0 Abrolhos na Terra - Blog da Ana - 1000 dias

Abrolhos na Terra - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

Abrolhos na Terra

Brasil, Bahia, Caravelas, Abrolhos

Pôr-do-sol visto do alto da ilha de Santa Bárbara em Abrolhos - BA

Pôr-do-sol visto do alto da ilha de Santa Bárbara em Abrolhos - BA


Na região costeira entre São Mateus, norte do Espírito Santo e Caravelas, sul da Bahia, existe uma plataforma continental que se prolonga por mais de 200km para fora da costa. Nesta plataforma, que possui em torno de 200m de profundidade, encontram-se planaltos submarinos com profundidades mais rasas entre 30 e 50m que serviram como base para formações coralíneas imensas, conhecidas na região como chapeirões.

Santa Bárbara vista da ilha de Siriba em Abrolhos - BA

Santa Bárbara vista da ilha de Siriba em Abrolhos - BA


Estas formações são o motivo pelo qual Américo Vespúcio, navegador português, anotou “Ao se aproximares da terra, abre os olhos.”, surgindo daí o nome “Abrolhos”, sendo considerada a região mais perigosa para navegação na costa brasileira. É aí, em meio a este cenário submarino que está localizado o Arquipélago de Abrolhos. São 5 ilhotas de formação vulcânica que afloram há aproximadamente 70km da costa brasileira.

O mar num dia de sol, em Abrolhos - BA

O mar num dia de sol, em Abrolhos - BA


Santa Bárbara, a maior das ilhas é posse da marinha e abriga atualmente 12 pessoas entre funcionários do Ibama, Marinha e seus familiares. Desembarcamos nesta ilha, com permissão do Parque Nacional de Abrolhos, para conhecer a vila dos moradores e principalmente o farol construído em 1860 por D. Pedro II. As praias de Santa Bárbara também recebem neste período as tartarugas, que estão em época de desova.

O farol da ilha de Santa Bárbara em Abrolhos - BA

O farol da ilha de Santa Bárbara em Abrolhos - BA


As lentes do farol na ilha de Santa Bárbara em Abrolhos - BA

As lentes do farol na ilha de Santa Bárbara em Abrolhos - BA


A Ilha Redonda não possui nenhuma construção e é o principal habitat das fragatas, pássaros marinhos, que utilizam a ilha para montar seus ninhos e para reprodução. Esta ilha ficou também conhecida pelo triste episódio que ocorreu há 13 anos, uma queimada não proposital provocada pelo filho do ex-presidente Fernando Collor de Mello, soltando fogos de artifício de seu barco no ano novo. Naquela queimada morreu toda uma geração de fragatas e até hoje o parque preserva ao máximo a região para que a população destes pássaros consiga se re-estabelecer.

Chegando em Abrolhos - BA

Chegando em Abrolhos - BA


A sua vizinha, a Ilha da Siriba é, por sua vez, a base de reprodução e ninhos dos atobás brancos. Junto com o Felipe, guarda-parque no Parque Nacional, pudemos visitar a Siriba e conhecer um pouco mais destes bichinhos.

O Felipe, do Ibama, dando informações na ilha da Siriba em Abrolhos - BA

O Felipe, do Ibama, dando informações na ilha da Siriba em Abrolhos - BA


Nesta época eles estão entrando na fase reprodutiva, portanto é quando os casais de atobás começam a demarcar seu território para iniciar a construção dos ninhos.

Casais de atobás na ilha da Siriba, em Abrolhos - BA

Casais de atobás na ilha da Siriba, em Abrolhos - BA


O único pássaro que convive com os atobás são é a grasina, pois esta procura pequenas grutas para seus ninhos, área não desejada pelos seus vizinhos.

A Grazina, com sua llonga calda, na Ilha da Siriba, em Abrolhos - BA

A Grazina, com sua llonga calda, na Ilha da Siriba, em Abrolhos - BA


A quarta ilha é a Ilha de Sueste. Esta ilha é utilizada pelo parque como área de controle para pesquisas de impacto ambiental, portanto não é permitido desembarque e mergulhos em seu entorno. Assim consegue-se medir qual é a diferença que existe entre as áreas utilizadas para o turismo e uma área intocada, liberada apenas para grupos de pesquisadores. Nela vive uma segunda espécie de atobás, os atobás marrons, mais ariscos e temperamentais que seus primos brancos.

Visual da Ilha da Siriba, em Abrolhos - BA

Visual da Ilha da Siriba, em Abrolhos - BA


A quinta e última ilha é a pequena Ilha da Guarita, como disse o Felipe, um punhado de pedras jogadas ao mar. Ela fica localizada bem em frente à casa do Presidente Lula na Ilha de Santa Bárbara. A Ilha da Guarita também abriga os ninhos de outra espécie de aves, os São Beneditos que dão um show em suas revoadas coletivas.

Vista do alto do farol da ilha de Santa Bárbara em Abrolhos - BA

Vista do alto do farol da ilha de Santa Bárbara em Abrolhos - BA


Fomos à Abrolhos para conhecer o mar, ver as baleias, mergulhar e acabamos conhecendo também a Abrolhos emersa. Um paraíso na terra que abriga espécies, histórias e principalmente cenários belíssimos!

Pôr-do-sol visto do alto do farol na ilha de Santa Bárbara em Abrolhos - BA

Pôr-do-sol visto do alto do farol na ilha de Santa Bárbara em Abrolhos - BA

Brasil, Bahia, Caravelas, Abrolhos, Mergulho, Ilha de Santa Bárbara

Veja todas as fotos do dia!

Participe da nossa viagem, comente!

Post anterior Admirando as falésias da praia de Costa Dourada, extremo sul da Bahia

A caminho de Abrolhos!

Post seguinte Calda de baleia vista do barco em direção à Abrolhos - BA

Abrolhos no Mar

Blog do Rodrigo Calda de baleia vista do barco em direção à Abrolhos - BA

Rainhas do Mar

Comentários (3)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 01/07/2011 | 12:55 por Marlúcio Medeiros

    Valeu! Ana, rs ainda é tempo para si torna uma pesquisadora, mas já te considero uma pelo belissimo trabalho e amor pelo ambientes naturais. Belas fotos!!
    Hoje estava olhando meu orkut e achei você, acabei te adicionando só aceitar Ana, lá tenho alguams fotos legais de abrolhos, animais e da região.
    Bom dia!!

    Resposta:
    Obrigada Marlúcio! Vou te adicionar lá e dar uma olhada nas fotos com certeza! Beijos a bom dia!!!

  • 27/06/2011 | 14:05 por Marlúcio Medeiros

    Adorei as fotos de Abrolhos e matei a saudade, é um lugar fantástico e rico em biodiversidade dentro e fora d' água.
    Trabalhei no baleia Jubarte com pesquisa e estagiei no parque em 2010, foi uma experiência fundamental em minha vida e que me faz viver feliz sempre só de saber que abrolhos continua à minha espera. Atualmente moro em Salvador....Até mais!!! abraçosss

    Resposta:
    Olá Marlúcio! Você realmente é um privilegiado, poder morar por um tempo em Abrolhos não é para qualquer um! Na próxima encarnação eu vou ser pesquisadora, rsrs! Bem vindo e volte sempre! Bjs

  • 19/10/2010 | 23:22 por Mario Sergio Silveira

    Filha, que reportagem linda, fotos fantásticas. Este por de sol está maravilhoso. Parabéns!!!

    Resposta:
    Obrigada! Em um lugar como este não tem como errar, é sensacional!
    Beijos!

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet