0 Cachoeirão e os Gerais - Blog da Ana - 1000 dias

Cachoeirão e os Gerais - Blog da Ana - 1000 dias

Cachoeirão e os Gerais

Observando o Cachoeirão, no Vale do Pati, na Chapada Diamantina - BA

Acordamos cedo na Igrejinha e aproveitamos o nosso último café da manhã no Vale do Pati. Mais uma manhã de despedidas começa, adeus aos atletas cariocas, adeus à João e um até logo para Camila e Iara, que encontraremos logo mais na trilha do Cachoeirão.

Partida da Igrejinha para mais um dia de caminhadas no Vale do Pati, na Chapada Diamantina - BA

Mochilas nas costas e pé da trilha, na estrada que cruza o vale do Pati por baixo em direção à Toca do Gavião, lugar onde deveríamos ter dormido esta noite. Ontem como chegamos tarde optamos por dormir ali no João mesmo, mas a programação inicial era dormirmos na toca.

Caminhando no Vale do Pati, na Chapada Diamantina - BA

Ainda bem que não deu certo, diga-se de passagem, o lugar era bacana, uma boa toca, mas não tinha aquele colchão gostoso que tínhamos no João e quando chegamos lá vimos que outros 4 caras tinham dormido lá na mesma noite, deixando o cheiro de xixi como lembrança. Maravilha...

Colada ao chão, num dos mirantes do Cachoeirão, no Vale do Pati, na Chapada Diamantina - BA

Deixamos nossas mochilas em um bosque logo que chegamos aos gerais e seguimos mais leves pela trilha do Cachoeirão, uma queda com mais de 300m de altura. Já tínhamos a informação que o poço no alto do Cachoeirão tinha água, estávamos loucos por um mergulho depois daquela caminhada abaixo do sol escaldante.

Lago 'encantado' acima do Cachoeirão, no Vale do Pati, na Chapada Diamantina - BA

Lago "encantado" acima do Cachoeirão, no Vale do Pati, na Chapada Diamantina - BA

A vista do alto do Cachoeirão é fantástica, um cânion maravilhoso, um lago imenso e alguns filetes de água escorrendo, refrescando as borboletas e andorinhas do vale.

Vista do Vale do Cachoeirão, no Vale do Pati, na Chapada Diamantina - BA

Eu estava super corajosa, depois de uns 10 minutos olhando para baixo deitada na pedra, consegui até sentar à beira do precipício para umas fotinhos. Wohoooo! Sensacional!

Pendurada a mais de 350 metros de alura, no Cachoeirão, no Vale do Pati, na Chapada Diamantina - BA

Nos refrescamos no lago sobre a cachoeira e trocamos várias experiências de viagem com Camila, colombiana, e Iara, soteropolitana, que havíamos conhecido na Igrejinha, ótimas companheiras de caminhada. Nos separamos no bosque, onde pegamos as nossas mochilas e seguimos cruzando os Gerais do Rio Preto em direção ao Morro do Beco.

Tomando banho no lago 'encantado' acima do Cachoeirão, no Vale do Pati, na Chapada Diamantina - BA

Tomando banho no lago "encantado" acima do Cachoeirão, no Vale do Pati, na Chapada Diamantina - BA

Com o Lúcio e amigas no alto do Cachoeirão, no Vale do Pati, na Chapada Diamantina - BA

Esta caminhada é longa, em torno de uns 10km, mas é uma das melhores que fizemos. Plana, com vistas indescritíveis do Vale do Pati de um lado e dos Gerais do outro. A vegetação dos Gerais parecem uma pintura, com capins dourados mesclados ao verde e às poucas flores vermelho-escuras. Me lembrou muito a cena final do filme Gladiador, quando o herói tem a visão da esposa e filho, e vai sobrevoando os campos voltando para casa.

Gerais do Rio Preto, próximo ao Vale do Pati, na Chapada Diamantina - BA

Logo chegamos ao Morro do Beco, não antes de cruzarmos com uma caranguejeira e uma cobra d´água encontradas pelo Lúcio, ECA! Nossa estrada hoje é longa, pois seguimos ainda para Mucugê. Nos despedimos do nosso “guia da guarda”, que nos cuidou e tratou como ninguém!

Saindo dos Gerais do Rio Preto, em direção à Guiné, na Chapada Diamantina - BA

Chegamos à Mucugê já no início da noite, encontramos uma bela pousada, comemos uma pizza muito saborosa depois de uma voltinha pela praça da cidade. É uma cidadezinha histórica muito bem preservada e que ainda não foi dominada totalmente pelo turismo e investidores de fora, por isso ali achei mais fácil identificarmos a cultura e as raízes do seu povo do que em Lençóis. A dica é visitar na época de São João, a cidade estará lotada de turistas, mas dizem que é a melhor Festa Junina da Chapada!

Reencontro com a Fiona, próximo à Guiné, na Chapada Diamantina - BA

E lá vamos nós, por que amanhã tem mais!

Brasil, Bahia, Vale do Pati (P.N. Chapada Diamantina), Mucugê (P.N. Chapada Diamantina), trilha, cachoeira, Trekking, Igrejinha, Guiné, Morro do Beco, Cachoeirão por cima, Toca do Gavião, parque nacional, Chapada Diamantina

Post anterior Vista do Vale do Pati do alto do Morro do Castelo, na Chapada Diamantina - BA

Explorando o Vale do Pati!

Post seguinte Cachoeira do Buracão vista de cima, próxima à Ibicoara, na Chapada Diamantina - BA

Cachoeira do Buracão

Blog do Rodrigo Equilibrando-se num dos mirantes do Cachoeirão, no Vale do Pati, na Chapada Diamantina - BA