0 De P4 à Campos - Blog da Ana - 1000 dias

De P4 à Campos - Blog da Ana - 1000 dias

De P4 à Campos

Brasil, São Paulo, Campos do Jordão

Depois de Agulhas Negras e a Pedra da Mina, hora de repor as energias e colocar o site em dia. Ficamos muito tempo longe de internet e por isso sem conseguir atualizar o site. Escolhemos fazer isso aqui, na cidade de Passa Quatro. A pousada em que ficamos hospedados, São Rafael, tem toda a infra-estrutura que precisamos e é uma delícia! O acolhimento e cuidado incansável da Suzana e com o bom humor e receptividade do Cézar, donos da pousada, fez nos sentirmos em casa.

Lua quase cheia no caminho de volta para Passa Quatro - MG, após a conquista da Pedra da Mina

A cidade possui apenas 16 mil habitantes, destes, em torno de 8 mil moram na cidade e o restante na zona rural. Mesmo assim tudo acontece em P4. Uma cidade viva, empreendedora, cheia de atrações e atividades. Para os aventureiros, a recente descoberta Serra Fina, que começou a ser explorada pelos montanhistas há aproximadamente 10 anos. Ela se tornou passagem obrigatória para os aventureiros de plantão, já que abriga a quinta maior montanha do Brasil, a Pedra da Mina, e uma das travessias mais difíceis e cênicas no Brasil. Os mountain bikers também encontram várias rotas, sendo um dos esportes preferidos da região.

Maria-Fumaça na estação de Passa Quatro - MG

Já os amantes de trens, também podem se esbaldar, conhecendo a charmosa Estação Ferroviária de Passa Quatro, que recebe a Maria Fumaça para passeios animados por entre as serras da região. Tudo isso com uma infra-estrutura turística completa, com pousadas super confortáveis e charmosas, restaurantes, cafés e até loja de equipamentos esportivos.

Ficamos realmente surpreendidos com a cidade! Conhecemos a deliciosa empada do Mauro, no La Motta, a esfiha do Seu Francisco, com clima aconchegante e familiar a convite do Cezar, e Suzana, junto com seu filho e namorada e o nosso mais novo amigo, o fotografo Valdir.

Jantar na Esfirraria de Passa Quatro - MG com o Cesar, Suzana, filho e namorada e com o Waldir

Almoçamos no restaurante da Dona Filinha, com comida caseira feita no fogão à lenha e fomos até a estação ver a partida da Maria Fumaça. Um dia de descanso, conhecendo e curtindo a vida desta pequena e agitada cidade.

Fronteira Minas-São Paulo em estrada de terra

Na manhã do dia 26, seguimos para Campos do Jordão. Um passeio por Capivari basta para sentirmos o clima da cidade nesta época de inverno. Paulistanos de todos os cantos aproveitam a temporada de frio para se sentir na Europa.

Capivari, Campos do Jordão - SP

A arquitetura alpina domina a paisagem, os restaurantes suíços oferecem foundues, racletes, queijos e vinhos maravilhosos. O frio chega a -3 graus na madrugada. Um pedacinho da Suíça no Brasil. Amanhã voltamos às trilhas e vamos até a famosa Pedra do Baú. Será que vou conseguir subir? Veremos amanhã.