0 Cave Dive in Florida! - Blog da Ana - 1000 dias

Estados Unidos, Flórida, Peacock

Passagem por 'janela' em caverna alagada em Peacock, na Flórida, Estados Unidos

Passagem por "janela" em caverna alagada em Peacock, na Flórida, Estados Unidos

Após as noções básicas dadas no post anterior, você pode me perguntar agora: então porque vocês se metem em uma coisa dessas? Somamos a paixão por explorar, à paixão por mergulhar e a curiosidade imensa pela espeleologia e o resultado já é quase convincente. Quando adicionamos ainda o fato de estarmos em um lugar completamente diferente de qualquer outro que você já imaginou e que poucos terão a oportunidade de conhecer, encontramos motivos suficientes para entrar de cabeça neste novo mundo submarino.

Felizes e prontos para nosso primeiro mergulho numa caverna de verdade, em Peacock, na Flórida, nos Estados Unidos

A Flórida é um dos principais pontos de mergulho em caverna do mundo. Suas terras são um verdadeiro queijo suíço, formados por calcário e dezenas, talvez centenas de nascentes de água. A temperatura média da água é de 20 a 22°C, as cavernas tem um grande potencial de suspensão e algumas podem ter um alto fluxo de água, leia-se correnteza.

Lagoa e entrada de caverna tomada por algas, em Peacock, na Flórida, nos Estados Unidos

Nossa aventura começa em um lugar chamado Luraville, próximo à cidade de Live Oak, no norte da Flórida. Chegamos ao Dive Outpost ontem à noite e fomos muito bem recepcionados por Tim.

Com o Tony, nosso guia nas cavernas alagadas em Peacock, na Flórida, Estados Unidos

Além de providenciar os tanques de nitrox (mistura especial com 32% de oxigênio), Tim conseguiu agilizar uma peça fundamental: um instrutor para nos guiar nos nossos primeiros mergulhos em cavernas naturais. Até aqui só tivemos a oportunidade de mergulhar algumas vezes na Mina da Passagem em Mariana, Minas Gerais.

Nossa pousada em Peacock, na Flórida, nos Estados Unidos

Tony chegou cedo e tivemos bastante tempo para conversar, nos conhecer, revisar equipamentos e configuração técnica de todo o nosso material. Depois de tudo pronto, seguimos para o Peacock Springs State Park, há apenas 8km dali.

Advertência na entrada do parque de Peacok, na Flórida, nos Estados Unidos

Ansiosos e concentrados nos equipamos e caímos na água. Impossível esconder a tensão. Podemos até tentar esconder dos outros, mas não de nós mesmos. Após o treinamento e muito estudo, sabemos exatamente onde estamos nos metendo e agora é hora de colocar todo o conhecimento adquirido em prática!

Carregando equipamento de mergulho em Peacock, na Flórida, Estados Unidos

Peacock é um dos sistemas de caverna mais visitados do mundo e já foi inteiramente explorado. Veja o mapa.. No primeiro mergulho navegamos pelo Peanut Tunnel, que tem este nome por seu formato ser parecido com o de um amendoim. Lá dentro encontramos nos primeiros metros alguns peixes e até uma espécie de peixe cego, onde já não existe luz. Nenhuma vida, seguimos a Golden Line uns 400m adentro, chegando a 16m de profundidade. Foram 76 minutos de mergulho, passando pelas paisagens mais alienígenas que já imaginei.

Fim do primeiro mergulho em Peacock, na Flórida, Estados Unidos

É impressionante, mesmo amando tudo em alguns momentos eu pensava, o que é mesmo que estou fazendo aqui? Pois quando realizamos que estamos a 400m da entrada de uma caverna, mergulhados em uma água gelada, dependendo 100% do equipamento e que acima de você existe mais água, muita rocha e provavelmente uma floresta, é simplesmente inacreditável.

Passagem por 'janela' em caverna alagada em Peacock, na Flórida, Estados Unidos

Passagem por "janela" em caverna alagada em Peacock, na Flórida, Estados Unidos

O segundo mergulho do dia foi também na Peacock I, mas seguindo pelo Túnel Principal. Embora tenha este nome não quer dizer que apenas este tenha a Golden Line. Este é o túnel mais amplo e que provavelmente foi explorado primeiro, o Peanut que fizemos no primeiro mergulho, também é todo cabeado com a Golden Line.

Mergulhando na caverna alagada em Peacock, na Flórida, Estados Unidos

Com salões maiores, cânions submarinos e passagens belíssimas onde as bolhas d´água formam verdadeiros espelhos no teto, este túnel foi o nosso preferido. Tivemos uma experiência diferente neste segundo mergulho, por que já estávamos mais tranquilos, pois já tínhamos quebrado o gelo no primeiro mergulho. Depois por que ele é muito mais cênico, as paisagens são ainda mais lunares, se é que podemos sonhar em uma lua cheia de água.

Saindo da caverna alagada em Peacock, na Flórida, Estados Unidos

Dois pontos altos desde percurso são o encontro com o Pothole Sink, uma abertura no teto que deixa um fecho de luz entrar e refletir o azul da água mineral onde estamos imersos. Nadamos mais ou menos 250m e chegamos ao Olsen Sink, uma abertura natural onde emergimos, olhamos ao redor e estamos em meio a uma mata verde. A luz e as cores são tão lindas depois que cruzamos toda esta escuridão!

Com o guia Tony durante mergulho na caverna alagada em Peacock, na Flórida, Estados Unidos

Aqui estamos, sobrevivemos à nossa primeira experiência em cavernas naturais, ainda mais impressionados com o que vimos. Era tudo aquilo que imaginávamos e um pouco mais! Agora podemos nos considerar mergulhadores de caverna, iniciantes, tudo bem, mas temos que começar algum dia, afinal! Abaixo segue vídeo desta experiência para vocês também terem o gostinho de como é se aventurar nas cavernas submersas da Flórida.

Ah! Vale lembrar: uma das melhores partes do mergulho em caverna é que não precisamos subir em um barco e perder tempo com a navegação, ainda mais para quem sofre com enjoos e fica mareado, como eu! A segunda maior vantagem é que não precisamos lavar os equipamentos, eles já ficaram o tempo todo mergulhados em água mineral.

Parque de Peacock, na Flórida, nos Estados Unidos

Estados Unidos, Flórida, Peacock, Mergulho, Caverna, dive, Peacock Springs

Post anterior Chegando à saída da caverna alagada em Peacock, na Flórida, Estados Unidos

Mergulho em Caverna

Post seguinte Entrada de caverna alagada, no rio transparente de Ginnie Springs, na Flórida, nos Estados Unidos

Ginnie Springs

Blog do Rodrigo A tradicional placa de advertência na caverna alagada em Peacock, na Flórida, Estados Unidos

Dentro da Terra e da Água (com Vídeo!)