0 Da Fumaça ao Pati - Blog da Ana - 1000 dias

Da Fumaça ao Pati - Blog da Ana - 1000 dias

Da Fumaça ao Pati

Local onde o rio cai para formar os 380 metros da Cachoeira da Fumaça, próximo à vila do Capão, na Chapada Diamantina - BA

Nem sempre onde há Fumaça há fogo. Passamos uma noite deliciosa protegidos na toca a beira do cânion, tomamos um vinho e comemos o nosso delicioso sanduíche de pão com queijo. Durante a madrugada, a noite estrelada que vimos quando chegamos, deu espaço à névoa branca que subia do cânion há 400m abaixo de nós.

No nosso local de acampamento, ao lado da queda da Fumaça, próxima à vila do Capão, na Chapada Diamantina - BA

A Cachoeira da Fumaça foi assim batizada, pois no período de seca os donos de rebanhos usavam os gerais próximos ao Capão como pasto para o gado e lá de longe avistavam uma fumaça. Nós conseguimos vê-la ainda com um pouco d´água, mas a noite a impressão que tive foi que toda a água dela se transformou na névoa que cobriu toda a paisagem.

No mirante da parte alta da Cachoeira da Fumaça, próximo à vila do Capão, na Chapada Diamantina - BA

Um belo café da manhã do nosso vasto cardápio, pão com queijo, e para esquentar, um gole do vinho que sobrou de ontem. Um brinde à Fumaça!

Nosso café da manhã (sanduiche de queijo e vinho) com vista, na parte alta da Cachoeira da Fumaça, próxima à vila do Capão, na Chapada Diamantina - BA

Sessão de fotos à beira do abismo, rezando para não termos uma tromba d´água. Moral da história: nem sempre onde há fumaça há fogo, neste caso há água!

Pendurada no mirante de observação da Cachoeira da Fumaça, próximo à vila do Capão, na Chapada Diamantina - BA

A Cachoeira da Fumaça, próxima à vila do Capão, na Chapada Diamantina - BA

Nos despedimos de Marcos que logo cedo continuou sua caminhada e em seguida fomos nós a pegar a trilha para o Capão. Uma hora e pouco depois chegamos à Associação de Guias do Capão, onde Lúcio nos esperava com a Fiona. Maravilhados, mas também cansados e doloridos, tínhamos apenas alguns quilômetros de estrada para nos recuperar, mais 3 horas de trilha nos esperavam no Vale do Pati!

Atravessando os Gerias do Rio Preto a caminho do Vale do Pati, na Chapada Diamantina - BA

Chegamos à Guiné e fomos direto ao Morro do Beco, uma das principais trilhas de acesso ao vale. Uma subida seguida de uma longa caminhada pelos Gerais do Rio Preto. SENSACIONAL! Que vista maravilhosa, banho de rio delicioso, caminhada gostosa e sonhada chegada à nossa confortável base no Pati, a Igrejinha.

A Igrejinha, nossa base no Vale do Pati, na Chapada Diamantina - BA

Lá ficamos alojados na hospedaria do João. Colchão no chão, banho morno e um belo jantar preparado pelo Lúcio, nosso guia e chef de cozinha. Já disse a ele que quero que ele nos acompanhe nos 1000dias! Nunca fui tão bem tratada, saladinhas, suco, um strogonoff de frango e carne com cogumelos e frutas de sobremesa!

A paisagem exuberante do Vale do Pati, na Chapada Diamantina - BA

Um chazinho digestivo para esquentar ao pé da fogueira feita pelos nossos vizinhos vindos de uma jornada pelos encontros de comunidades alternativas. Muito descanso, pois amanhã tem mais Vale do Pati!

O Lúcio nos explica a geografia do Vale do Pati, na Chapada Diamantina - BA

Brasil, Bahia, Lençóis (P.N. Chapada Diamantina), Vale do Pati (P.N. Chapada Diamantina), trilha, cachoeira, Trekking, Cachoeira da Fumaça, Capão, Igrejinha, por cima, Guiné, Morro do Beco, parque nacional, Chapada Diamantina

Post anterior A maravilhosa Cachoeira do Fundão, no Canyon do 21, em Lençóis, na Chapada Diamantina - BA

Cachoeira da Fumaça - A Saga!

Post seguinte Vista do Vale do Pati do alto do Morro do Castelo, na Chapada Diamantina - BA

Explorando o Vale do Pati!

Blog do Rodrigo Vista do Vale do Pati do alto do Morro do Castelo, na Chapada Diamantina - BA

Funil e Castelo

• 16/11/2013 | 01:06 por Caio

Eu tenho um projeto que vou começar no próximo ano. Muito grande mesmo, mas eu vou de uma maneira bem diferente de vocês. Uma coisa que tem me chamado a atenção é que coloco coisas muito específicas no google como: Lago Nicarágua, Darién Gap ou Chapada Diamantina, Andes e vocês sempre aparecem nas pesquisa.

Oi Caio! Nós estamos viajando há 3 anos e 9 meses, passamos por todos estes lugares, todos os estados brasileiros, países da América e Caribe (nos falta apenas o Uruguai que faremos em 2 meses) e tentamos mesmo conhecer cada pedacinho do continente, por isso o carro. Desejo sorte e se precisar de qualquer informação é só nos procurar. Sucesso e manda seu fb ou blog para acompanharmos a sua aventura!

• 13/07/2013 | 08:41 por rose

Uma passadinha pra dizer que as imagens , tudo mto bonito... :) Amei teu blog..Obg por dividir conosco, eu ainda irei fazer uam viagem assim, em pedras e natureza rústica com alguém.Bjos!

Muito Obrigada Rose! Viajar e explorar a natureza é uma paixão, que bom que é contagiante! Boas Viagens! Bjs!

• 03/03/2011 | 02:22 por milena

Obrigada Ana por dividir conosco a sua experiencia. Estou pensando seriamente em ir pro vale do capao nesse carnaval! Espero que eu aguente andar isso tudo que soube q nao eh mole nao..rsss

grata,
    milena

Milena, obrigada por fazer as minhas experiências valerem ainda mais, sendo lidas e apreciadas por você! Tenho certeza que vc vai conseguir, o Capão é inspirador, qdo vc se der conta já vai ter chegado! Aproveite e mande notícias! Beijos!

• 06/02/2011 | 20:21 por clenilça alves da silva(cleo)

passei para dizer que as imagems são fantástica!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Lugar sensacional! Beijos! =)