0 A lenda, a praia e a lagoa da Princesa - Blog da Ana - 1000 dias

A lenda, a praia e a lagoa da Princesa - Blog da Ana - 1000 dias

A viagem
  • Traduzir em português
  • Translate into English (automatic)
  • Traducir al español (automático)
  • Tradurre in italiano (automatico)
  • Traduire en français (automatique)
  • Übersetzen ins Deutsche (automatisch)
  • Hon'yaku ni nihongo (jidö)

lugares

tags

arqueologia cachoeira Caribe cidade histórica Estrada mar Mergulho Montanha parque nacional Praia Rio roteiro Trekking trilha

paises

Alaska Anguila Antígua E Barbuda Argentina Aruba Bahamas Barbados Belize Bermuda Bolívia Bonaire Brasil Canadá Chile Colômbia Costa Rica Cuba Curaçao Dominica El Salvador Equador Estados Unidos Galápagos Granada Groelândia Guadalupe Guatemala Guiana Guiana Francesa Haiti Hawaii Honduras Ilha De Pascoa Ilhas Caiman Ilhas Virgens Americanas Ilhas Virgens Britânicas Jamaica Martinica México Montserrat Nicarágua Panamá Paraguai Peru Porto Rico República Dominicana Saba Saint Barth Saint Kitts E Neves Saint Martin San Eustatius Santa Lúcia São Vicente E Granadinas Sint Maarten Suriname Trinidad e Tobago Turks e Caicos Venezuela

arquivo

SHUFFLE Há 1 ano: Há 2 anos:

A lenda, a praia e a lagoa da Princesa

Brasil, Pará, Algodoal

Lagoa da Princesa, em Algodoal - PA

Lagoa da Princesa, em Algodoal - PA


O dia amanheceu chuvoso, mas sem internet e com pouco tempo não podíamos perder um minuto. Nos preparamos para sair mesmo com chuva e foi só colocarmos os pés para fora da pousada que o céu ficou azul e o sol brilhou como não víamos a dias!

Praia da Princesa em Algodoal - PA

Praia da Princesa em Algodoal - PA


Cruzamos nosso primeiro “furo” como são conhecidas as barras dos igarapés aqui no Pará e seguimos andando para a Praia da Princesa. Já no barco que cruza o furo conhecemos 5 alemães, intercambistas de uma universidade alemã do curso de assistência social. Logo se uniram a nós na caminhada para a Lagoa da Princesa.

Caminhada para a Lagoa da Princesa, em Algodoal - PA

Caminhada para a Lagoa da Princesa, em Algodoal - PA


Aqui todos dizem que os caminhos para a lagoa ou a trilha para Fortalezinha são difíceis. Eles “criam dificuldades para vender facilidades”, como diz o policial corrupto do Tropa de Elite. Muitos moradores têm como renda o turismo, são guias, canoeiros, barqueiros, etc. Os furos não podem ser atravessados a nado, pois algumas pessoas já morreram, as trilhas são perigosas ou pela dificuldade de encontrar o caminho ou por ocorrerem assaltos. Enfim, depois de ouvir tudo isso é claro que você irá contratar um guia por 40 ou 50 reais ao dia. Em um país estrangeiro eu pagaria, mas aqui resolvemos ir sozinhos, pegamos algumas dicas com o pessoal da pousada, afinal não poderia ser tão complicado assim. Os alemães resolveram nos acompanhar, já que acharam que estariam sendo passados para trás por serem estrangeiros, quando o guia pediu 50 reais.

Algodoal - PA

Algodoal - PA


A Praia da Princesa possui uma lenda que muitos pescadores juram ser reais. Dois pescadores estavam na praia à noite puxando a rede, quando viram uma mulher maravilhosa se aproximar deles, olhar o que estavam fazendo e de repente desapareceu. Os dois não acreditaram, mas aquela era a mulher mais bonita que já haviam visto “parece uma princesa”. Foi mais ou menos assim que surgiu o nome da praia e a lenda de que sob estas águas existe um Reino onde vive esta princesa. A história é contada pelos pescadores como o Seu José Cristo, do bar La Dune. Seu José não só gosta de contar a história como um relato real, como já criou diversas canções sobre a Praia da Princesa, local onde nasceu e vive até hoje.

Maré baixa na Praia da Princesa, em Algodoal - PA

Maré baixa na Praia da Princesa, em Algodoal - PA


Atravessamos os primeiros quilômetros de praia até o último bar, há mais um depois do Bar das Pedras, e lá encontramos a trilha que nos leva à Lagoa da Princesa. Única lagoa perene, da ilha, difícil acreditar, já a trilha estava completamente alagada. Este é um dos motivos pelo qual está se iniciando uma campanha pelo turismo consciente da lagoa, pois é a única fonte de água para os animais da ilha durante o verão. Nesta mesma época a lagoa de águas vermelhas (cor de coca-cola), recebe milhares de turistas e a farofa rola solta, lixo e a poluição por xixi, protetores solares, etc, tornam a água cada vez menos própria para o consumo dos animais.

Banho refrescante na Lagoa da Princesa, em Algodoal - PA

Banho refrescante na Lagoa da Princesa, em Algodoal - PA


Confesso que andar até a lagoa abaixo de sol, torna-a ainda mais convidativa para o banho, por isso, não usem protetor solar e usem as dunas e moitas para o xixi. Se cruzarem as dunas e explorarem um pouco irão encontrar outras lagoas. Não precisam ir longe, na duna vizinha tem uma lagoa verdinha, ela fica ainda mais destacada, pois praticamente todas as lagoas são vermelhas.

Lagoa Verde, ao lado da Lagoa da Princesa, em Algodoal - PA

Lagoa Verde, ao lado da Lagoa da Princesa, em Algodoal - PA


Retornamos calmamente pela praia, encontramos novamente o Seu José Cristo que nos deu depoimentos e gravou uma de suas músicas para colocarmos no site. O sol aos poucos foi indo embora e nós fomos com ele. Cruzamos novamente o furo, agora a pé, longe de onde dizem ser forrado um pequeno peixe com esporão venenoso.

Na maré baixa é possível atravessar a pé o Furo da Princesa, em Algodoal - PA

Na maré baixa é possível atravessar a pé o Furo da Princesa, em Algodoal - PA


Aos poucos vamos aprendendo mais e mais sobre a cultura, as preocupações diárias e a vida de cada povoado que visitamos. É incrível a quantidade de coisas, informações, animais, histórias, personagens que existem nesse mundo e mesmo nos dedicando a explorar esse continente durante 1000dias, não chegaremos a conhecer nem a 1% delas...

Maré baixa em Algodoal - PA

Maré baixa em Algodoal - PA

Brasil, Pará, Algodoal, Praia, Marudá, Lagoa da Princesa, Ilha de Algodoal

Veja todas as fotos do dia!

Não se acanhe, comente!

Post anterior Nascer-do-sol na viagem de volta da Ilha de Lençóis para Apicum Açu, nas Reentrâncias Maranhenses - MA

De Ilha em Ilha

Post seguinte A bela Praia da Princesa na maré baixa, na região de Algodoal - PA

Furo Velho e Fortalezinha

Blog do Rodrigo Lagoa da Princesa, em Algodoal - PA

Lagoa da Princesa, Algodoal

Comentários (6)

Participe da nossa viagem, comente!
  • 11/05/2017 | 20:46 por juliana monteiro

    olá! sou nativa da ilha de algodoal , realmente é um lugar muito magico .parabéns pelo blog , se vc tiver algum livro eu gostaria muito de poder ler .adorei seu blog ,não só pelo o que fala da ilha ,mais sim pelo q fala de todos os lugares q foi.

  • 29/08/2013 | 09:39 por Eudyr

    Também sou apaixonado por Maiandeua. Fiquei feliz por ver uma foto minha publicada em seu blog. É a primeira deste post, sou eu no lago...rss

    Abraço.

    Resposta:
    Oi Eudyr, fiquei curiosa em ver uma foto sua, pois deve ser parecido com meu marido, que (ele sim) está na foto! rsrs! Lugar lindo demais! Beijos!

  • 11/04/2013 | 20:21 por xandao

    lindo lugar ,moro em castanhal e nunca fui na praia da princesA,muito menos no lago,andar muito significa quanto pra chegar depois de algodoal?

    Resposta:
    Xandão! Tem que ir até lá! Uma caminhada deliciosa pela praia, mas são vários quilômetros, não tenho certeza mas acho que são uns 8km. Só confere a tábua de marés. Boas explorações! Abs!

  • 04/04/2012 | 20:50 por Zé Pimenta

    Estive em Maiandeua e foi escolhido o tema para o Carnaval de 2013: ALGODOAL,TERRA DE ENCANTARIAS AMAZÔNICAS E HISTÓRIAS DAS MIL E UMA NOITES. O GREMIO RECREATIVO E BLOCO CARNAVALESCO EMBAIXADA DO JACARÉ, mostrará a todos os cariocas e ao mundo, em verso e prosa, as maravilhas deste local encantado.

    Resposta:
    É isso aí Zé Pimenta! O Brasil tem festas lindas que nem mesmo os brasileiros sonham que podem existir! Não esquece de nos mandar fotos do carnaval de 2013, quero ver!!! Bjs!

  • 06/08/2011 | 15:01 por luiz augusto gomes da da silva

    eu ainda nao conheço algudoal + sei q 1 dia eu vou vizitar pq vejo falar mt nesse lago da princesa e sei q lá pelo q falam é td de bom q deus abemçoi há todos

    Resposta:
    Olá Luiz Augusto! O lago é lindo mesmo, há várias lagoas menores no tempo de chuva ao redor, vale a pena. Mas prepare-se para andar! Bjs

  • 26/02/2011 | 09:00 por dani

    lindas as fotos!!! E você está magrelinha, hein? ai ai ai, está se alimentando direito?

    AMO VOCÊS!!!

    Resposta:
    Oi Irmaniiii! Lugares lindos mesmo e que a gente aí nem imagina que existem, né? Eu tenho me alimentado bem até demais, acho que é só ilusão de ótica, pq não emagreci nada não! rsrsrs =) estou morreeeeendo de saudades! Amo vocês!!!
    Bjs
    Ana

Blog da Ana Blog da Rodrigo Vídeos Esportes Soy Loco A Viagem Parceiros Contato

2012. Todos os direitos reservados. Layout por Binworks. Desenvolvimento e manutenção do site por Race Internet