem para o nosso novo amigo do outro lado do balcão. Foi aí que ele disse: "já estou sabendo!" A história da nossa viagem chegou ao barman antes de nós! Tínhamos ficado amigos do maitre, que nos deu várias dicas do Hawaii e aparentemente, ele espalhou a história pelo restaurante. Não sei se foi a história da viagem ou não, mas finalmente, pedimos a conta do bar e ela somou 27 dólares! Inacreditável! Mais que uma experiência gastronômica e etílica, tivemos uma experiência de receptividade e acolhimento, em altíssimo estilo!

Duke´s Chowder House - Lake Union - Chowders premiados
www.dukeschowderhouse.com

Foto retirada do site do Duke's Chowder House, em Seattle

O nosso segundo experimento culinário em Seattle aconteceu totalmente ao acaso. Queríamos ir em um lugar vivo, onde pudéssemos caminhar, ver pessoas e encontrar algum restaurantinho gostoso para jantar. Pedimos a indicação na recepção do nosso hotel e eles nos indicaram a região do Lake Union. Chegando lá não havia ninguém nas ruas ou às margens do lago. Restaurantes grandes e pomposos em frente à marina, sem alma, caros e sem graça. De qualquer forma já estávamos lá, andamos, andamos, fuçamos entre os corredores e eis que encontramos um lugar com cara de cantina, menor e super aconchegante: o Duke´s Chowder House, especializado em frutos do mar. Chowders são um prato típico da região da Nova Inglaterra, uma sopa grossa de vegetais ou maricos, a mais famosa é feita com ameijoas (clams em inglês, ou vongole em italiano).

Propaganda no Duke Restaurant, na orla do Lake Union, um dos lagos de Seattle, no estado de Washington, noroeste dos Estados Unidos

Delicioso salmão ao molho de black berries e queijo de cabra, no Duke Restaurant, na orla do Lake Union, um dos lagos de Seattle, no estado de Washington, noroeste dos Estados Unidos

Não somos muito fãs de moluscos e conchas, porém uma das especialidades da casa são os pratos de salmão! A cada três meses Duke (sim, o dono), vai para o Alasca e pesca todo o salmão que é servido no seu restaurante! Todos os seus ingredientes são frescos e naturais (até a carne é de fazendas “orgânicas”, 100% Grass Fed). Nós provamos o Blueberry & Goat Cheese Wild Alaskan Salmon (salmão com queijo de cabra, ao molho de blueberries), magnífico! Ao nosso lado vimos king crabs, ostras e os premiados chowders, sem dúvida um lugar especial na cena gastronômica de Seattle.

Pike Public Market, em Seattle, no estado de Washington, nos Estados Unidos

.............................................

Mezcaleria Oaxaca - Queen Anne - Eleito o melhor restaurante mexicano de 2012 pelo Seattle Weekly´s - Best of Seattle Awards.
www.mezcaleriaoaxaca.com

Foto retirada do site da Mezcaleria Oaxaca, em Seattle

A Mezcaleria Oaxaca está localizada no bairro de Queen Anne, uma comunidade conhecida por suas festas de rua, halloweens e bons restaurantes, no norte de Seattle. O restaurante é famoso por sua grande coleção de mezcales, bebida típica mexicana, e faz um estilo alternativo, com a cozinha aberta próxima ao bar e mesas compartilhadas. O nosso prato foi a Enchilada com Mole’ – tasajo (carne vermelha cortada bem fininha), tortillas ao mole’ oaxaqueño, cebola, queijo oaxaqueño e creme mexicano. Um sabor distinto delicioso! Um único detalhe meio chato, mas curioso, é que eles não aceitam receber novas pessoas em um grupo ou mesa já acomodado. Como o espaço é pequeno e eles estão super requisitados, são rígidos com o número de pessoas nas mesas, para fazer a lista de espera andar.

Chegamos até lá acompanhando os nossos novos amigos David e Corinne. Conhecemos David cruzando o Cascade National Park em uma cidadezinha minúscula onde paramos para abastecer. Ele é americano e morou no Brasil por alguns anos com sua esposa Corinne. Em 2003 eles decidiram voltar aos Estados Unidos, mas sem pressa. Vieram do Rio de Janeiro até Seattle em seu Land Cruiser brasileiro, em uma viagem que durou 2 anos e meio! Quando David viu o carro com placa de Curitiba estacionado no posto de gasolina, não acreditou! Se aproximou falando português e nos convidou para jantarmos em Seattle. Após um encontro no Golden Park, fomos à sua vizinhança, o simpático bairro de Queen Anne.

Talia, a filhinha de 4 anos, tinha uma festa de Halloween no centro comunitário. Corinne a acompanhou, enquanto nós e David fomos provar as iguarias de uma de nossas cidades mexicanas preferidas. Quando Corinne e Talia voltaram da festa, foi impossível conseguirmos sentar juntos na mesma mesa, o que acelerou a nossa saída do restaurante. O encontro com nossos novos amigos viajantes foi especialíssimo, é sempre bacana encontrar pessoas que já passaram por uma experiência como a que estamos vivendo. Mesmo cada viagem sendo única e diferente, só quem já passou alguns anos na estrada (literalmente!) entende o sentimentos, as dificuldades e as alegrias de uma viagem como esta. Cheers!

.............................................

SkyCity Restaurant - Space Needle - Um jantar nas a alturas!
www.spaceneedle.com/restaurant

Vista do restaurante giratório da Space Needle, em Seattle  Photography by Ben Weaver (flickr - httpwww.flickr.comphotosben_weaver5551261859 ) © All Rights Reserved

Vista do restaurante giratório da Space Needle, em Seattle Photography by Ben Weaver (flickr - httpwww.flickr.comphotosben_weaver5551261859 ) © All Rights Reserved

Uma das experiências mais cênicas de Seattle é a visita ao Space Needle, torre de observação a 184m de altura no meio de Seattle. Experiência ainda mais deslumbrante é poder se deliciar em pratos maravilhosos, beber um bom vinho enquanto observa a cidade no restaurante giratório da Space Needle. O menu tem pratos exclusivos e uma ótima seleção de vinhos para acompanhar. Nós provamos como aperitivo o Smoked Prociutto and Beecher´s Flagship e o prato principal foi o Pear and Brie Agnolotti (Holmquist Hazelnuts, fennel-kale salad, fig reduction, micro basil). Divino!

Reencontro com nossos amigos Kombianos em jantar no restaurante giratório da Space Needle, em Seattle, no estado de Washington, nos Estados Unidos

A cada 45 minutos o restaurante dá uma volta completa. Super bem acompanhados dos nossos amigos Jorge e Melissa (do Kombianos.com), nós demos três voltas no restaurante sem nem sentir o tempo passar! Nós retornamos à Seattle para uma festa especial de Halloween com o DJ Paul van Dyk (assunto para outro post) e no retorno conseguimos encontrar os nossos amigos novamente! Eles já haviam se programado para o jantar no SkyCity e nos convidaram a unir-se a eles. Uma noite agradabilíssima e muito especial para a nossa despedida de Seattle.

Delicioso vinho do estado de Washington, nossa bebida durante o  jantar no Metropolitan Grill, um dos melhores restaurantes de Seattle e de todos os Estados Unidos

Delicioso vinho do estado de Washington, nossa bebida durante o jantar no Metropolitan Grill, um dos melhores restaurantes de Seattle e de todos os Estados Unidos

Não sei se vocês notaram, mas um detalhe curioso sobre o casal aqui fica bem claro neste post. Estivemos em quatro restaurantes diferentes e em todos eles, sem exceção, nós escolhemos os mesmos pratos! O “nós provamos” de cada descrição não era eufemismo ou vontade de encurtar a história. Sem conversarmos, (quase) sempre escolhemos o mesmo prato e as poucas vezes que eu resolvi mudar apenas para provar “algo diferente” eu me arrependi. Eu e o Rodrigo temos um gosto muito parecido para comida e acho que com a nossa convivência 24 horas durante estes 1000dias isto só está se agravando! Rs!

Acompanhado de um vinho, admirando as luzes de Seattle, no alto da Space Needle, no estado de Washington, costa oeste dos Estados Unidos

Tenho certeza que, por mais que tenhamos nos esforçado e feito este sacrifício de visitar alguns dos melhores restaurantes de Seattle, vários deles ainda ficaram fora da lista. Se você é fã da cozinha chinesa, confira este post do MauOscar.com, sobre o restaurante chinês de dumpling mais famoso do mundo e que também está aqui na cidade. E aí? Você também tem mais dicas gastronômicas aqui de Seattle? Deixe seu comentário e compartilhe conosco!

Estados Unidos, Washington State, Seattle, Gastronomia, Culinária, Metropolitan Grill, SkyCity Restaurant, Mezcaleria Oaxaca, Duke´s Chowder House, Restaurantes

Post anterior Arte no Pike Public Market, em Seattle, estado de Washington, nos Estados Unidos

Explorando Seattle

Post seguinte Visita à fábrica e museu da Boeing, 30 km ao norte de Seattle, no estado de Washington, nos Estados Unidos

Visita à Fábrica da Boeing em Seattle

Blog do Rodrigo Nossos mais novos amigos em Seattle, o David, a Corine e a filha Thalia (no estado de Washington, nos Estados Unidos)