0 A terra do Ivan - Blog da Ana - 1000 dias

A terra do Ivan - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

A terra do Ivan

Brasil, Minas Gerais, Delfinópolis (P.N. Serra da Canastra)

Vista da região do Paraíso Selvagem em Delfinópolis - MG

Vista da região do Paraíso Selvagem em Delfinópolis - MG


Delfinenses, daqueles nascidos e criados nas serras e cachoeiras da região, em geral não tem grande interesse pelo patrimônio natural que está a sua volta. A não ser que sejam proprietários de terras com cachoeiras e resolvam explorá-las turisticamente. Parece forte afirmar isso, mas é curioso como todos os nativos de Delfinópolis que conversamos, uns 3 ou 4, nos afirmaram com tranqüilidade... “temos isso (as cachoeiras) aqui no nosso quintal, todos os dias.” Isso não quer dizer que não queiram preservar, quer dizer apenas que eles não aproveitam como nós, tomando banho de cachoeira todos os finais de semana ou feriados. Seu Zé Gurita, dono de um restaurante onde almoçamos hoje em Olhos D´Água, falou bem “temos mais vontade é de ver o mar, que não nunca encontramos”. Não é a toa que existem os velhos ditados “Em casa de ferreiro, o espeto é de pau”, ou ainda “Santo de casa não faz milagre” ou, o meu preferido, “O jardim do vizinho é sempre o mais florido”. E é mesmo! Nós que vivemos na cidade tendemos sempre a achar a vida no campo mais mansa, melhor, mais tranqüila e corremos para as cachoeiras e praias na primeira oportunidade. Quem mora na praia não entra no mar, passa 3, as vezes 4 meses sem colocar o pé na areia. Vai entender? Por que será que nós, seres humanos, somos assim tão complicados?

Vista da parte de cima da Cachoeira Águas Claras em Delfinópolis - MG

Vista da parte de cima da Cachoeira Águas Claras em Delfinópolis - MG


Será que é algo inato ou será que a sociedade nos fez assim? Buscando sempre mais dinheiro, mais conforto, mais uma televisão, só que agora é Led TV, e o carro? Ah, é o de última geração. Ainda assim, é cada vez mais comum vermos pessoas que já mudaram o padrão de pensamento e ação. Pessoas, no meu ponto de vista, mais evoluídas. Preocupadas em viver uma vida tranqüila, em comunhão com a natureza. Diminuindo seu consumo, portanto diminuindo a sua necessidade de gerar riqueza e conseqüentemente levando uma vida mais tranqüila e feliz. Afinal, não precisamos de muito para viver, não é mesmo? No final todos saem ganhando com isso e principalmente a natureza, a Terra, nossos filhos e nossos netos.

Placa informativa em trilha na região do Paraíso Selvagem em Delfinópolis - MG

Placa informativa em trilha na região do Paraíso Selvagem em Delfinópolis - MG


Bem, deixemos de divagações e voltemos ao que interessa. Eu ia mesmo era falar de um lugar conhecido hoje como “Paraíso Selvagem”. Saímos do centro da cidade, atravessamos quilômetros de canaviais em direção a Olhos D´Água, um arraial próximo, e continuamos até esta fazenda, próxima à conhecida Cachoeira do Luquinha. Quem não trabalha com turismo conhece o lugar como “a fazenda do Ivan”. Há pouco tempo o complexo de cachoeiras foi batizado como “Paraíso Selvagem” um nome mais marqueteiro, vendedor. Afinal, ele também tem que aderir à regra do jogo e ganhar dinheiro para se sustentar!

Vista da parte de cima da Cachoeira Águas Claras em Delfinópolis - MG

Vista da parte de cima da Cachoeira Águas Claras em Delfinópolis - MG


Este lugar é simplesmente fantástico! Abriga cachoeiras e canyons belíssimos! Passamos o dia explorando, com o mapinha que a Mariângela nos passou. O Salto Solitário, a Cachoeira Águas Claras, o Canyon da Garça Branca e a Cachoeira do Alpinista. Chegamos lá eram 10h30 da manhã e fomos embora quase cinco da tarde, atrasados para o almoço no Zé Gurita. Não conseguimos descer da Águas Claras para o Canyon, tentamos, mas fomos avisados que seria complicado.

Cachoeira Águas Claras no Paraíso Selvagem em Delfinópolis - MG

Cachoeira Águas Claras no Paraíso Selvagem em Delfinópolis - MG


O roteiro ideal é encontrar a trilha do Canyon embaixo, ainda perto da entrada da propriedade e de lá seguir para a Águas Claras e o Salto Solitário. Trilha lindíssima e gostosa de caminhar. Depois, voltando ao ponto de partida, é fácil encontrar a trilha para a Cachoeira do Alpinista, outro lugar maravilhoso no final de um canyon com apenas 50 minutos de caminhada ou até menos para quem anda bem.

Cachoeira dos Alpinistas no Paraíso Selvagem em Delfinópolis - MG

Cachoeira dos Alpinistas no Paraíso Selvagem em Delfinópolis - MG


É galerinha, ainda temos muito para conhecer, essa mãe natureza trabalhou bem e está nos dando um baile! Acho que parte da nossa missão aqui é aprender a viver com menos, de forma mais simples, nas estradas das Américas. E porque não, tentar fazer com que vocês se apaixonem pela natureza tanto quanto nós e aos poucos, quem sabe, todos poderemos mudar nossos hábitos e cuidar mais do nosso planeta. O consumo nos transforma e faz perdermos a noção das nossas reais necessidades... Talvez este também seja o motor da nossa espécie, o motivo pelo qual estamos sempre querendo mais, lutando, trabalhando e buscando alternativas para saciar esta inquietude. Parece que só falta conseguirmos direcionar esta força de trabalho para o lado certo.

Poço no rio da Cachoeira Solitária na região do Paraíso Selvagem em Delfinópolis - MG

Poço no rio da Cachoeira Solitária na região do Paraíso Selvagem em Delfinópolis - MG

Brasil, Minas Gerais, Delfinópolis (P.N. Serra da Canastra), Cachoeiras

Veja todas as fotos do dia!

Faz um bem danado receber seus comentários!

Post anterior Chegando na 'Casinha Branca' no alto da serra, em Delfinópolis - MG

Vale do Gurita

Post seguinte Nossa logo na placa no Caminho do Céu, próximo à Delfinópolis na região da Serra da Canastra - MG

Seu Francisco, o nosso Francisco…

Blog do Rodrigo Cachoeira Solitária no Paraíso Selvagem em Delfinópolis - MG

Paraíso Selvagem

Comentários (4)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 25/06/2014 | 01:04 por Wanderson

    Olá, gostaria de saber se vocês podem fornecer algum mapa que mostrando onde ficam trilhas, cachoeiras, quedas. É porque estou juntamente de um professor,isso iria facilitar e nos ajudaria a desfrutar desse paraíso natural tão belo, aguardo resposta no e-mail, grato.

    Resposta:
    Oi Wanderson, nós conseguimos alguns mapas lá na pousada Rosa dos Ventos onde ficamos hospedados. A Mariângela (que é a dona) pode dar umas dicas. Boa sorte e boa viagem!

  • 04/09/2013 | 12:46 por Leandro

    Obrigado, Ana.

    Seu blog ajudou na criação do meu roteiro para um final de semana com a namorada em Delfinópolis-MG.

    Valeuuuuuu.........

    Resposta:
    Que ótimo Leandro! Depois nos atualize aqui das dicas de Delfinópolis. =)
    Abs!

  • 01/08/2010 | 15:55 por Mario Sergio Silveira

    Fiiiiiiiiiiilha, vc tá pelada? ÔÔ liberdade maravilhosa. Bjs do Bibo pai

    Resposta:
    Pai, a hora que eu começar a colocar fotos minhas peladas vc manda internar aí no Bom Retiro! hahaha! Esse biquini claro engana mesmo! rsrsrs! Mas a liberdade é maravilhosa mesmo! =)

  • 31/07/2010 | 13:48 por Dani

    Irmã do Céu, não me diga que é você pulando nessa última foto...

    Meu Senhor, proteja essa menina que tem mais coragem que juízo nesse coração! hehe

    te amo!

    Resposta:
    Dani,
    Aí parece alto, mas não é não! Tinha só uns 4 metros. Fique fry~, não descabelay! Te amo irmã! bjs

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet