0 Amanhecer na montanha - Blog da Ana - 1000 dias

Amanhecer na montanha - Blog da Ana - 1000 dias

Amanhecer na montanha

Brasil, Minas Gerais, Passa Quatro (Pedra da Mina)

Nascer-do-sol no alto da Pedra da Mina em Passa Quatro - MG

Amanhecemos com a luz do sol penetrando suavemente pelas paredes da barraca. Acordei o Ro e o convidei para sair ver o sol nascer, lá de cima da Pedra da Mina. Ele resmungou, virou para o lado e voltou a dormir. Uma hora depois, enquanto eu sonhava que estava descendo a montanha montada em um elefante, ele me acorda com o mesmo objetivo: “Vamos! Levanta! Venha ver o sol nascendo, está maravilhoso!” Estava muito frio, perto dos zero graus, com certeza, mas depois de todo o esforço eu não perderia esta cena por nada!

Ana saindo da barraca durante o nascer-do-sol na Pedra da Mina em Passa Quatro - MG

O nascer do sol em cima de uma montanha é mágico. Ele nasceu atrás do Pico Agulhas Negras e começa a iluminar aos poucos as outras montanhas e o mar de nuvens que está aos nossos pés.

Mar de nuvens sob nossos pés no alto da Pedra da Mina em Passa Quatro - MG

Aos poucos as luzes das cidades do Vale do Paraíba se apagam e o ar gelado começa a amornar. Eu volto para a barraca, pois morno era algo em torno de 5 graus. Dali, da nossa janela, ainda vejo o mar de nuvens enquanto espero o Rodrigo escrever no livro de registro do cume da Pedra da Mina, logo depois será a minha vez.

Ana se esquentando no sleeping no alto da Pedra da Mina em Passa Quatro - MG

É curioso ler o que cada um que chegou ali em cima estava sentindo naquele momento. Vemos da mais simples assinatura, até um recado para os filhos amados ou um agradecimento especial a Deus. Pessoas que chegaram ali de diferentes maneiras, pela travessia ou usando a mesma trilha que nós, uma, duas, três, até, cinco vezes. O melhor foi o recado dos bombeiros que estavam trabalhando no resgate do perdido na semana passada. Algo simples e objetivo como “Passamos novamente por aqui e ainda não encontramos o indivíduo.”

Nossa barraca quentinha no alto da Pedra da Mina em Passa Quatro - MG

Com o sol mais alto, já perto das 8h da manhã, tomamos do o café da manhã com o Alessandro e começamos a nos preparar para a descida.

Nascer-do-sol no alto da Pedra da Mina em Passa Quatro - MG

Foram mais 7h de caminhada, desta vez principalmente descendo as mesmas pirambeiras que subimos ontem. Para mim a descida sempre é um pouco mais sofrida, pois não tem preparo físico que resolva o meu problema nos joelhos.

Ana curtindo a vista no início da longa dscida da Pedra da Mina em Passa Quatro - MG

Além disso, tive que lidar com a dor das bolhas nos calcanhares. Mas o que interessa é que valeu a pena! Havíamos nos prometido que na volta iríamos entrar no rio, em um poço de água gélida e transparente, eu estava mesmo precisando de um banho!

Paisagem maravilhosa no alto da Pedra da Mina em Passa Quatro - MG

Uma excursão como esta sempre vale para nos testar, fisicamente e psicologicamente. Às vezes me pergunto se não estou ficando velha. Mas depois que encaro uma dessas vejo que tudo depende do desafio que é colocado e da forma como você se comporta perante ele. A minha resposta? Não... a vida está apenas começando!

De manhazinha no topo da Pedra da Mina em Passa Quatro - MG

Brasil, Minas Gerais, Passa Quatro (Pedra da Mina), Montanha, Trekking, Serra Fina, Pedra da Mina

Post anterior Pôr-do-sol no alto da Pedra da Mina em Passa Quatro - MG

A Pedra da Mina

Post seguinte Lua quase cheia no caminho de volta para Passa Quatro - MG, após a conquista da Pedra da Mina