0 5 dias no Mamirauá - Blog da Ana - 1000 dias

5 dias no Mamirauá - Blog da Ana - 1000 dias

5 dias no Mamirauá

Brasil, Amazonas, Tefé, Mamirauá

Menina se diverte em canoa durante nossa visita à comunidade localizada na Reserva de Mamirauá, perto de Tefé, no Amazonas

Uma viagem para o explorar a Amazônia parece algo próximo de uma expedição aos confins do mundo. Um inferno verde, quente e úmido, cheio de insetos, aranhas, cobras e animais peçonhentos, onde em cada esquina encontraríamos tribos indígenas canibais e rios cheios de piranhas. Se você quiser que seja assim, primeiro contrate a produção da Discovery Channel, depois lembre-se de dar um ar de dramaticidade para tudo aquilo que está vivenciando e ainda assim faltará a parte dos índios canibais, pois estes, se um dia existiram, hoje estão em falta.

Uma gigantesca Samaúma, na região de Tefé, no Amazonas

São várias as formas para conhecer a Amazônia, lembrando que é a maior floresta do mundo e ela não é homogênea. Formada por diversos tipos de florestas, rios em diferentes biomas é quase impossível ver tudo em apenas uma viagem (a não ser que a sua viagem dure 1000dias!). Nós fizemos várias incursões ao longo do maior rio do mundo, de Tefé à Ilha do Marajó, passando por Alter do Chão, Manaus, Belém e a Transamazônica e cruzando de Pacaraima, no norte de Roraima, até Rio Branco, no Acre e Puerto Maldonado no Perú. Ainda assim posso dizer que não conhecemos nem 5% das belezas que a região possui.

Sobrevoando o gigantesco rio Solimões na região de Tefé, no Amazonas

A maioria destes roteiros partem das grandes cidades e no fim ainda sentíamos a necessidade de ir mais longe e conhecer mais a fundo essa região. Existem alguns hotéis de selva bem agringalhados que te levam ao coração da floresta, mas se você quer conhecer a Amazônia na sua forma mais genuína, intensa e ainda confortável, o lugar para isso é a Reserva Sustentável do Mamirauá e sua pousada flutuante, o Uacari Lodge.

Já comentei sobre a floresta e sobre o Instituto Mamirauá, hoje vou contar como foi o nosso roteiro durante os quatro dias que ficamos hospedados no coração da reserva. A pousada Uacari oferece pacotes de 2, 5 e 7 dias incluindo hospedagem, alimentação e todos os passeios guiados durante a estadia. Nós escolhemos o pacote de 4 noites, que se inicia sempre nas segundas-feiras e termina nas sextas, incluindo transfer do aeroporto de Tefé até a pousada flutuante.

A caminho da Reserva de Mamirauá, na região de Tefé, no Amazonas

Dia 1 - Segunda-feira - 01/07/13

Voar sobre a floresta amazônica é uma experiência única. Só lá do alto temos a dimensão da grandiosidade da maior floresta do mundo. O verde entrecortado por sinuosos rios negros e solimões abre em nosso imaginário histórias, lendas, imagens que antes só víamos em documentários. Incrível a biodiversidade que se esconde sob esse tapete verde.

Sobrevoando o gigantesco rio Solimões na região de Tefé, no Amazonas

Uma hora depois chegamos à Tefé, localizada no coração da Amazônia, a 520km de Manaus. Lá fomos recebidos pelo pessoal da Uacari que logo nos conduziu para o embarcadeiro onde subimos em uma lancha rápida para mais uma hora e meia de viagem Rio Solimões acima, entrando no Rio Japurá onde flutua a pousada.

A bela Pousada Uacari, em plena Reserva do Mamirauá, na região de Tefé, no Amazonas

Fomos recebidos pela equipe da pousada, todos moradores das comunidades ribeirinhas da reserva. Depois de acomodados em nossos bangalôs, saímos em um passeio de voadeira pelo cano principal da reserva.

Guia nos dá explicações durante passeio de canoa motorizada pela Reserva do Mamirauá, na região de Tefé, no Amazonas

Adriano, nosso guia, foi ótimo não apenas apontando espécies de árvores, frutos e animais no caminho, mas explicando suas conexões e como funciona este ecossistema. Hoje avistamos vários macacos de cheiro se alimentando nas árvores inundadas à beira do rio e diferentes pássaros.

Fruta muito comum nessa época do ano na Reserva do Mamirauá, na região de Tefé, no Amazonas

A noite tivemos uma palestra com o Biólogo e Pesquisador Emiliano Ramalho sobre o Projeto Uiareté, sobre as onças da várzea amazônica. Muito boa!
Veja mais sobre a nossa chegada ao coração da amazônia aqui.

Dia 2 - Terça-feira - 02/03/13

Tomamos um café da manhã logo cedo e saímos para um passeio de barco pela manhã, passando por outros rios e canos. Avistamos e identificamos uma infinidade de pássaros, tucanos, pica-paus, o gavião preto e o gavião panema, socó boi, socó onça, o jaçanã e até um alencorne. Leia mais...

Dia 3 - Quarta-feira - 03/07/13

Visita à comunidade ribeirinha na Reserva do Mamirauá, região de Tefé, no Amazonas

Hoje é dia de visita a uma comunidade ribeirinha. Depois do café da manhã subimos no nosso único meio de transporte, o barco, e seguimos para a Comunidade Vila Alencar. Uma vila com não mais de 20 casas suspensas, tipo palafitas, uma escola, um barzinho palafita e até um curral flutuante! A vida desses brasileiros teve que se adaptar ao ritmo da floresta, 6 meses seca, 6 meses inundada. Leia mais...

Dia 4 - Quinta-feira - 04/07/13

Entrando de canoa na floresta alagada, na Reserva do Mamirauá, região de Tefé, no Amazonas

Acordamos na paz da Floresta Amazônica, mas uma coisa ainda nos incomodava. Eu não queria ir embora sem encontrar um Uacari! Leia mais...

Dia 5 - Sexta-feira - 05/07/13

Nosso último e magnífico nascer-do-sol na Reserva do Mamirauá, região de Tefé, no Amazonas

Dia de despedir-nos do Mamirauá, mas não antes sem dar um último passeio pelos arredores da pousada. Café da manhã com frutas, pão e chá e logo estávamos sobre a nossa canoinha com o grande Izael. Leia mais...

Mais detalhes sobre a Reserva Sustentável do Mamiraúa e essa viagem incrível nos posts:
- Viagem ao Coração da Amazônia
- Reserva do Mamirauá

Brasil, Amazonas, Tefé, Mamirauá, Rio Solimões, Amazônia, Pousada Uacari, Varzea, Reserva Sustentável do Mamirauá, Vila Alencar, Uacari Branco, Rio Japurá

Veja mais posts sobre Rio Solimões

Post anterior Enttrando na belíssima Reserva do Mamirauá, na região de Tefé, no Amazonas

Reserva do Mamirauá

Post seguinte Chegando à Pousada Uacari, nossa casa pelos próximos 5 dias na Reserva do Mamirauá, na região de Tefé, no Amazonas

Pousada Uacari

Blog do Rodrigo Mesmo com a manhã chuvosa, pronta para mais um dia de explorações na Reserva do Mamirauá, na região de Tefé, no Amazonas