0 El Tucuche - Blog da Ana - 1000 dias

El Tucuche - Blog da Ana - 1000 dias

El Tucuche

Suriname, Paramaribo, Trinidad e Tobago, El Tucuche

Mar do Caribe visto da trilha para o El Tucuche, a segunda mais alta montanha da ilha de Trinidad

Recarregamos as energias para o programa de hoje, pois já estava decidido: chova ou faça sol iremos subir o El Tucuche. Segunda montanha mais alta da ilha, o El Tucuche está localizado no vilarejo de El Luengo, ao norte de Trinidad. É o preferido pelos aventureiros que visitam o país, já que El Cerro del Aripo, a montanha mais alta, não possui uma vista muito privilegiada no cume devido às árvores. A indicação do pessoal da pousada foi que contratássemos um guia, pois a trilha é de difícil acesso e não é sinalizada.

Pequena plantação no sopé do El Tucuche, a segunda mais alta montanha da ilha de Trinidad

Existem três rotas de acesso ao pico. A primeira que foi aberta pelos índios arawaks é a mais difícil, mas também muito mais rápida, uma subida íngreme leva ao pico em apenas 2 horas. A segunda é mediana, menos íngreme e alcança o topo em 3h. A terceira trilha é a mais longa, durando cerca de 4h a 4h30 de caminhada praticamente plana. Esta era utilizada pelos índios da tribo carib, nômades que dominaram as ilhas caribenhas, inclusive emprestando seu nome a esta região.

Floresta ao redor do El Tucuche, a segunda mais alta montanha da ilha de Trinidad

Nós escolhemos a terceira opção, não por ser mais fácil, pois 8 horas de caminhada também não é para qualquer um, mas principalmente por ser a que tem melhores vistas do vale, além de algumas fontes de água mineral no caminho. A caminhada é super agradável, à sombra da floresta úmida tropical, ouvindo as diversas espécies de pássaros e cruzando com os curiosos caranguejos da montanha.

Descendo o El Tucuche, a segunda mais alta montanha da ilha de Trinidad

Segundo Emile, nosso guia, El Tucuche é o nome dados pelos arawaks ao menor beija-flor do mundo, conhecido como bee humming bird (beija-flor abelha). A montanha era repleta destes sensíveis pássaros, hoje só encontrados em ilhas como Jamaica e Cuba. El Tucuche era um lugar sagrado para a tribo arawak, pois quanto mais alta a montanha e mais difícil de alcançar, mais especial se tornava.

Floôr ao longo da trilha do El Tucuche, a segunda mais alta montanha da ilha de Trinidad

No caminho encontramos três pequenos cachorrinhos, um mais lindinho que o outro. Eles começaram a nos seguir e foi difícil impedi-los. Após várias tentativas, pois sabíamos que não agüentariam a trilha toda, acabamos deixando eles se responsabilizarem por seus atos. Eis que no caminho encontramos um grupo de funcionários do governo fazendo a limpeza da trilha e eles estavam acompanhados de um cachorro. Assuntamos e logo tivemos a boa notícia, os pequenininhos estavam mesmo atrás de sua mãe, a cachorra que estava com eles! Ufa, que alívio.

Um dos enormes troncos na trilha do El Tucuche, a segunda mais alta montanha da ilha de Trinidad

O pessoal estava fazendo um ótimo trabalho, pois deste ponto em diante a trilha complicou, o que antes mais parecia uma avenida na floresta, virou uma trilha fechada, com várias árvores caídas e alguns trechos praticamente interditados. Mas, sabe como é, com jeitinho sempre passa! Quase 4 horas de caminhada depois, lá estávamos nós no topo do El Tucuche! 936m de altura, com uma vista maravilhosa, de onde se pode avistar a Venezuela e Tobago, desde que o cume não esteja encoberto.

No pico do El Tucuche, a segunda mais alta montanha da ilha de Trinidad

É... hoje não foi o nosso dia de sorte... O dia esteve aberto o tempo todo, mas aqui em cima a neblina tomou conta e infelizmente ficamos sem a tão esperada vista. Fizemos um almoço delicioso de pão com queijo, castanhas, maçã e chocolate de sobremesa e aceleramos o passo na descida. Foi colocarmos a mochila que começou a chover. Eu to começando a concordar com o Rodrigo que São Pedro está de sacanagem conosco. Pô, agora é o período seco em Trinidad, isso não é normal. O que não tem remédio... enfim, descemos com chuva mesmo, muito mais lama e muito mais escorregadio, mas como sempre a volta parece mais rápida do que a ida e logo estávamos no ponto de partida. Emile é sensacional, super atencioso e divertido, além de enriquecer muito a caminhada, trazendo algumas informações sobre a região, a cultura do país e todo o tipo de curiosidade que tínhamos.

Com o Emile, nosso guia para chegar ao El Tucuche, a segunda mais alta montanha da ilha de Trinidad

Gostamos tanto que acabamos marcando mais uma trilha com ele para amanhã, ficamos entre a famosa Paria Falls ou o Rio Seco, outra cachoeira bacana do outro lado da Ilha. Depois de analisados todos os prós e contras e principalmente o tempo de trilha acabamos decidindo pelo Rio Seco, já que as 15h temos que estar no porto para pegar o ferry para Tobago. Estou com a sensação que hoje terei uma looonga noite de sono.

Paisagem ao redor do El Tucuche, a segunda mais alta montanha da ilha de Trinidad

Suriname, Paramaribo, Trinidad e Tobago, El Tucuche, trilha, Montanha, Trekking, Trinidad, Porto of Spain

Post anterior Maracas Bay, na ilha de  Trinidad

Maracas Bay

Post seguinte Cachoeira do Rio Seco, no Parque Nacional de Matura, em Trinidad

Rio Seco in Trinidad

Blog do Rodrigo Região montanhosa ao redor do El Tucuche, a segunda mais alta montanha da ilha de Trinidad